Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Junior, José
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro Junior, Antonio Carlos Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História e Cultura
Texto Completo: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2050
Resumo: O artigo faz uma análise inicial do discurso nacionalista dos anos 1960, tentando investigar até que ponto os embates políticos e ideológicos desse período influíram nos rumos do jazz brasileiro. Uma vez que não se tem um consenso até hoje no âmbito da crítica musical para denominar e caracterizar o jazz tocado no Brasil, divergindo-se entre os rótulos “jazz brasileiro” e “música instrumental brasileira”. Acredita-se que alguns fatores contribuíram para esse cenário, por exemplo: o conservadorismo da crítica contra o teor antropofágico dos músicos brasileiros; o estabelecimento da canção popular, e de seu aspecto político, como fator fundamental de autenticidade musical; e, por fim, a ideia de um jazz como música alienante, corroborada pela intelligentsia da Música Popular Brasileira – conhecida como MPB, conceito hegemônico a partir da segunda metade do século XX. 
id UNESP-21_a5ab198f8bdd606599ee1fd492e990ef
oai_identifier_str oai:ojs.franca.unesp.br:article/2050
network_acronym_str UNESP-21
network_name_str História e Cultura
repository_id_str
spelling Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazzO artigo faz uma análise inicial do discurso nacionalista dos anos 1960, tentando investigar até que ponto os embates políticos e ideológicos desse período influíram nos rumos do jazz brasileiro. Uma vez que não se tem um consenso até hoje no âmbito da crítica musical para denominar e caracterizar o jazz tocado no Brasil, divergindo-se entre os rótulos “jazz brasileiro” e “música instrumental brasileira”. Acredita-se que alguns fatores contribuíram para esse cenário, por exemplo: o conservadorismo da crítica contra o teor antropofágico dos músicos brasileiros; o estabelecimento da canção popular, e de seu aspecto político, como fator fundamental de autenticidade musical; e, por fim, a ideia de um jazz como música alienante, corroborada pela intelligentsia da Música Popular Brasileira – conhecida como MPB, conceito hegemônico a partir da segunda metade do século XX. ABEC2017-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/205010.18223/hiscult.v6i2.2050História e Cultura (History and Culture); Vol. 6 No. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-288História e Cultura; Vol. 6 Núm. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-288História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 6 No. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-288História e Cultura; v. 6 n. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-2882238-62702238-627010.18223/hiscult.v6i2reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2050/2021https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2050/293010.18223/hiscult.v6i2.2050.s250Copyright (c) 2017 História e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Junior, JoséRibeiro Junior, Antonio Carlos Araújo2019-06-18T17:10:15Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/2050Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2019-06-18T17:10:15História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz
title Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz
spellingShingle Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz
Ferreira Junior, José
title_short Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz
title_full Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz
title_fullStr Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz
title_full_unstemmed Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz
title_sort Prometeus desacorrentados: a influência do discurso nacionalista dos anos 60 no processo de (des)construção do jazz brasileiro * Prometheus unleashed: the nationalism speech influence in the process of (de)construction of brazilian jazz
author Ferreira Junior, José
author_facet Ferreira Junior, José
Ribeiro Junior, Antonio Carlos Araújo
author_role author
author2 Ribeiro Junior, Antonio Carlos Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Junior, José
Ribeiro Junior, Antonio Carlos Araújo
description O artigo faz uma análise inicial do discurso nacionalista dos anos 1960, tentando investigar até que ponto os embates políticos e ideológicos desse período influíram nos rumos do jazz brasileiro. Uma vez que não se tem um consenso até hoje no âmbito da crítica musical para denominar e caracterizar o jazz tocado no Brasil, divergindo-se entre os rótulos “jazz brasileiro” e “música instrumental brasileira”. Acredita-se que alguns fatores contribuíram para esse cenário, por exemplo: o conservadorismo da crítica contra o teor antropofágico dos músicos brasileiros; o estabelecimento da canção popular, e de seu aspecto político, como fator fundamental de autenticidade musical; e, por fim, a ideia de um jazz como música alienante, corroborada pela intelligentsia da Música Popular Brasileira – conhecida como MPB, conceito hegemônico a partir da segunda metade do século XX. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2050
10.18223/hiscult.v6i2.2050
url https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2050
identifier_str_mv 10.18223/hiscult.v6i2.2050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2050/2021
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2050/2930
10.18223/hiscult.v6i2.2050.s250
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 História e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 História e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv História e Cultura (History and Culture); Vol. 6 No. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-288
História e Cultura; Vol. 6 Núm. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-288
História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 6 No. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-288
História e Cultura; v. 6 n. 2 (2017): Dossiê Assistência e Pobreza: sentidos e lugares dos pobres no Brasil; 267-288
2238-6270
2238-6270
10.18223/hiscult.v6i2
reponame:História e Cultura
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str História e Cultura
collection História e Cultura
repository.name.fl_str_mv História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br
_version_ 1800215790508572672