Estudo clínico e radiográfico do nível da crista óssea alveolar em pacientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cruz, Gabriela A.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: de Moraes, Luiz C., de Moraes, Mari Eli L., Castilho, Julio C. de M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/566
Resumo: Neste estudo foram avaliadas a influência do consumo de cigarro e da idade na distância da crista óssea alveolarde pacientes fumantes, ex-fumantes e não fumantes, utilizando radiografias periapicais da região de pré-molaressuperiores e inferiores. Sessenta pacientes adultos, de ambos os sexos, com idade de 25 a cinqüenta anos foramdivididos em três grupos com: vinte fumantes, vinte ex-fumantes e vinte não fumantes. Foram considerados aquantidade de cigarro diária, o tempo de consumo e a idade dos pacientes. Os parâmetros clínicos analisadosforam: o índice de placa (IPI) índice gengival (IG), profundidade de sondagem (PS), nível da margem gengival(NMG) e nível clínico de inserção (NCI). As radiografias intrabucais foram realizadas pela técnica periapicalutilizando-se o filme Insight e posicionadores tipo Hanshin. As radiografias foram digitalizadas e mensuradas apartir do software Image Tool. O nível da crista óssea alveolar foi obtido em milímetros. Os dados obtidosmostraram que a maioria dos pacientes apresentou escore 0 para IPI e IG, NMG e para PS e NCI 2mm. Porémhouve maior aumento da distância da COA-JCE para fumantes, quando comparados com ex-fumantes para otempo de exposição ao cigarro e para idade quando comparados com ex-fumantes e não fumantes. Sugerindo quea perda óssea nos fumantes independe da presença de doença periodontal.
id UNESP-20_8058540115d2b213ae60aaad05753519
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/566
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Estudo clínico e radiográfico do nível da crista óssea alveolar em pacientesNeste estudo foram avaliadas a influência do consumo de cigarro e da idade na distância da crista óssea alveolarde pacientes fumantes, ex-fumantes e não fumantes, utilizando radiografias periapicais da região de pré-molaressuperiores e inferiores. Sessenta pacientes adultos, de ambos os sexos, com idade de 25 a cinqüenta anos foramdivididos em três grupos com: vinte fumantes, vinte ex-fumantes e vinte não fumantes. Foram considerados aquantidade de cigarro diária, o tempo de consumo e a idade dos pacientes. Os parâmetros clínicos analisadosforam: o índice de placa (IPI) índice gengival (IG), profundidade de sondagem (PS), nível da margem gengival(NMG) e nível clínico de inserção (NCI). As radiografias intrabucais foram realizadas pela técnica periapicalutilizando-se o filme Insight e posicionadores tipo Hanshin. As radiografias foram digitalizadas e mensuradas apartir do software Image Tool. O nível da crista óssea alveolar foi obtido em milímetros. Os dados obtidosmostraram que a maioria dos pacientes apresentou escore 0 para IPI e IG, NMG e para PS e NCI 2mm. Porémhouve maior aumento da distância da COA-JCE para fumantes, quando comparados com ex-fumantes para otempo de exposição ao cigarro e para idade quando comparados com ex-fumantes e não fumantes. Sugerindo quea perda óssea nos fumantes independe da presença de doença periodontal.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/56610.14295/bds.2003.v6i4.566Brazilian Dental Science; Vol. 6 No. 4 (2003)Brazilian Dental Science; v. 6 n. 4 (2003)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/566/478da Cruz, Gabriela A.de Moraes, Luiz C.de Moraes, Mari Eli L.Castilho, Julio C. de M.info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:13:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/566Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:42.805587Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Estudo clínico e radiográfico do nível da crista óssea alveolar em pacientes
title Estudo clínico e radiográfico do nível da crista óssea alveolar em pacientes
spellingShingle Estudo clínico e radiográfico do nível da crista óssea alveolar em pacientes
da Cruz, Gabriela A.
title_short Estudo clínico e radiográfico do nível da crista óssea alveolar em pacientes
title_full Estudo clínico e radiográfico do nível da crista óssea alveolar em pacientes
title_fullStr Estudo clínico e radiográfico do nível da crista óssea alveolar em pacientes
title_full_unstemmed Estudo clínico e radiográfico do nível da crista óssea alveolar em pacientes
title_sort Estudo clínico e radiográfico do nível da crista óssea alveolar em pacientes
author da Cruz, Gabriela A.
author_facet da Cruz, Gabriela A.
de Moraes, Luiz C.
de Moraes, Mari Eli L.
Castilho, Julio C. de M.
author_role author
author2 de Moraes, Luiz C.
de Moraes, Mari Eli L.
Castilho, Julio C. de M.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cruz, Gabriela A.
de Moraes, Luiz C.
de Moraes, Mari Eli L.
Castilho, Julio C. de M.
description Neste estudo foram avaliadas a influência do consumo de cigarro e da idade na distância da crista óssea alveolarde pacientes fumantes, ex-fumantes e não fumantes, utilizando radiografias periapicais da região de pré-molaressuperiores e inferiores. Sessenta pacientes adultos, de ambos os sexos, com idade de 25 a cinqüenta anos foramdivididos em três grupos com: vinte fumantes, vinte ex-fumantes e vinte não fumantes. Foram considerados aquantidade de cigarro diária, o tempo de consumo e a idade dos pacientes. Os parâmetros clínicos analisadosforam: o índice de placa (IPI) índice gengival (IG), profundidade de sondagem (PS), nível da margem gengival(NMG) e nível clínico de inserção (NCI). As radiografias intrabucais foram realizadas pela técnica periapicalutilizando-se o filme Insight e posicionadores tipo Hanshin. As radiografias foram digitalizadas e mensuradas apartir do software Image Tool. O nível da crista óssea alveolar foi obtido em milímetros. Os dados obtidosmostraram que a maioria dos pacientes apresentou escore 0 para IPI e IG, NMG e para PS e NCI 2mm. Porémhouve maior aumento da distância da COA-JCE para fumantes, quando comparados com ex-fumantes para otempo de exposição ao cigarro e para idade quando comparados com ex-fumantes e não fumantes. Sugerindo quea perda óssea nos fumantes independe da presença de doença periodontal.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/566
10.14295/bds.2003.v6i4.566
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/566
identifier_str_mv 10.14295/bds.2003.v6i4.566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/566/478
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 6 No. 4 (2003)
Brazilian Dental Science; v. 6 n. 4 (2003)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346897863278592