O departamento de Educação Física de São Paulo e a interiorização dos parques infantis: o caso de Ribeirão Preto * The department oh Physical Education of São Paulo and the interiorization of children playgrounds: the case of Ribeirão Preto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Sérgio César da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira, Débora Menengotti, Prandi, Maria Beatriz Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História e Cultura
Texto Completo: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1637
Resumo: A história da Educação Infantil no Brasil conta com polí ticas públicas voltadas para a assistência e a saúde das crianças pobres. Entre essas políticas, surge, em 1934, no Estado de São Paulo, o Parque Infantil, instituição hibrida que assumia responsabilidades não somente pela educação dos alunos que recebia, mas, t ambém, pela assistência médica, dentária, alimentação e recreação dos mesmos. Gradativamente, a proposta da instituição se difundiu por algumas cidades do Estado e até mesmo da Federação e, em 1951, por intermédio do Departamento de Educação Física do Estado de São Paulo, o projeto torna-se realidade também na cidade de Ribeirão Preto. O presente estudo se propõe a analisar o processo de interiorização dos referidos Parques Infantis.  
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