Efeito da ativação química ou dual na microdureza knoop de cimentos resinosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Rachel Thacyana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Obici, Andresa Carla, Sinhoreti, Mário Alexandre Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/674
Resumo: O presente trabalho avaliou a microdureza Knoop de três cimentos resinosos comerciais de dupla ativação quando polimerizados a partir da ativação química ou da dupla ativação. Os cimentos de resina avaliados foram: Rely X Arc (3M ESPE), Bistite II DC (Tokuyama) e Fill Magic Dual Dement (Vigodent). Os corpos-de-prova foram confeccionados em matrizes metálicas com 7 mm de diâmetro interno e 1 mm de espessura. Os materiais foram manipulados segundo recomendações do fabricante e inseridos na matriz metálica e, posteriormente divididos em dois grupos com seis espécimes cada: G1 – o cimento foi fotoativado por 40 segundos e armazenado em recipiente escuro; G2 – espécimes mantidos em recipiente escuro após a manipulação. Após 24±1 hora, o ensaio de microdureza Knoop foi realizado e os dados submetidos à análise de variância e teste de Tukey (5%). Os resultados mostraram que o cimento Rely X ARC não apresentou diferença estatística entre os grupos de ativação química ou dual, bem como obteve os maiores valores de microdureza, comparativamente aos demais materiais testados. O cimento Bistite II DC demonstrou valores superiores no grupo de ativação química, enquanto o Dual Cement não polimerizou somente com a ativação química, porém mostrou valores de microdureza intermediária para o grupo de dupla polimerização. Desta forma é possível concluir que há diferenças no comportamento de polimerização entre cimentos resinosos comercializados como sendo de dupla polimerização.
id UNESP-20_b6d817ff9200bb5695295b1403dacff1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/674
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Efeito da ativação química ou dual na microdureza knoop de cimentos resinososO presente trabalho avaliou a microdureza Knoop de três cimentos resinosos comerciais de dupla ativação quando polimerizados a partir da ativação química ou da dupla ativação. Os cimentos de resina avaliados foram: Rely X Arc (3M ESPE), Bistite II DC (Tokuyama) e Fill Magic Dual Dement (Vigodent). Os corpos-de-prova foram confeccionados em matrizes metálicas com 7 mm de diâmetro interno e 1 mm de espessura. Os materiais foram manipulados segundo recomendações do fabricante e inseridos na matriz metálica e, posteriormente divididos em dois grupos com seis espécimes cada: G1 – o cimento foi fotoativado por 40 segundos e armazenado em recipiente escuro; G2 – espécimes mantidos em recipiente escuro após a manipulação. Após 24±1 hora, o ensaio de microdureza Knoop foi realizado e os dados submetidos à análise de variância e teste de Tukey (5%). Os resultados mostraram que o cimento Rely X ARC não apresentou diferença estatística entre os grupos de ativação química ou dual, bem como obteve os maiores valores de microdureza, comparativamente aos demais materiais testados. O cimento Bistite II DC demonstrou valores superiores no grupo de ativação química, enquanto o Dual Cement não polimerizou somente com a ativação química, porém mostrou valores de microdureza intermediária para o grupo de dupla polimerização. Desta forma é possível concluir que há diferenças no comportamento de polimerização entre cimentos resinosos comercializados como sendo de dupla polimerização.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/67410.14295/bds.2008.v11i4.674Brazilian Dental Science; Vol. 11 No. 4 (2008)Brazilian Dental Science; v. 11 n. 4 (2008)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/674/566Bernardo, Rachel ThacyanaObici, Andresa CarlaSinhoreti, Mário Alexandre Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:12:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/674Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:47.146546Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da ativação química ou dual na microdureza knoop de cimentos resinosos
title Efeito da ativação química ou dual na microdureza knoop de cimentos resinosos
spellingShingle Efeito da ativação química ou dual na microdureza knoop de cimentos resinosos
Bernardo, Rachel Thacyana
title_short Efeito da ativação química ou dual na microdureza knoop de cimentos resinosos
title_full Efeito da ativação química ou dual na microdureza knoop de cimentos resinosos
title_fullStr Efeito da ativação química ou dual na microdureza knoop de cimentos resinosos
title_full_unstemmed Efeito da ativação química ou dual na microdureza knoop de cimentos resinosos
title_sort Efeito da ativação química ou dual na microdureza knoop de cimentos resinosos
author Bernardo, Rachel Thacyana
author_facet Bernardo, Rachel Thacyana
Obici, Andresa Carla
Sinhoreti, Mário Alexandre Coelho
author_role author
author2 Obici, Andresa Carla
Sinhoreti, Mário Alexandre Coelho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Rachel Thacyana
Obici, Andresa Carla
Sinhoreti, Mário Alexandre Coelho
description O presente trabalho avaliou a microdureza Knoop de três cimentos resinosos comerciais de dupla ativação quando polimerizados a partir da ativação química ou da dupla ativação. Os cimentos de resina avaliados foram: Rely X Arc (3M ESPE), Bistite II DC (Tokuyama) e Fill Magic Dual Dement (Vigodent). Os corpos-de-prova foram confeccionados em matrizes metálicas com 7 mm de diâmetro interno e 1 mm de espessura. Os materiais foram manipulados segundo recomendações do fabricante e inseridos na matriz metálica e, posteriormente divididos em dois grupos com seis espécimes cada: G1 – o cimento foi fotoativado por 40 segundos e armazenado em recipiente escuro; G2 – espécimes mantidos em recipiente escuro após a manipulação. Após 24±1 hora, o ensaio de microdureza Knoop foi realizado e os dados submetidos à análise de variância e teste de Tukey (5%). Os resultados mostraram que o cimento Rely X ARC não apresentou diferença estatística entre os grupos de ativação química ou dual, bem como obteve os maiores valores de microdureza, comparativamente aos demais materiais testados. O cimento Bistite II DC demonstrou valores superiores no grupo de ativação química, enquanto o Dual Cement não polimerizou somente com a ativação química, porém mostrou valores de microdureza intermediária para o grupo de dupla polimerização. Desta forma é possível concluir que há diferenças no comportamento de polimerização entre cimentos resinosos comercializados como sendo de dupla polimerização.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/674
10.14295/bds.2008.v11i4.674
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/674
identifier_str_mv 10.14295/bds.2008.v11i4.674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/674/566
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 11 No. 4 (2008)
Brazilian Dental Science; v. 11 n. 4 (2008)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346898290049024