Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História e Cultura |
Texto Completo: | https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1317 |
Resumo: | O presente artigo objetiva-se a uma reflexão acerca das aproximações ent re os conceitos de estado de natureza e infância elaborados por Rousseau . Além de indicar a relação existente entre suas obras, evidencia-se que a centralidade de seu pensamento consiste no homem e em sua sociabilidade, demonstrando a complementariedade entre os escritos filosófico-políticos e pedagógico. Para mostrar que as características e os sentimentos constitutivos do homem em seu estado de natureza estão presentes, analogamente, na infância, a exposição está estruturada nas descrições do recurso metodológico empregado por Rousseau; na convergência das características e dos sentimentos da fase do gênero e da vida humana e, por fim, no processo de transição do estado de natureza ao estado civil e da infância à fase adulta. |
id |
UNESP-21_19c66969d997b518288fc409d71f27ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.franca.unesp.br:article/1317 |
network_acronym_str |
UNESP-21 |
network_name_str |
História e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts O presente artigo objetiva-se a uma reflexão acerca das aproximações ent re os conceitos de estado de natureza e infância elaborados por Rousseau . Além de indicar a relação existente entre suas obras, evidencia-se que a centralidade de seu pensamento consiste no homem e em sua sociabilidade, demonstrando a complementariedade entre os escritos filosófico-políticos e pedagógico. Para mostrar que as características e os sentimentos constitutivos do homem em seu estado de natureza estão presentes, analogamente, na infância, a exposição está estruturada nas descrições do recurso metodológico empregado por Rousseau; na convergência das características e dos sentimentos da fase do gênero e da vida humana e, por fim, no processo de transição do estado de natureza ao estado civil e da infância à fase adulta. ABEC2015-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/131710.18223/hiscult.v4i2.1317História e Cultura (History and Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-140História e Cultura; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-140História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-140História e Cultura; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-1402238-62702238-627010.18223/hiscult.v4i2reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1317/1474Copyright (c) 2015 História e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Derick Casagrande2020-05-21T00:53:13Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/1317Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-05-21T00:53:13História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts |
title |
Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts |
spellingShingle |
Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts Santiago, Derick Casagrande |
title_short |
Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts |
title_full |
Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts |
title_fullStr |
Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts |
title_full_unstemmed |
Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts |
title_sort |
Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts |
author |
Santiago, Derick Casagrande |
author_facet |
Santiago, Derick Casagrande |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Derick Casagrande |
description |
O presente artigo objetiva-se a uma reflexão acerca das aproximações ent re os conceitos de estado de natureza e infância elaborados por Rousseau . Além de indicar a relação existente entre suas obras, evidencia-se que a centralidade de seu pensamento consiste no homem e em sua sociabilidade, demonstrando a complementariedade entre os escritos filosófico-políticos e pedagógico. Para mostrar que as características e os sentimentos constitutivos do homem em seu estado de natureza estão presentes, analogamente, na infância, a exposição está estruturada nas descrições do recurso metodológico empregado por Rousseau; na convergência das características e dos sentimentos da fase do gênero e da vida humana e, por fim, no processo de transição do estado de natureza ao estado civil e da infância à fase adulta. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1317 10.18223/hiscult.v4i2.1317 |
url |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1317 |
identifier_str_mv |
10.18223/hiscult.v4i2.1317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1317/1474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 História e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 História e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
História e Cultura (History and Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-140 História e Cultura; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-140 História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-140 História e Cultura; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-140 2238-6270 2238-6270 10.18223/hiscult.v4i2 reponame:História e Cultura instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
História e Cultura |
collection |
História e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br |
_version_ |
1800215789760937984 |