Cantar e seguir a canção ou para não dizer que não esgrimi a palavra: guerra de sentidos e estética da contestação nas canções de protesto em Teresina (1975-1985) * War of senses and aesthetic of refusal in the protest songs in Teresina (1975-1985)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, PAULO RICARDO MUNIZ
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: CASTELO BRANCO, EDWAR ALENCAR
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História e Cultura
Texto Completo: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/846
Resumo: A música de protesto, categoria já consolidada no âmbito dos estudos sobre música brasileira, marcou a produção musical em Teresina, a capital do Estado do Piauí, durante a década de 1970. Neste contexto, o Festival Estudantil de Música do Piauí (FEMPI), e o Festival do Parque Piauí (FESPAPI), ambos ocorridos entre as décadas de 1970 e 1980, tiveram importância fundamental para a constituição deste quadro histórico. Responsáveis pela popularização de expressivos nomes da arte piauiense, tais como Geraldo Brito, Zé Rodrigues, João Berchmans, Achylles Costa Júnior e Williams Costa, estes festivais acabariam por gerar uma cultura musical de protesto, universo no interior do qual se destacam músicas como Biotema, Arames e Fuzis, Medusa e Represália. O propósito do presente artigo é, apoiado na análise das letras das músicas e, bem como, com o recurso à História Oral, re-conhecer este período e este ambiente da história da música piauiense. 
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