Precisão na montagem em articulador em função do tipo de gesso e tratamento do modelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luis Artur
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cezero, Leonardo, Mezzomo, Élio, Suzuki, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/356
Resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar a influência do tipo de gesso na precisão da montagem de modelos superiores secos e hidratados em articulador semi-ajustável. Neste estudo, 36 modelos de gesso pedra foram confeccionados e montados em articulador segundo as condições de seis grupos experimentais e de acordo com o tipo de gesso e o tempo de hidratação dos modelos: Grupo 1: modelos secos fixados com gesso pedra; Grupo 2: modelos secos fixados com gesso especial; Grupo 3: modelos hidratados por 1 minuto e fixados com gesso pedra; Grupo 4: modelos hidratados por 1 minuto e fixados com gesso especial; Grupo 5: modelos hidratados por 5 minutos e fixados com gesso pedra; Grupo 6: modelos hidratados por 5 minutos e fixados com gesso especial. A alteração dimensional do gesso de montagem e a sua influência na posição do modelo foi mensurada por meio de quatro relógios comparadores de precisão micrométrica, posicionados de forma a registrarem tanto a contração como a expansão do gesso de montagem. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA), permitindo observar que houve diferença estatisticamente significante (p< 0,05) nos Grupos 1, 2, 3, e 5. Os resultados permitiram concluir que o Grupo 1 e 2 apresentaram um movimento do modelo em direção ao ramo superior do articulador, sendo esse maior para gesso especial seguido do gesso pedra. Os Grupos 3, 4, 5 e 6 apresentaram um movimento de abertura entre os ramos superior e inferior do articulador, sendo esse significativamente maior para o gesso pedra comparativamente ao gesso especial. O Grupo 4 apresentou a menor alteração posicional.
id UNESP-20_c5a53129145ad7241795b1ddd356b8f7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/356
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Precisão na montagem em articulador em função do tipo de gesso e tratamento do modeloO objetivo do presente estudo foi investigar a influência do tipo de gesso na precisão da montagem de modelos superiores secos e hidratados em articulador semi-ajustável. Neste estudo, 36 modelos de gesso pedra foram confeccionados e montados em articulador segundo as condições de seis grupos experimentais e de acordo com o tipo de gesso e o tempo de hidratação dos modelos: Grupo 1: modelos secos fixados com gesso pedra; Grupo 2: modelos secos fixados com gesso especial; Grupo 3: modelos hidratados por 1 minuto e fixados com gesso pedra; Grupo 4: modelos hidratados por 1 minuto e fixados com gesso especial; Grupo 5: modelos hidratados por 5 minutos e fixados com gesso pedra; Grupo 6: modelos hidratados por 5 minutos e fixados com gesso especial. A alteração dimensional do gesso de montagem e a sua influência na posição do modelo foi mensurada por meio de quatro relógios comparadores de precisão micrométrica, posicionados de forma a registrarem tanto a contração como a expansão do gesso de montagem. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA), permitindo observar que houve diferença estatisticamente significante (p< 0,05) nos Grupos 1, 2, 3, e 5. Os resultados permitiram concluir que o Grupo 1 e 2 apresentaram um movimento do modelo em direção ao ramo superior do articulador, sendo esse maior para gesso especial seguido do gesso pedra. Os Grupos 3, 4, 5 e 6 apresentaram um movimento de abertura entre os ramos superior e inferior do articulador, sendo esse significativamente maior para o gesso pedra comparativamente ao gesso especial. O Grupo 4 apresentou a menor alteração posicional.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/35610.14295/bds.2003.v6i2.356Brazilian Dental Science; Vol. 6 No. 2 (2003)Brazilian Dental Science; v. 6 n. 2 (2003)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/356/285Lopes, Luis ArturCezero, LeonardoMezzomo, ÉlioSuzuki, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:13:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/356Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:33.351255Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Precisão na montagem em articulador em função do tipo de gesso e tratamento do modelo
title Precisão na montagem em articulador em função do tipo de gesso e tratamento do modelo
spellingShingle Precisão na montagem em articulador em função do tipo de gesso e tratamento do modelo
Lopes, Luis Artur
title_short Precisão na montagem em articulador em função do tipo de gesso e tratamento do modelo
title_full Precisão na montagem em articulador em função do tipo de gesso e tratamento do modelo
title_fullStr Precisão na montagem em articulador em função do tipo de gesso e tratamento do modelo
title_full_unstemmed Precisão na montagem em articulador em função do tipo de gesso e tratamento do modelo
title_sort Precisão na montagem em articulador em função do tipo de gesso e tratamento do modelo
author Lopes, Luis Artur
author_facet Lopes, Luis Artur
Cezero, Leonardo
Mezzomo, Élio
Suzuki, Roberto
author_role author
author2 Cezero, Leonardo
Mezzomo, Élio
Suzuki, Roberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Luis Artur
Cezero, Leonardo
Mezzomo, Élio
Suzuki, Roberto
description O objetivo do presente estudo foi investigar a influência do tipo de gesso na precisão da montagem de modelos superiores secos e hidratados em articulador semi-ajustável. Neste estudo, 36 modelos de gesso pedra foram confeccionados e montados em articulador segundo as condições de seis grupos experimentais e de acordo com o tipo de gesso e o tempo de hidratação dos modelos: Grupo 1: modelos secos fixados com gesso pedra; Grupo 2: modelos secos fixados com gesso especial; Grupo 3: modelos hidratados por 1 minuto e fixados com gesso pedra; Grupo 4: modelos hidratados por 1 minuto e fixados com gesso especial; Grupo 5: modelos hidratados por 5 minutos e fixados com gesso pedra; Grupo 6: modelos hidratados por 5 minutos e fixados com gesso especial. A alteração dimensional do gesso de montagem e a sua influência na posição do modelo foi mensurada por meio de quatro relógios comparadores de precisão micrométrica, posicionados de forma a registrarem tanto a contração como a expansão do gesso de montagem. Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA), permitindo observar que houve diferença estatisticamente significante (p< 0,05) nos Grupos 1, 2, 3, e 5. Os resultados permitiram concluir que o Grupo 1 e 2 apresentaram um movimento do modelo em direção ao ramo superior do articulador, sendo esse maior para gesso especial seguido do gesso pedra. Os Grupos 3, 4, 5 e 6 apresentaram um movimento de abertura entre os ramos superior e inferior do articulador, sendo esse significativamente maior para o gesso pedra comparativamente ao gesso especial. O Grupo 4 apresentou a menor alteração posicional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/356
10.14295/bds.2003.v6i2.356
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/356
identifier_str_mv 10.14295/bds.2003.v6i2.356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/356/285
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 6 No. 2 (2003)
Brazilian Dental Science; v. 6 n. 2 (2003)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346896935288832