Infiltração marginal em cavidades preparadas sobre dentina primária e esclerosada, restauradas com material ionomérico e resinoso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blatt, José Agostinho
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Goes, Mario Fernando de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/134
Resumo: A proposta deste estudo foi avaliar a infiltração marginal em restaurações confeccionadas em cavidades classe V sobre dentina primária e esclerosada. As cavidades foram preparadas na superfície radicular de 20 dentes molares extraídos de indivíduos com mais de 50 anos (Grupos 1 e 2) e 20 dentes molares de indivíduos com menos de 30 anos(Grupos 3 e 4). As cavidades dos Grupos 1 e 3 foram restauradas com o cimento de ionômero de vidro convencional Fuji IX (GC Corporation) e as dos Grupos 2 e 4 foram restauradas com a resina modificada por poliácidos F 2000 (3M Co.). Todas as superfícies dentais foram protegidas com esmalte cosmético, deixando livre 1mm ao redor das margens das restaurações. A seguir, os dentes foram imersos em solução aquosa de nitrato de prata 50% e armazenadas por 24 horas. Todos os dentes foram seccionados longitudinalmente. O percentual de penetração da solução nas interfaces dentina-material restaurador foi obtido pela mensuração do comprimento total da infiltração do corante na interface dividido pelo comprimento total da cavidade e multiplicado por 100. Os percentuais obtidos foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey em nível de 5% de significância. O valor percentual médio de penetração do nitrato de prata na interface dentina esclerosada e Fuji IX foi menor e estatisticamente significante em relação ao valor apresentado na interface dentina esclerosada e F2000. Os valores entre o Fuji IX ou F2000 e dentina primária não mostrou diferença estatística entre si.
id UNESP-20_7acdbec9843580e3055f7afd9d0b44f0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/134
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Infiltração marginal em cavidades preparadas sobre dentina primária e esclerosada, restauradas com material ionomérico e resinoso.A proposta deste estudo foi avaliar a infiltração marginal em restaurações confeccionadas em cavidades classe V sobre dentina primária e esclerosada. As cavidades foram preparadas na superfície radicular de 20 dentes molares extraídos de indivíduos com mais de 50 anos (Grupos 1 e 2) e 20 dentes molares de indivíduos com menos de 30 anos(Grupos 3 e 4). As cavidades dos Grupos 1 e 3 foram restauradas com o cimento de ionômero de vidro convencional Fuji IX (GC Corporation) e as dos Grupos 2 e 4 foram restauradas com a resina modificada por poliácidos F 2000 (3M Co.). Todas as superfícies dentais foram protegidas com esmalte cosmético, deixando livre 1mm ao redor das margens das restaurações. A seguir, os dentes foram imersos em solução aquosa de nitrato de prata 50% e armazenadas por 24 horas. Todos os dentes foram seccionados longitudinalmente. O percentual de penetração da solução nas interfaces dentina-material restaurador foi obtido pela mensuração do comprimento total da infiltração do corante na interface dividido pelo comprimento total da cavidade e multiplicado por 100. Os percentuais obtidos foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey em nível de 5% de significância. O valor percentual médio de penetração do nitrato de prata na interface dentina esclerosada e Fuji IX foi menor e estatisticamente significante em relação ao valor apresentado na interface dentina esclerosada e F2000. Os valores entre o Fuji IX ou F2000 e dentina primária não mostrou diferença estatística entre si. Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/13410.14295/bds.2001.v4i3.134Brazilian Dental Science; Vol. 4 No. 3 (2001)Brazilian Dental Science; v. 4 n. 3 (2001)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/134/93Blatt, José AgostinhoGoes, Mario Fernando deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:13:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/134Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:23.910091Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Infiltração marginal em cavidades preparadas sobre dentina primária e esclerosada, restauradas com material ionomérico e resinoso.
title Infiltração marginal em cavidades preparadas sobre dentina primária e esclerosada, restauradas com material ionomérico e resinoso.
spellingShingle Infiltração marginal em cavidades preparadas sobre dentina primária e esclerosada, restauradas com material ionomérico e resinoso.
Blatt, José Agostinho
title_short Infiltração marginal em cavidades preparadas sobre dentina primária e esclerosada, restauradas com material ionomérico e resinoso.
title_full Infiltração marginal em cavidades preparadas sobre dentina primária e esclerosada, restauradas com material ionomérico e resinoso.
title_fullStr Infiltração marginal em cavidades preparadas sobre dentina primária e esclerosada, restauradas com material ionomérico e resinoso.
title_full_unstemmed Infiltração marginal em cavidades preparadas sobre dentina primária e esclerosada, restauradas com material ionomérico e resinoso.
title_sort Infiltração marginal em cavidades preparadas sobre dentina primária e esclerosada, restauradas com material ionomérico e resinoso.
author Blatt, José Agostinho
author_facet Blatt, José Agostinho
Goes, Mario Fernando de
author_role author
author2 Goes, Mario Fernando de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blatt, José Agostinho
Goes, Mario Fernando de
description A proposta deste estudo foi avaliar a infiltração marginal em restaurações confeccionadas em cavidades classe V sobre dentina primária e esclerosada. As cavidades foram preparadas na superfície radicular de 20 dentes molares extraídos de indivíduos com mais de 50 anos (Grupos 1 e 2) e 20 dentes molares de indivíduos com menos de 30 anos(Grupos 3 e 4). As cavidades dos Grupos 1 e 3 foram restauradas com o cimento de ionômero de vidro convencional Fuji IX (GC Corporation) e as dos Grupos 2 e 4 foram restauradas com a resina modificada por poliácidos F 2000 (3M Co.). Todas as superfícies dentais foram protegidas com esmalte cosmético, deixando livre 1mm ao redor das margens das restaurações. A seguir, os dentes foram imersos em solução aquosa de nitrato de prata 50% e armazenadas por 24 horas. Todos os dentes foram seccionados longitudinalmente. O percentual de penetração da solução nas interfaces dentina-material restaurador foi obtido pela mensuração do comprimento total da infiltração do corante na interface dividido pelo comprimento total da cavidade e multiplicado por 100. Os percentuais obtidos foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey em nível de 5% de significância. O valor percentual médio de penetração do nitrato de prata na interface dentina esclerosada e Fuji IX foi menor e estatisticamente significante em relação ao valor apresentado na interface dentina esclerosada e F2000. Os valores entre o Fuji IX ou F2000 e dentina primária não mostrou diferença estatística entre si.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/134
10.14295/bds.2001.v4i3.134
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/134
identifier_str_mv 10.14295/bds.2001.v4i3.134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/134/93
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 4 No. 3 (2001)
Brazilian Dental Science; v. 4 n. 3 (2001)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346896033513472