Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Derick Casagrande
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História e Cultura
Texto Completo: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1317
Resumo:  O presente artigo objetiva-se a uma reflexão acerca das aproximações ent re os conceitos de estado de natureza e infância elaborados por Rousseau . Além de indicar a relação existente entre suas obras, evidencia-se que a centralidade de seu pensamento consiste no homem e em sua sociabilidade, demonstrando a complementariedade entre os escritos filosófico-políticos e pedagógico. Para mostrar que as características e os sentimentos constitutivos do homem em seu estado de natureza estão presentes, analogamente, na infância, a exposição está estruturada nas descrições do recurso metodológico empregado por Rousseau; na convergência das características e dos sentimentos da fase do gênero e da vida humana e, por fim, no processo de transição do estado de natureza ao estado civil e da infância à fase adulta.  
id UNESP-21_19c66969d997b518288fc409d71f27ac
oai_identifier_str oai:ojs.franca.unesp.br:article/1317
network_acronym_str UNESP-21
network_name_str História e Cultura
repository_id_str
spelling Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts O presente artigo objetiva-se a uma reflexão acerca das aproximações ent re os conceitos de estado de natureza e infância elaborados por Rousseau . Além de indicar a relação existente entre suas obras, evidencia-se que a centralidade de seu pensamento consiste no homem e em sua sociabilidade, demonstrando a complementariedade entre os escritos filosófico-políticos e pedagógico. Para mostrar que as características e os sentimentos constitutivos do homem em seu estado de natureza estão presentes, analogamente, na infância, a exposição está estruturada nas descrições do recurso metodológico empregado por Rousseau; na convergência das características e dos sentimentos da fase do gênero e da vida humana e, por fim, no processo de transição do estado de natureza ao estado civil e da infância à fase adulta.  ABEC2015-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/131710.18223/hiscult.v4i2.1317História e Cultura (History and Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-140História e Cultura; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-140História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-140História e Cultura; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-1402238-62702238-627010.18223/hiscult.v4i2reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1317/1474Copyright (c) 2015 História e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantiago, Derick Casagrande2020-05-21T00:53:13Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/1317Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-05-21T00:53:13História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts
title Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts
spellingShingle Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts
Santiago, Derick Casagrande
title_short Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts
title_full Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts
title_fullStr Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts
title_full_unstemmed Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts
title_sort Estado de natureza e infância: aproximações entre conceitos Rousseaunianos * State of nature and childhood: approaches between Rousseau's concepts
author Santiago, Derick Casagrande
author_facet Santiago, Derick Casagrande
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santiago, Derick Casagrande
description  O presente artigo objetiva-se a uma reflexão acerca das aproximações ent re os conceitos de estado de natureza e infância elaborados por Rousseau . Além de indicar a relação existente entre suas obras, evidencia-se que a centralidade de seu pensamento consiste no homem e em sua sociabilidade, demonstrando a complementariedade entre os escritos filosófico-políticos e pedagógico. Para mostrar que as características e os sentimentos constitutivos do homem em seu estado de natureza estão presentes, analogamente, na infância, a exposição está estruturada nas descrições do recurso metodológico empregado por Rousseau; na convergência das características e dos sentimentos da fase do gênero e da vida humana e, por fim, no processo de transição do estado de natureza ao estado civil e da infância à fase adulta.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1317
10.18223/hiscult.v4i2.1317
url https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1317
identifier_str_mv 10.18223/hiscult.v4i2.1317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1317/1474
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 História e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 História e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv História e Cultura (History and Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-140
História e Cultura; Vol. 4 Núm. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-140
História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 4 No. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-140
História e Cultura; v. 4 n. 2 (2015): Dossiê Educação em perspectiva histórica; 118-140
2238-6270
2238-6270
10.18223/hiscult.v4i2
reponame:História e Cultura
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str História e Cultura
collection História e Cultura
repository.name.fl_str_mv História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br
_version_ 1800215789760937984