Análise histomorfométrica de tecido ósseo mantido em solução fisiológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Camilla C. G.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Betoni-Junior, Walter, Dechichi, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/179
Resumo: O sucesso dos enxertos ósseos autógenos está relacionado à viabilidade das células transportadas para a área receptora. Durante o procedimento cirúrgico, entre a retirada do bloco ósseo da área doadora e sua colocação na área receptora, é comum que o fragmento fique algum tempo em solução fisiológica. O objetivo desse estudo foi realizar avaliação histomorfométrica da preservação de osteócitos em fragmentos de tíbia, mantidos em solução salina por diferentes períodos. Vinte e quatro fragmentos ósseos foram removidos e divididos em quatro grupos iguais. O grupo controle foi fixado em formol 10%, imediatamente após a remoção. Os demais grupos foram mantidos em solução salina por 5, 15 ou 30 minutos, antes da fixação. Em seguida, os espécimes foram descalcificados em EDTA e processados para inclusão em glicol metacrilato. Os cortes com cerca de 3μm de espessura foram corados em azul de toluidina 1%. A análise histológica foi realizada segundo critério que considerou os osteócitos como normais, alterados e lacunas (vazias). Se¬gundo análise estatística (teste de Tuckey) houve redução significativa na quantidade de osteócitos normais em todos os períodos experimentais. O número de lacunas e osteócitos alterados aumentou significativamente em todos os períodos experimentais, exceto em 5 minutos. Segundo os resultados, ocorre redução progressiva da quantidade de osteócitos em fragmentos ósseos de tíbia de coelhos mantidos em solução salina.
id UNESP-20_b35773d0756ff89111c9616317156baf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/179
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Análise histomorfométrica de tecido ósseo mantido em solução fisiológicaO sucesso dos enxertos ósseos autógenos está relacionado à viabilidade das células transportadas para a área receptora. Durante o procedimento cirúrgico, entre a retirada do bloco ósseo da área doadora e sua colocação na área receptora, é comum que o fragmento fique algum tempo em solução fisiológica. O objetivo desse estudo foi realizar avaliação histomorfométrica da preservação de osteócitos em fragmentos de tíbia, mantidos em solução salina por diferentes períodos. Vinte e quatro fragmentos ósseos foram removidos e divididos em quatro grupos iguais. O grupo controle foi fixado em formol 10%, imediatamente após a remoção. Os demais grupos foram mantidos em solução salina por 5, 15 ou 30 minutos, antes da fixação. Em seguida, os espécimes foram descalcificados em EDTA e processados para inclusão em glicol metacrilato. Os cortes com cerca de 3μm de espessura foram corados em azul de toluidina 1%. A análise histológica foi realizada segundo critério que considerou os osteócitos como normais, alterados e lacunas (vazias). Se¬gundo análise estatística (teste de Tuckey) houve redução significativa na quantidade de osteócitos normais em todos os períodos experimentais. O número de lacunas e osteócitos alterados aumentou significativamente em todos os períodos experimentais, exceto em 5 minutos. Segundo os resultados, ocorre redução progressiva da quantidade de osteócitos em fragmentos ósseos de tíbia de coelhos mantidos em solução salina.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/17910.14295/bds.2005.v8i1.179Brazilian Dental Science; Vol. 8 No. 1 (2005)Brazilian Dental Science; v. 8 n. 1 (2005)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/179/126Moura, Camilla C. G.Betoni-Junior, WalterDechichi, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:12:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/179Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:25.412165Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise histomorfométrica de tecido ósseo mantido em solução fisiológica
title Análise histomorfométrica de tecido ósseo mantido em solução fisiológica
spellingShingle Análise histomorfométrica de tecido ósseo mantido em solução fisiológica
Moura, Camilla C. G.
title_short Análise histomorfométrica de tecido ósseo mantido em solução fisiológica
title_full Análise histomorfométrica de tecido ósseo mantido em solução fisiológica
title_fullStr Análise histomorfométrica de tecido ósseo mantido em solução fisiológica
title_full_unstemmed Análise histomorfométrica de tecido ósseo mantido em solução fisiológica
title_sort Análise histomorfométrica de tecido ósseo mantido em solução fisiológica
author Moura, Camilla C. G.
author_facet Moura, Camilla C. G.
Betoni-Junior, Walter
Dechichi, Paula
author_role author
author2 Betoni-Junior, Walter
Dechichi, Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Camilla C. G.
Betoni-Junior, Walter
Dechichi, Paula
description O sucesso dos enxertos ósseos autógenos está relacionado à viabilidade das células transportadas para a área receptora. Durante o procedimento cirúrgico, entre a retirada do bloco ósseo da área doadora e sua colocação na área receptora, é comum que o fragmento fique algum tempo em solução fisiológica. O objetivo desse estudo foi realizar avaliação histomorfométrica da preservação de osteócitos em fragmentos de tíbia, mantidos em solução salina por diferentes períodos. Vinte e quatro fragmentos ósseos foram removidos e divididos em quatro grupos iguais. O grupo controle foi fixado em formol 10%, imediatamente após a remoção. Os demais grupos foram mantidos em solução salina por 5, 15 ou 30 minutos, antes da fixação. Em seguida, os espécimes foram descalcificados em EDTA e processados para inclusão em glicol metacrilato. Os cortes com cerca de 3μm de espessura foram corados em azul de toluidina 1%. A análise histológica foi realizada segundo critério que considerou os osteócitos como normais, alterados e lacunas (vazias). Se¬gundo análise estatística (teste de Tuckey) houve redução significativa na quantidade de osteócitos normais em todos os períodos experimentais. O número de lacunas e osteócitos alterados aumentou significativamente em todos os períodos experimentais, exceto em 5 minutos. Segundo os resultados, ocorre redução progressiva da quantidade de osteócitos em fragmentos ósseos de tíbia de coelhos mantidos em solução salina.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/179
10.14295/bds.2005.v8i1.179
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/179
identifier_str_mv 10.14295/bds.2005.v8i1.179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/179/126
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 8 No. 1 (2005)
Brazilian Dental Science; v. 8 n. 1 (2005)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346896370106368