Avaliação da densidade radiográfica de defeito periodontal em suínos utilizando imagem digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giovanini, Ellen Greves
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Salzedas, Leda Maria Pescinini, Sundefeld, Maria Lúcia Marçal Mazza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/420
Resumo: A imagem digital tem sido utilizada como um importante recurso diagnóstico na Odontologia. A dificuldade no diagnóstico dos defeitos de furca desperta particular interesse, visto que o tratamento está relacionado à extensão do defeito ósseo. Além da qualidade da imagem, a habilidade do observador é essencial para o diagnóstico. Recurso técnico como a densidade poderia auxiliar na análise comparativa das imagens do mesmo defeito, entre os períodos de observação. O objetivo deste estudo foi avaliar a densidade radiográfica como auxiliar na determinação da extensão de defeitos de furca. Foram criados 24 defeitos de furca em dente birradicular mandibular de suínos, com profundidade crescente, numa seqüência de remoção óssea simulando envolvimento de furca grau I, II e III; sendo obtidas imagens digitais a cada passo. Determinou-se a média de densidade dos defeitos (inicial, grau I, grau II, grau III), num total de 96 imagens. Com os valores obtidos foi realizada análise de variância e teste de Tukey para comparação entre os graus de envolvimento de furca. Houve diferença significativa (p<0,001) entre os defeitos: inicial e grau I, II e III; grau II e III. Não houve diferença significativa apenas entre os defeitos grau I e II (p>0,05). A média de densidade para os grupos foi: inicial - 126,98; grau I - 112,52; grau II - 106,22; grau III - 80,63. Concluiu-se que a densidade radiográfica pode auxiliar na quantificação de defeito de furca, constituindo recurso adicional à habilidade do observador.
id UNESP-20_810612cdfc548485f69dc00caa67c0bc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/420
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Avaliação da densidade radiográfica de defeito periodontal em suínos utilizando imagem digitalA imagem digital tem sido utilizada como um importante recurso diagnóstico na Odontologia. A dificuldade no diagnóstico dos defeitos de furca desperta particular interesse, visto que o tratamento está relacionado à extensão do defeito ósseo. Além da qualidade da imagem, a habilidade do observador é essencial para o diagnóstico. Recurso técnico como a densidade poderia auxiliar na análise comparativa das imagens do mesmo defeito, entre os períodos de observação. O objetivo deste estudo foi avaliar a densidade radiográfica como auxiliar na determinação da extensão de defeitos de furca. Foram criados 24 defeitos de furca em dente birradicular mandibular de suínos, com profundidade crescente, numa seqüência de remoção óssea simulando envolvimento de furca grau I, II e III; sendo obtidas imagens digitais a cada passo. Determinou-se a média de densidade dos defeitos (inicial, grau I, grau II, grau III), num total de 96 imagens. Com os valores obtidos foi realizada análise de variância e teste de Tukey para comparação entre os graus de envolvimento de furca. Houve diferença significativa (p<0,001) entre os defeitos: inicial e grau I, II e III; grau II e III. Não houve diferença significativa apenas entre os defeitos grau I e II (p>0,05). A média de densidade para os grupos foi: inicial - 126,98; grau I - 112,52; grau II - 106,22; grau III - 80,63. Concluiu-se que a densidade radiográfica pode auxiliar na quantificação de defeito de furca, constituindo recurso adicional à habilidade do observador.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/42010.14295/bds.2007.v10i1.420Brazilian Dental Science; Vol. 10 No. 1 (2007)Brazilian Dental Science; v. 10 n. 1 (2007)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/420/346Giovanini, Ellen GrevesSalzedas, Leda Maria PescininiSundefeld, Maria Lúcia Marçal Mazzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:12:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/420Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:36.142588Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da densidade radiográfica de defeito periodontal em suínos utilizando imagem digital
title Avaliação da densidade radiográfica de defeito periodontal em suínos utilizando imagem digital
spellingShingle Avaliação da densidade radiográfica de defeito periodontal em suínos utilizando imagem digital
Giovanini, Ellen Greves
title_short Avaliação da densidade radiográfica de defeito periodontal em suínos utilizando imagem digital
title_full Avaliação da densidade radiográfica de defeito periodontal em suínos utilizando imagem digital
title_fullStr Avaliação da densidade radiográfica de defeito periodontal em suínos utilizando imagem digital
title_full_unstemmed Avaliação da densidade radiográfica de defeito periodontal em suínos utilizando imagem digital
title_sort Avaliação da densidade radiográfica de defeito periodontal em suínos utilizando imagem digital
author Giovanini, Ellen Greves
author_facet Giovanini, Ellen Greves
Salzedas, Leda Maria Pescinini
Sundefeld, Maria Lúcia Marçal Mazza
author_role author
author2 Salzedas, Leda Maria Pescinini
Sundefeld, Maria Lúcia Marçal Mazza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giovanini, Ellen Greves
Salzedas, Leda Maria Pescinini
Sundefeld, Maria Lúcia Marçal Mazza
description A imagem digital tem sido utilizada como um importante recurso diagnóstico na Odontologia. A dificuldade no diagnóstico dos defeitos de furca desperta particular interesse, visto que o tratamento está relacionado à extensão do defeito ósseo. Além da qualidade da imagem, a habilidade do observador é essencial para o diagnóstico. Recurso técnico como a densidade poderia auxiliar na análise comparativa das imagens do mesmo defeito, entre os períodos de observação. O objetivo deste estudo foi avaliar a densidade radiográfica como auxiliar na determinação da extensão de defeitos de furca. Foram criados 24 defeitos de furca em dente birradicular mandibular de suínos, com profundidade crescente, numa seqüência de remoção óssea simulando envolvimento de furca grau I, II e III; sendo obtidas imagens digitais a cada passo. Determinou-se a média de densidade dos defeitos (inicial, grau I, grau II, grau III), num total de 96 imagens. Com os valores obtidos foi realizada análise de variância e teste de Tukey para comparação entre os graus de envolvimento de furca. Houve diferença significativa (p<0,001) entre os defeitos: inicial e grau I, II e III; grau II e III. Não houve diferença significativa apenas entre os defeitos grau I e II (p>0,05). A média de densidade para os grupos foi: inicial - 126,98; grau I - 112,52; grau II - 106,22; grau III - 80,63. Concluiu-se que a densidade radiográfica pode auxiliar na quantificação de defeito de furca, constituindo recurso adicional à habilidade do observador.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/420
10.14295/bds.2007.v10i1.420
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/420
identifier_str_mv 10.14295/bds.2007.v10i1.420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/420/346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 10 No. 1 (2007)
Brazilian Dental Science; v. 10 n. 1 (2007)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346897422876672