DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História e Cultura |
Texto Completo: | https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2400 |
Resumo: | Revisitando o primeiro e mais basilar romance de Ungulani Ba Ka Khosa, Ualalapi (1987), o presente artigo objetiva delinear alguns traços da obra do escritor moçambicano, buscando investigar como, através de uma apropriação de elementos da história de Moçambique aliada à ficcionalização, Ba Ka Khosa constrói um tipo de conhecimento acerca de seu próprio país. Ao insistir nessa relação entre o trabalho estético e a apropriação criativa de elementos da história, Ba Ka Khosa faz uma opção política por um distanciamento crítico das visões mais eufóricas e otimistas acerca da compreensão dos processos históricos vividos pelas populações moçambicanas, situando sua produção literária justamente nas fraturas e nas cisões sociais e políticas de seu país. |
id |
UNESP-21_274853d2492095f47acf8be0eaef554f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.franca.unesp.br:article/2400 |
network_acronym_str |
UNESP-21 |
network_name_str |
História e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANARevisitando o primeiro e mais basilar romance de Ungulani Ba Ka Khosa, Ualalapi (1987), o presente artigo objetiva delinear alguns traços da obra do escritor moçambicano, buscando investigar como, através de uma apropriação de elementos da história de Moçambique aliada à ficcionalização, Ba Ka Khosa constrói um tipo de conhecimento acerca de seu próprio país. Ao insistir nessa relação entre o trabalho estético e a apropriação criativa de elementos da história, Ba Ka Khosa faz uma opção política por um distanciamento crítico das visões mais eufóricas e otimistas acerca da compreensão dos processos históricos vividos pelas populações moçambicanas, situando sua produção literária justamente nas fraturas e nas cisões sociais e políticas de seu país.ABEC2020-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/240010.18223/hiscult.v9i1.2400História e Cultura (History and Culture); Vol. 9 No. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-446História e Cultura; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-446História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 9 No. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-446História e Cultura; v. 9 n. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-4462238-62702238-627010.18223/hiscult.v9i1reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2400/275410.18223/hiscult.v9i1.2400.g2754Copyright (c) 2020 História e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ubiratã Roberto Bueno2020-07-08T19:13:46Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/2400Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-07-08T19:13:46História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA |
title |
DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA |
spellingShingle |
DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA Souza, Ubiratã Roberto Bueno |
title_short |
DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA |
title_full |
DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA |
title_fullStr |
DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA |
title_full_unstemmed |
DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA |
title_sort |
DISFORIA E FRATURA: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA NA FICÇÃO MOÇAMBICANA |
author |
Souza, Ubiratã Roberto Bueno |
author_facet |
Souza, Ubiratã Roberto Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ubiratã Roberto Bueno |
description |
Revisitando o primeiro e mais basilar romance de Ungulani Ba Ka Khosa, Ualalapi (1987), o presente artigo objetiva delinear alguns traços da obra do escritor moçambicano, buscando investigar como, através de uma apropriação de elementos da história de Moçambique aliada à ficcionalização, Ba Ka Khosa constrói um tipo de conhecimento acerca de seu próprio país. Ao insistir nessa relação entre o trabalho estético e a apropriação criativa de elementos da história, Ba Ka Khosa faz uma opção política por um distanciamento crítico das visões mais eufóricas e otimistas acerca da compreensão dos processos históricos vividos pelas populações moçambicanas, situando sua produção literária justamente nas fraturas e nas cisões sociais e políticas de seu país. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2400 10.18223/hiscult.v9i1.2400 |
url |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2400 |
identifier_str_mv |
10.18223/hiscult.v9i1.2400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2400/2754 10.18223/hiscult.v9i1.2400.g2754 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 História e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 História e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
História e Cultura (History and Culture); Vol. 9 No. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-446 História e Cultura; Vol. 9 Núm. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-446 História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 9 No. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-446 História e Cultura; v. 9 n. 1 (2020): Por uma história dos sertões: novas perspectivas e temporalidades sobre o “Brasil profundo”; 421-446 2238-6270 2238-6270 10.18223/hiscult.v9i1 reponame:História e Cultura instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
História e Cultura |
collection |
História e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br |
_version_ |
1800215790597701632 |