Atividade de cárie na primeira infância fatalidade ou transmissibilidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Murilo de S.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Zuanon, Angela C. C., Spolidório, Denise M. P., Bernardo, Wagner L. de C., Campos, Juliana Á. D. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/216
Resumo: A lesão de cárie em dentes decíduos é encarada com normalidade e considerada uma fatalidade,pois muitas mães desconhecem que esta alteração constitui uma doença infecciosa transmissível, passível de prevenção e que pode ser controlada evitando a contaminação entre as mães e seus filhos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a correlação entre a atividade de cárie entre crianças e suas mães, bem como analisar sua relação com o nível de Streptococcus do grupo mutans. Foi avaliada a atividade de cárie de 51 crianças de 2 meses a 5 anos de idade, assim como a de suas mães. O biofilme bacteriano foi coletado dos dentes das crianças, para realizar a contagem de colônias do microrganismo. Pode-se observar que não houve evidência de que o nível de Streptococcus do grupo mutans presente na cavidade bucal das crianças dependeu de suas idades, e que não ocorreu associação entre atividade de cárie e o aumento do nível deste microrganismo.Os autores encontraram também evidência de associação entre a atividade de cárie das crianças e de suas mães. Desta forma concordamos que há necessidade do desenvolvimento de programas educativos voltados para os pais e preventivos voltados para os bebês procurando estabelecer hábitos saudáveis para evitar a contaminação da cavidade bucal da criança e oferecer a verdadeira promoção de saúde.
id UNESP-20_d477d7872f8238cd7733d11adec1c3e0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/216
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Atividade de cárie na primeira infância fatalidade ou transmissibilidade?A lesão de cárie em dentes decíduos é encarada com normalidade e considerada uma fatalidade,pois muitas mães desconhecem que esta alteração constitui uma doença infecciosa transmissível, passível de prevenção e que pode ser controlada evitando a contaminação entre as mães e seus filhos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a correlação entre a atividade de cárie entre crianças e suas mães, bem como analisar sua relação com o nível de Streptococcus do grupo mutans. Foi avaliada a atividade de cárie de 51 crianças de 2 meses a 5 anos de idade, assim como a de suas mães. O biofilme bacteriano foi coletado dos dentes das crianças, para realizar a contagem de colônias do microrganismo. Pode-se observar que não houve evidência de que o nível de Streptococcus do grupo mutans presente na cavidade bucal das crianças dependeu de suas idades, e que não ocorreu associação entre atividade de cárie e o aumento do nível deste microrganismo.Os autores encontraram também evidência de associação entre a atividade de cárie das crianças e de suas mães. Desta forma concordamos que há necessidade do desenvolvimento de programas educativos voltados para os pais e preventivos voltados para os bebês procurando estabelecer hábitos saudáveis para evitar a contaminação da cavidade bucal da criança e oferecer a verdadeira promoção de saúde.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/21610.14295/bds.2004.v7i4.216Brazilian Dental Science; Vol. 7 No. 4 (2004)Brazilian Dental Science; v. 7 n. 4 (2004)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/216/160Guimarães, Murilo de S.Zuanon, Angela C. C.Spolidório, Denise M. P.Bernardo, Wagner L. de C.Campos, Juliana Á. D. B.info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:12:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/216Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:26.790441Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Atividade de cárie na primeira infância fatalidade ou transmissibilidade?
title Atividade de cárie na primeira infância fatalidade ou transmissibilidade?
spellingShingle Atividade de cárie na primeira infância fatalidade ou transmissibilidade?
Guimarães, Murilo de S.
title_short Atividade de cárie na primeira infância fatalidade ou transmissibilidade?
title_full Atividade de cárie na primeira infância fatalidade ou transmissibilidade?
title_fullStr Atividade de cárie na primeira infância fatalidade ou transmissibilidade?
title_full_unstemmed Atividade de cárie na primeira infância fatalidade ou transmissibilidade?
title_sort Atividade de cárie na primeira infância fatalidade ou transmissibilidade?
author Guimarães, Murilo de S.
author_facet Guimarães, Murilo de S.
Zuanon, Angela C. C.
Spolidório, Denise M. P.
Bernardo, Wagner L. de C.
Campos, Juliana Á. D. B.
author_role author
author2 Zuanon, Angela C. C.
Spolidório, Denise M. P.
Bernardo, Wagner L. de C.
Campos, Juliana Á. D. B.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Murilo de S.
Zuanon, Angela C. C.
Spolidório, Denise M. P.
Bernardo, Wagner L. de C.
Campos, Juliana Á. D. B.
description A lesão de cárie em dentes decíduos é encarada com normalidade e considerada uma fatalidade,pois muitas mães desconhecem que esta alteração constitui uma doença infecciosa transmissível, passível de prevenção e que pode ser controlada evitando a contaminação entre as mães e seus filhos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a correlação entre a atividade de cárie entre crianças e suas mães, bem como analisar sua relação com o nível de Streptococcus do grupo mutans. Foi avaliada a atividade de cárie de 51 crianças de 2 meses a 5 anos de idade, assim como a de suas mães. O biofilme bacteriano foi coletado dos dentes das crianças, para realizar a contagem de colônias do microrganismo. Pode-se observar que não houve evidência de que o nível de Streptococcus do grupo mutans presente na cavidade bucal das crianças dependeu de suas idades, e que não ocorreu associação entre atividade de cárie e o aumento do nível deste microrganismo.Os autores encontraram também evidência de associação entre a atividade de cárie das crianças e de suas mães. Desta forma concordamos que há necessidade do desenvolvimento de programas educativos voltados para os pais e preventivos voltados para os bebês procurando estabelecer hábitos saudáveis para evitar a contaminação da cavidade bucal da criança e oferecer a verdadeira promoção de saúde.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/216
10.14295/bds.2004.v7i4.216
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/216
identifier_str_mv 10.14295/bds.2004.v7i4.216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/216/160
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 7 No. 4 (2004)
Brazilian Dental Science; v. 7 n. 4 (2004)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346896420438016