Da Historiografia à Academia: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na educação e na política educacional do início do século XX (1900-1920) * From Historiography to the Academy: the Brazilian Historical and Geographical Institute in the education and educational politicies of the early XX century (1900-1920)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Thais de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História e Cultura
Texto Completo: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2697
Resumo: Este artigo apresenta alguns resultados da trajetória de pesquisa sobre a presença do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) na educação. Dentre os aspectos abordados estão as contribuições do Instituto para a construção de conhecimentos sobre a história da educação no Brasil; as relações dos sócios do Instituto com instituições de ensino e órgãos administrativos da educação e os projetos de criação de cursos e da Academia de Altos Estudos.  Nesse sentido, propomos considerar o IHGB como um lugar de poder atuante nos conflitos políticos relativos ao campo educacional, e como instância produtora de políticas e projetos educacionais no início do século XX. Como fontes para estas questões foram utilizadas publicações e actas da Revista do IHGB, bem como documentos de arquivos de instituições relacionadas e periódicos existentes durante o recorte.*This paper presents some results of the research trajectory about the presence of the Brazilian Historical and Geographical Institute (IHGB) in education. Among the aspects approached there are the Institute contributions to the construction of knowledge about the education history in Brazil; the relations of the members of the Institute with educational institutions and administrative organs of education and the projects of creation of courses and the Academy of High Studies. In this sense, we propose to consider the IHGB as a place of power that is active in political conflicts related to the educational field, and as a producer of policies and educational projects in the early twentieth century. As sources for these issues, publications and minutes of the IHGB Journal were used as well as archives of related institutions and journals that existed during the period.
id UNESP-21_29b62fe3461a1f5c26becbeddecc6d0c
oai_identifier_str oai:ojs.franca.unesp.br:article/2697
network_acronym_str UNESP-21
network_name_str História e Cultura
repository_id_str
spelling Da Historiografia à Academia: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na educação e na política educacional do início do século XX (1900-1920) * From Historiography to the Academy: the Brazilian Historical and Geographical Institute in the education and educational politicies of the early XX century (1900-1920)Este artigo apresenta alguns resultados da trajetória de pesquisa sobre a presença do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) na educação. Dentre os aspectos abordados estão as contribuições do Instituto para a construção de conhecimentos sobre a história da educação no Brasil; as relações dos sócios do Instituto com instituições de ensino e órgãos administrativos da educação e os projetos de criação de cursos e da Academia de Altos Estudos.  Nesse sentido, propomos considerar o IHGB como um lugar de poder atuante nos conflitos políticos relativos ao campo educacional, e como instância produtora de políticas e projetos educacionais no início do século XX. Como fontes para estas questões foram utilizadas publicações e actas da Revista do IHGB, bem como documentos de arquivos de instituições relacionadas e periódicos existentes durante o recorte.*This paper presents some results of the research trajectory about the presence of the Brazilian Historical and Geographical Institute (IHGB) in education. Among the aspects approached there are the Institute contributions to the construction of knowledge about the education history in Brazil; the relations of the members of the Institute with educational institutions and administrative organs of education and the projects of creation of courses and the Academy of High Studies. In this sense, we propose to consider the IHGB as a place of power that is active in political conflicts related to the educational field, and as a producer of policies and educational projects in the early twentieth century. As sources for these issues, publications and minutes of the IHGB Journal were used as well as archives of related institutions and journals that existed during the period.ABEC2018-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/269710.18223/hiscult.v7i2.2697História e Cultura (History and Culture); Vol. 7 No. 2 (2018): Dossiê A produção dos saberes em língua portuguesa; 203-225História e Cultura; Vol. 7 Núm. 2 (2018): Dossiê A produção dos saberes em língua portuguesa; 203-225História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 7 No. 2 (2018): Dossiê A produção dos saberes em língua portuguesa; 203-225História e Cultura; v. 7 n. 2 (2018): Dossiê A produção dos saberes em língua portuguesa; 203-2252238-62702238-627010.18223/hiscult.v7i2reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2697/233210.18223/hiscult.v7i2.2697.g2332Copyright (c) 2018 História e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Thais de2020-05-20T21:44:31Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/2697Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-05-20T21:44:31História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da Historiografia à Academia: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na educação e na política educacional do início do século XX (1900-1920) * From Historiography to the Academy: the Brazilian Historical and Geographical Institute in the education and educational politicies of the early XX century (1900-1920)
