DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ubiratã Roberto Bueno
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História e Cultura
Texto Completo: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2400
Resumo: Revisitando o primeiro e mais basilar romance de Ungulani Ba Ka Khosa, Ualalapi (1987), o presente artigo objetiva delinear alguns traços da obra do escritor moçambicano, buscando investigar como, através de uma apropriação de elementos da história de Moçambique aliada à ficcionalização, Ba Ka Khosa constrói um tipo de conhecimento acerca de seu próprio país. Ao insistir nessa relação entre o trabalho estético e a apropriação criativa de elementos da história, Ba Ka Khosa faz uma opção política por um distanciamento crítico das visões mais eufóricas e otimistas acerca da compreensão dos processos históricos vividos pelas populações moçambicanas, situando sua produção literária justamente nas fraturas e nas cisões sociais e políticas de seu país.
id UNESP-21_274853d2492095f47acf8be0eaef554f
oai_identifier_str oai:ojs.franca.unesp.br:article/2400
network_acronym_str UNESP-21
network_name_str História e Cultura
repository_id_str
spelling DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANARevisitando o primeiro e mais basilar romance de Ungulani Ba Ka Khosa, Ualalapi (1987), o presente artigo objetiva delinear alguns traços da obra do escritor moçambicano, buscando investigar como, através de uma apropriação de elementos da história de Moçambique aliada à ficcionalização, Ba Ka Khosa constrói um tipo de conhecimento acerca de seu próprio país. Ao insistir nessa relação entre o trabalho estético e a apropriação criativa de elementos da história, Ba Ka Khosa faz uma opção política por um distanciamento crítico das visões mais eufóricas e otimistas acerca da compreensão dos processos históricos vividos pelas populações moçambicanas, situando sua produção literária justamente nas fraturas e nas cisões sociais e políticas de seu país.ABEC2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/240010.18223/hiscult.v9i1.2400História e Cultura (History and Culture); Vol. 9 No. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-446História e Cultura; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-446História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 9 No. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-446História e Cultura; v. 9 n. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-4462238-62702238-627010.18223/hiscult.v9i1reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2400/275410.18223/hiscult.v9i1.2400.g2754Copyright (c) 2020 História e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ubiratã Roberto Bueno2020-07-08T19:13:46Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/2400Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-07-08T19:13:46História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA
title DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA
spellingShingle DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA
Souza, Ubiratã Roberto Bueno
title_short DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA
title_full DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA
title_fullStr DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA
title_full_unstemmed DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA
title_sort DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA
author Souza, Ubiratã Roberto Bueno
author_facet Souza, Ubiratã Roberto Bueno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ubiratã Roberto Bueno
description Revisitando o primeiro e mais basilar romance de Ungulani Ba Ka Khosa, Ualalapi (1987), o presente artigo objetiva delinear alguns traços da obra do escritor moçambicano, buscando investigar como, através de uma apropriação de elementos da história de Moçambique aliada à ficcionalização, Ba Ka Khosa constrói um tipo de conhecimento acerca de seu próprio país. Ao insistir nessa relação entre o trabalho estético e a apropriação criativa de elementos da história, Ba Ka Khosa faz uma opção política por um distanciamento crítico das visões mais eufóricas e otimistas acerca da compreensão dos processos históricos vividos pelas populações moçambicanas, situando sua produção literária justamente nas fraturas e nas cisões sociais e políticas de seu país.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2400
10.18223/hiscult.v9i1.2400
url https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2400
identifier_str_mv 10.18223/hiscult.v9i1.2400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2400/2754
10.18223/hiscult.v9i1.2400.g2754
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 História e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 História e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv História e Cultura (History and Culture); Vol. 9 No. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-446
História e Cultura; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-446
História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 9 No. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-446
História e Cultura; v. 9 n. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-446
2238-6270
2238-6270
10.18223/hiscult.v9i1
reponame:História e Cultura
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str História e Cultura
collection História e Cultura
repository.name.fl_str_mv História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br
_version_ 1800215790597701632