Reprodutibilidade do laser Diagnodent‚ na avaliação do conteúdo mineral da dentina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, IIsauremi V. de A.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Carvalho, Guilherme M. de, Alves, Maria do Socorro C. F., Lima, Kenio C. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Dental Science
Texto Completo: https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/620
Resumo: A inexistência de um método capaz de diagnosticar tão bem a doença (sensibilidade) quanto a higidez (especificidade) no que se refere à cárie dentária, levou ao desenvolvimento de métodos auxiliares de diagnóstico e dentre estes, a fluorescência a laser através do aparelho DIAGNOdent", que tem sido apontado como um método promissor. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou avaliar a reprodutibilidade do DIAGNOdent" para a avaliação do conteúdo mineral da dentina, uma vez que usualmente o mesmo é utilizado em estrutura de esmalte dental. Para tanto, 23 dentes (3os molares) hígidos e extraídos por necessidade cirúrgica foram preparados com broca 245, simulando uma cavidade classe I média na superfície oclusal dos dentes, deixando dentina exposta para avaliação pelo DIAGNOdent" . Para tanto, utilizou-se de forma mascarada a sonda B na posição B do referido aparelho, em seis momentos diferentes. O resultado da média dos coeficientes de variação nos seis momentos para cada dente foi de 11,84%, não havendo diferença significativa entre as médias obtidas pelo DIAGNOdent" (p= 0,13). O coeficiente de correlação intraclasse obtido com os valores de DIAGNOdent" foi de 0,98. Conclui-xP, portanto, que a técnica utilizada foi reprodutível e parece ser promissora na avaliação do conteúdo mineral da dentina.
id UNESP-20_ffb90b4ac456e1c90b3184738750b7cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/620
network_acronym_str UNESP-20
network_name_str Brazilian Dental Science
repository_id_str
spelling Reprodutibilidade do laser Diagnodent‚ na avaliação do conteúdo mineral da dentinaA inexistência de um método capaz de diagnosticar tão bem a doença (sensibilidade) quanto a higidez (especificidade) no que se refere à cárie dentária, levou ao desenvolvimento de métodos auxiliares de diagnóstico e dentre estes, a fluorescência a laser através do aparelho DIAGNOdent", que tem sido apontado como um método promissor. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou avaliar a reprodutibilidade do DIAGNOdent" para a avaliação do conteúdo mineral da dentina, uma vez que usualmente o mesmo é utilizado em estrutura de esmalte dental. Para tanto, 23 dentes (3os molares) hígidos e extraídos por necessidade cirúrgica foram preparados com broca 245, simulando uma cavidade classe I média na superfície oclusal dos dentes, deixando dentina exposta para avaliação pelo DIAGNOdent" . Para tanto, utilizou-se de forma mascarada a sonda B na posição B do referido aparelho, em seis momentos diferentes. O resultado da média dos coeficientes de variação nos seis momentos para cada dente foi de 11,84%, não havendo diferença significativa entre as médias obtidas pelo DIAGNOdent" (p= 0,13). O coeficiente de correlação intraclasse obtido com os valores de DIAGNOdent" foi de 0,98. Conclui-xP, portanto, que a técnica utilizada foi reprodutível e parece ser promissora na avaliação do conteúdo mineral da dentina.Institute of Science and Technology of São José dos Campos2010-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/62010.14295/bds.2003.v6i3.620Brazilian Dental Science; Vol. 6 No. 3 (2003)Brazilian Dental Science; v. 6 n. 3 (2003)2178-6011reponame:Brazilian Dental Scienceinstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/620/527Pinheiro, IIsauremi V. de A.Carvalho, Guilherme M. deAlves, Maria do Socorro C. F.Lima, Kenio C. deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T09:13:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/620Revistahttp://bds.ict.unesp.br/PUBhttp://ojs.fosjc.unesp.br/index.php/index/oaisergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br2178-60112178-6011opendoar:2022-11-08T16:29:45.016669Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Reprodutibilidade do laser Diagnodent‚ na avaliação do conteúdo mineral da dentina
title Reprodutibilidade do laser Diagnodent‚ na avaliação do conteúdo mineral da dentina
spellingShingle Reprodutibilidade do laser Diagnodent‚ na avaliação do conteúdo mineral da dentina
Pinheiro, IIsauremi V. de A.
title_short Reprodutibilidade do laser Diagnodent‚ na avaliação do conteúdo mineral da dentina
title_full Reprodutibilidade do laser Diagnodent‚ na avaliação do conteúdo mineral da dentina
title_fullStr Reprodutibilidade do laser Diagnodent‚ na avaliação do conteúdo mineral da dentina
title_full_unstemmed Reprodutibilidade do laser Diagnodent‚ na avaliação do conteúdo mineral da dentina
title_sort Reprodutibilidade do laser Diagnodent‚ na avaliação do conteúdo mineral da dentina
author Pinheiro, IIsauremi V. de A.
author_facet Pinheiro, IIsauremi V. de A.
Carvalho, Guilherme M. de
Alves, Maria do Socorro C. F.
Lima, Kenio C. de
author_role author
author2 Carvalho, Guilherme M. de
Alves, Maria do Socorro C. F.
Lima, Kenio C. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, IIsauremi V. de A.
Carvalho, Guilherme M. de
Alves, Maria do Socorro C. F.
Lima, Kenio C. de
description A inexistência de um método capaz de diagnosticar tão bem a doença (sensibilidade) quanto a higidez (especificidade) no que se refere à cárie dentária, levou ao desenvolvimento de métodos auxiliares de diagnóstico e dentre estes, a fluorescência a laser através do aparelho DIAGNOdent", que tem sido apontado como um método promissor. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou avaliar a reprodutibilidade do DIAGNOdent" para a avaliação do conteúdo mineral da dentina, uma vez que usualmente o mesmo é utilizado em estrutura de esmalte dental. Para tanto, 23 dentes (3os molares) hígidos e extraídos por necessidade cirúrgica foram preparados com broca 245, simulando uma cavidade classe I média na superfície oclusal dos dentes, deixando dentina exposta para avaliação pelo DIAGNOdent" . Para tanto, utilizou-se de forma mascarada a sonda B na posição B do referido aparelho, em seis momentos diferentes. O resultado da média dos coeficientes de variação nos seis momentos para cada dente foi de 11,84%, não havendo diferença significativa entre as médias obtidas pelo DIAGNOdent" (p= 0,13). O coeficiente de correlação intraclasse obtido com os valores de DIAGNOdent" foi de 0,98. Conclui-xP, portanto, que a técnica utilizada foi reprodutível e parece ser promissora na avaliação do conteúdo mineral da dentina.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/620
10.14295/bds.2003.v6i3.620
url https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/620
identifier_str_mv 10.14295/bds.2003.v6i3.620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ict.unesp.br/index.php/cob/article/view/620/527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
publisher.none.fl_str_mv Institute of Science and Technology of São José dos Campos
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Dental Science; Vol. 6 No. 3 (2003)
Brazilian Dental Science; v. 6 n. 3 (2003)
2178-6011
reponame:Brazilian Dental Science
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Brazilian Dental Science
collection Brazilian Dental Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Dental Science - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv sergio@fosjc.unesp.br||sergio@fosjc.unesp.br
_version_ 1788346897908367360