title Da Historiografia à Academia: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na educação e na política educacional do início do século XX (1900-1920) * From Historiography to the Academy: the Brazilian Historical and Geographical Institute in the education and educational politicies of the early XX century (1900-1920)
spellingShingle Da Historiografia à Academia: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na educação e na política educacional do início do século XX (1900-1920) * From Historiography to the Academy: the Brazilian Historical and Geographical Institute in the education and educational politicies of the early XX century (1900-1920)
Melo, Thais de
title_short Da Historiografia à Academia: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na educação e na política educacional do início do século XX (1900-1920) * From Historiography to the Academy: the Brazilian Historical and Geographical Institute in the education and educational politicies of the early XX century (1900-1920)
title_full Da Historiografia à Academia: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na educação e na política educacional do início do século XX (1900-1920) * From Historiography to the Academy: the Brazilian Historical and Geographical Institute in the education and educational politicies of the early XX century (1900-1920)
title_fullStr Da Historiografia à Academia: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na educação e na política educacional do início do século XX (1900-1920) * From Historiography to the Academy: the Brazilian Historical and Geographical Institute in the education and educational politicies of the early XX century (1900-1920)
title_full_unstemmed Da Historiografia à Academia: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na educação e na política educacional do início do século XX (1900-1920) * From Historiography to the Academy: the Brazilian Historical and Geographical Institute in the education and educational politicies of the early XX century (1900-1920)
title_sort Da Historiografia à Academia: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na educação e na política educacional do início do século XX (1900-1920) * From Historiography to the Academy: the Brazilian Historical and Geographical Institute in the education and educational politicies of the early XX century (1900-1920)
author Melo, Thais de
author_facet Melo, Thais de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Thais de
description Este artigo apresenta alguns resultados da trajetória de pesquisa sobre a presença do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) na educação. Dentre os aspectos abordados estão as contribuições do Instituto para a construção de conhecimentos sobre a história da educação no Brasil; as relações dos sócios do Instituto com instituições de ensino e órgãos administrativos da educação e os projetos de criação de cursos e da Academia de Altos Estudos.  Nesse sentido, propomos considerar o IHGB como um lugar de poder atuante nos conflitos políticos relativos ao campo educacional, e como instância produtora de políticas e projetos educacionais no início do século XX. Como fontes para estas questões foram utilizadas publicações e actas da Revista do IHGB, bem como documentos de arquivos de instituições relacionadas e periódicos existentes durante o recorte.*This paper presents some results of the research trajectory about the presence of the Brazilian Historical and Geographical Institute (IHGB) in education. Among the aspects approached there are the Institute contributions to the construction of knowledge about the education history in Brazil; the relations of the members of the Institute with educational institutions and administrative organs of education and the projects of creation of courses and the Academy of High Studies. In this sense, we propose to consider the IHGB as a place of power that is active in political conflicts related to the educational field, and as a producer of policies and educational projects in the early twentieth century. As sources for these issues, publications and minutes of the IHGB Journal were used as well as archives of related institutions and journals that existed during the period.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2697
10.18223/hiscult.v7i2.2697
url https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2697
identifier_str_mv 10.18223/hiscult.v7i2.2697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2697/2332
10.18223/hiscult.v7i2.2697.g2332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 História e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 História e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv História e Cultura (History and Culture); Vol. 7 No. 2 (2018): Dossiê A produção dos saberes em língua portuguesa; 203-225
História e Cultura; Vol. 7 Núm. 2 (2018): Dossiê A produção dos saberes em língua portuguesa; 203-225
História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 7 No. 2 (2018): Dossiê A produção dos saberes em língua portuguesa; 203-225
História e Cultura; v. 7 n. 2 (2018): Dossiê A produção dos saberes em língua portuguesa; 203-225
2238-6270
2238-6270
10.18223/hiscult.v7i2
reponame:História e Cultura
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str História e Cultura
collection História e Cultura
repository.name.fl_str_mv História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br
_version_ 1800215790905982976