Deveres e pós-deveres: reflexões sobre problemas de comportamento na escola * Duties and post-duties: reflections on behavior problems in school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Renato José
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História e Cultura
Texto Completo: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/1629
Resumo: Este ensaio tece reflexões que visam a contribuir para a discussão de problemas de comportamento nas escolas de ensino fundamental e de ensino médio, focalizando situações relativas a posturas e atitudes exibidas por alunos. Faz inicialmente uma caracterização das sociedades contemporâneas, contrapondo a visão de alguns autores pós-modernos (Lyotard, Maffesoli e Bauman) à análise desenvolvida por Lipovetsky com base nos conceitos de hipermodernidade e de pós-dever. A partir deste, focaliza a ética do individualismo responsável, a qual se opõe tanto ao individualismo egotista quanto às éticas fundadas sobre uma concepção do dever que exorta à prática do bem, exigindo renúncia e sacrifícios. Os argumentos apresentados são discutidos com o auxílio da teoria da argumentação de Perelman e OlbrechtsTyteca, a qual se apóia em um modelo de racionalidade que permite tratar o discurso de outrem como problema, sugerindo novas interpretações e propondo questionamentos. 
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