Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História e Cultura |
Texto Completo: | https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2050 |
Resumo: | O artigo faz uma análise inicial do discurso nacionalista dos anos 1960, tentando investigar até que ponto os embates políticos e ideológicos desse período influíram nos rumos do jazz brasileiro. Uma vez que não se tem um consenso até hoje no âmbito da crítica musical para denominar e caracterizar o jazz tocado no Brasil, divergindo-se entre os rótulos “jazz brasileiro” e “música instrumental brasileira”. Acredita-se que alguns fatores contribuíram para esse cenário, por exemplo: o conservadorismo da crítica contra o teor antropofágico dos músicos brasileiros; o estabelecimento da canção popular, e de seu aspecto político, como fator fundamental de autenticidade musical; e, por fim, a ideia de um jazz como música alienante, corroborada pela intelligentsia da Música Popular Brasileira – conhecida como MPB, conceito hegemônico a partir da segunda metade do século XX. |
id |
UNESP-21_a5ab198f8bdd606599ee1fd492e990ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.franca.unesp.br:article/2050 |
network_acronym_str |
UNESP-21 |
network_name_str |
História e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazzO artigo faz uma análise inicial do discurso nacionalista dos anos 1960, tentando investigar até que ponto os embates políticos e ideológicos desse período influíram nos rumos do jazz brasileiro. Uma vez que não se tem um consenso até hoje no âmbito da crítica musical para denominar e caracterizar o jazz tocado no Brasil, divergindo-se entre os rótulos “jazz brasileiro” e “música instrumental brasileira”. Acredita-se que alguns fatores contribuíram para esse cenário, por exemplo: o conservadorismo da crítica contra o teor antropofágico dos músicos brasileiros; o estabelecimento da canção popular, e de seu aspecto político, como fator fundamental de autenticidade musical; e, por fim, a ideia de um jazz como música alienante, corroborada pela intelligentsia da Música Popular Brasileira – conhecida como MPB, conceito hegemônico a partir da segunda metade do século XX. ABEC2017-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/205010.18223/hiscult.v6i2.2050História e Cultura (History and Culture); Vol. 6 No. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-288História e Cultura; Vol. 6 Núm. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-288História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 6 No. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-288História e Cultura; v. 6 n. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-2882238-62702238-627010.18223/hiscult.v6i2reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2050/2021https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2050/293010.18223/hiscult.v6i2.2050.s250Copyright (c) 2017 História e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Junior, JoséRibeiro Junior, Antonio Carlos Araújo2019-06-18T17:10:15Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/2050Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2019-06-18T17:10:15História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz |
title |
Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz |
spellingShingle |
Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz Ferreira Junior, José |
title_short |
Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz |
title_full |
Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz |
title_fullStr |
Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz |
title_full_unstemmed |
Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz |
title_sort |
Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz |
author |
Ferreira Junior, José |
author_facet |
Ferreira Junior, José Ribeiro Junior, Antonio Carlos Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro Junior, Antonio Carlos Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Junior, José Ribeiro Junior, Antonio Carlos Araújo |
description |
O artigo faz uma análise inicial do discurso nacionalista dos anos 1960, tentando investigar até que ponto os embates políticos e ideológicos desse período influíram nos rumos do jazz brasileiro. Uma vez que não se tem um consenso até hoje no âmbito da crítica musical para denominar e caracterizar o jazz tocado no Brasil, divergindo-se entre os rótulos “jazz brasileiro” e “música instrumental brasileira”. Acredita-se que alguns fatores contribuíram para esse cenário, por exemplo: o conservadorismo da crítica contra o teor antropofágico dos músicos brasileiros; o estabelecimento da canção popular, e de seu aspecto político, como fator fundamental de autenticidade musical; e, por fim, a ideia de um jazz como música alienante, corroborada pela intelligentsia da Música Popular Brasileira – conhecida como MPB, conceito hegemônico a partir da segunda metade do século XX. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2050 10.18223/hiscult.v6i2.2050 |
url |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2050 |
identifier_str_mv |
10.18223/hiscult.v6i2.2050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2050/2021 https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2050/2930 10.18223/hiscult.v6i2.2050.s250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 História e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 História e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
História e Cultura (History and Culture); Vol. 6 No. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-288 História e Cultura; Vol. 6 Núm. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-288 História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 6 No. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-288 História e Cultura; v. 6 n. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-288 2238-6270 2238-6270 10.18223/hiscult.v6i2 reponame:História e Cultura instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
História e Cultura |
collection |
História e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br |
_version_ |
1800215790508572672 |