Mixoma odontogênico: estudo clínico-patológico de 14 casos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nonaka, Cassiano Francisco W.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cavalcante, Roberta B., Piva, Marta R., Souza, Lélia B., Pinto, Leão P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/340
Resumo: O propósito desta pesquisa consistiu em realizar estudo clínico-patológico de mixomas odontogênicos arquivados no Serviço de Anatomia Patológica do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ao todo, 14 casos de mixoma foram corados pela técnica de rotina da Hematoxilina e Eosina e examinados à microscopia de luz, descrevendo-se a presença de particularidades histopatológicas, como: áreas de intensa colagenização e remanescentes de epitélio odontogênico. Os dados clínicos referentes ao sexo e idade dos pacientes e localização anatômica das lesões foram obtidos em requisições de biópsias arquivadas. Evidenciou-se acometimento igualitário entre os sexos masculino e feminino. A média de idade dos pacientes ao diagnóstico foi de 33,07 anos, com o sexo masculino revelando valor médio superior (37,14 anos), em comparação com o feminino (29 anos). Em relação ao sítio anatômico, observouse predileção pela mandíbula (57,14 %), havendo maior acometimento da região posterior dos ossos gnáticos (64,29 %). Histologicamente, foram observadas áreas de intensa colagenização em meio ao estroma tumoral em 42,86% da amostra e 6 casos (42,86 %) revelavam ilhotas aparentemente inativas de epitélio odontogênico. Este estudo, apesar de concordar com os achados clínicos comumente relatados em análises retrospectivas de mixomas odontogênicos, descreve uma freqüência relativamente alta de áreas de intensa colagenização e remanescentes de epitélio odontogênico em meio à matriz extracelular destas neoplasias. Além disso, parâmetros para categorização do grau de colagenização da matriz extracelular de mixomas odontogênicos apresentam-se arbitrários e inconsistentes para classificação de mixomas e fibromixomas como entidades patológicas distintas.
id UNESP-20_d2209bb72137ca1abfd2b49493bb99c2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/340
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Mixoma odontogênico: estudo clínico-patológico de 14 casosO propósito desta pesquisa consistiu em realizar estudo clínico-patológico de mixomas odontogênicos arquivados no Serviço de Anatomia Patológica do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ao todo, 14 casos de mixoma foram corados pela técnica de rotina da Hematoxilina e Eosina e examinados à microscopia de luz, descrevendo-se a presença de particularidades histopatológicas, como: áreas de intensa colagenização e remanescentes de epitélio odontogênico. Os dados clínicos referentes ao sexo e idade dos pacientes e localização anatômica das lesões foram obtidos em requisições de biópsias arquivadas. Evidenciou-se acometimento igualitário entre os sexos masculino e feminino. A média de idade dos pacientes ao diagnóstico foi de 33,07 anos, com o sexo masculino revelando valor médio superior (37,14 anos), em comparação com o feminino (29 anos). Em relação ao sítio anatômico, observouse predileção pela mandíbula (57,14 %), havendo maior acometimento da região posterior dos ossos gnáticos (64,29 %). Histologicamente, foram observadas áreas de intensa colagenização em meio ao estroma tumoral em 42,86% da amostra e 6 casos (42,86 %) revelavam ilhotas aparentemente inativas de epitélio odontogênico. Este estudo, apesar de concordar com os achados clínicos comumente relatados em análises retrospectivas de mixomas odontogênicos, descreve uma freqüência relativamente alta de áreas de intensa colagenização e remanescentes de epitélio odontogênico em meio à matriz extracelular destas neoplasias. Além disso, parâmetros para categorização do grau de colagenização da matriz extracelular de mixomas odontogênicos apresentam-se arbitrários e inconsistentes para classificação de mixomas e fibromixomas como entidades patológicas distintas.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/34010.14295/bds.2007.v10i2.340Brazilian Dental Science; Vol. 10 No. 2 (2007)Brazilian Dental Science; v. 10 n. 2 (2007)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/340/269Nonaka, Cassiano Francisco W.Cavalcante, Roberta B.Piva, Marta R.Souza, Lélia B.Pinto, Leão P.info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:12:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/340Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:32.359311Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Mixoma odontogênico: estudo clínico-patológico de 14 casos
title Mixoma odontogênico: estudo clínico-patológico de 14 casos
spellingShingle Mixoma odontogênico: estudo clínico-patológico de 14 casos
Nonaka, Cassiano Francisco W.
title_short Mixoma odontogênico: estudo clínico-patológico de 14 casos
title_full Mixoma odontogênico: estudo clínico-patológico de 14 casos
title_fullStr Mixoma odontogênico: estudo clínico-patológico de 14 casos
title_full_unstemmed Mixoma odontogênico: estudo clínico-patológico de 14 casos
title_sort Mixoma odontogênico: estudo clínico-patológico de 14 casos
author Nonaka, Cassiano Francisco W.
author_facet Nonaka, Cassiano Francisco W.
Cavalcante, Roberta B.
Piva, Marta R.
Souza, Lélia B.
Pinto, Leão P.
author_role author
author2 Cavalcante, Roberta B.
Piva, Marta R.
Souza, Lélia B.
Pinto, Leão P.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nonaka, Cassiano Francisco W.
Cavalcante, Roberta B.
Piva, Marta R.
Souza, Lélia B.
Pinto, Leão P.
description O propósito desta pesquisa consistiu em realizar estudo clínico-patológico de mixomas odontogênicos arquivados no Serviço de Anatomia Patológica do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ao todo, 14 casos de mixoma foram corados pela técnica de rotina da Hematoxilina e Eosina e examinados à microscopia de luz, descrevendo-se a presença de particularidades histopatológicas, como: áreas de intensa colagenização e remanescentes de epitélio odontogênico. Os dados clínicos referentes ao sexo e idade dos pacientes e localização anatômica das lesões foram obtidos em requisições de biópsias arquivadas. Evidenciou-se acometimento igualitário entre os sexos masculino e feminino. A média de idade dos pacientes ao diagnóstico foi de 33,07 anos, com o sexo masculino revelando valor médio superior (37,14 anos), em comparação com o feminino (29 anos). Em relação ao sítio anatômico, observouse predileção pela mandíbula (57,14 %), havendo maior acometimento da região posterior dos ossos gnáticos (64,29 %). Histologicamente, foram observadas áreas de intensa colagenização em meio ao estroma tumoral em 42,86% da amostra e 6 casos (42,86 %) revelavam ilhotas aparentemente inativas de epitélio odontogênico. Este estudo, apesar de concordar com os achados clínicos comumente relatados em análises retrospectivas de mixomas odontogênicos, descreve uma freqüência relativamente alta de áreas de intensa colagenização e remanescentes de epitélio odontogênico em meio à matriz extracelular destas neoplasias. Além disso, parâmetros para categorização do grau de colagenização da matriz extracelular de mixomas odontogênicos apresentam-se arbitrários e inconsistentes para classificação de mixomas e fibromixomas como entidades patológicas distintas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/340
10.14295/bds.2007.v10i2.340
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/340
identifier_str_mv 10.14295/bds.2007.v10i2.340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/340/269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 10 No. 2 (2007)
Brazilian Dental Science; v. 10 n. 2 (2007)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346896905928704