Por uma História Social da música: uma metodologia aplicada à produção operística * For a Social History of music: a methodology applied to opera production
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História e Cultura |
Texto Completo: | https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/940 |
Resumo: | Este trabalho visa propor uma discussão acerca das possibilidades metodológicas da utilização da produção operística como fonte orientada à prática da História. Desta forma, iniciamos fazendo um balanço das novas abordagens historiográficas que persistem afastando a problematização, de forma socialmente orientada, da prática musical. A partir da proposição de uma História Social da Música, pensamos nas modalidades já existentes da construção do conhecimento da intersecção entre História e Música: a História da Música – de caráter nitidamente tradicional – e a Musicologia Histórica – voltada à música. Assim sendo, como centro questionador do trabalho, propomos apontamentos metodológicos para uma História Social da Música no caso da produção operística já que vivemos um interdito historiográfico neste gênero. |
id |
UNESP-21_a6b8b5c794a3e2c5b23b143957c3f6ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.franca.unesp.br:article/940 |
network_acronym_str |
UNESP-21 |
network_name_str |
História e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma História Social da música: uma metodologia aplicada à produção operística * For a Social History of music: a methodology applied to opera productionEste trabalho visa propor uma discussão acerca das possibilidades metodológicas da utilização da produção operística como fonte orientada à prática da História. Desta forma, iniciamos fazendo um balanço das novas abordagens historiográficas que persistem afastando a problematização, de forma socialmente orientada, da prática musical. A partir da proposição de uma História Social da Música, pensamos nas modalidades já existentes da construção do conhecimento da intersecção entre História e Música: a História da Música – de caráter nitidamente tradicional – e a Musicologia Histórica – voltada à música. Assim sendo, como centro questionador do trabalho, propomos apontamentos metodológicos para uma História Social da Música no caso da produção operística já que vivemos um interdito historiográfico neste gênero. ABEC2013-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/94010.18223/hiscult.v2i1.940História e Cultura (History and Culture); Vol. 2 No. 1 (2013): Dossiê História e Música; 81-98História e Cultura; Vol. 2 Núm. 1 (2013): Dossiê História e Música; 81-98História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 2 No. 1 (2013): Dossiê História e Música; 81-98História e Cultura; v. 2 n. 1 (2013): Dossiê História e Música; 81-982238-62702238-627010.18223/hiscult.v2i1reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/940/891RICON, LEANDRO COUTO CARREIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-21T02:11:51Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/940Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-05-21T02:11:51História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma História Social da música: uma metodologia aplicada à produção operística * For a Social History of music: a methodology applied to opera production |
title |
Por uma História Social da música: uma metodologia aplicada à produção operística * For a Social History of music: a methodology applied to opera production |
spellingShingle |
Por uma História Social da música: uma metodologia aplicada à produção operística * For a Social History of music: a methodology applied to opera production RICON, LEANDRO COUTO CARREIRA |
title_short |
Por uma História Social da música: uma metodologia aplicada à produção operística * For a Social History of music: a methodology applied to opera production |
title_full |
Por uma História Social da música: uma metodologia aplicada à produção operística * For a Social History of music: a methodology applied to opera production |
title_fullStr |
Por uma História Social da música: uma metodologia aplicada à produção operística * For a Social History of music: a methodology applied to opera production |
title_full_unstemmed |
Por uma História Social da música: uma metodologia aplicada à produção operística * For a Social History of music: a methodology applied to opera production |
title_sort |
Por uma História Social da música: uma metodologia aplicada à produção operística * For a Social History of music: a methodology applied to opera production |
author |
RICON, LEANDRO COUTO CARREIRA |
author_facet |
RICON, LEANDRO COUTO CARREIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RICON, LEANDRO COUTO CARREIRA |
description |
Este trabalho visa propor uma discussão acerca das possibilidades metodológicas da utilização da produção operística como fonte orientada à prática da História. Desta forma, iniciamos fazendo um balanço das novas abordagens historiográficas que persistem afastando a problematização, de forma socialmente orientada, da prática musical. A partir da proposição de uma História Social da Música, pensamos nas modalidades já existentes da construção do conhecimento da intersecção entre História e Música: a História da Música – de caráter nitidamente tradicional – e a Musicologia Histórica – voltada à música. Assim sendo, como centro questionador do trabalho, propomos apontamentos metodológicos para uma História Social da Música no caso da produção operística já que vivemos um interdito historiográfico neste gênero. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/940 10.18223/hiscult.v2i1.940 |
url |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/940 |
identifier_str_mv |
10.18223/hiscult.v2i1.940 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/940/891 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
História e Cultura (History and Culture); Vol. 2 No. 1 (2013): Dossiê História e Música; 81-98 História e Cultura; Vol. 2 Núm. 1 (2013): Dossiê História e Música; 81-98 História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 2 No. 1 (2013): Dossiê História e Música; 81-98 História e Cultura; v. 2 n. 1 (2013): Dossiê História e Música; 81-98 2238-6270 2238-6270 10.18223/hiscult.v2i1 reponame:História e Cultura instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
História e Cultura |
collection |
História e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br |
_version_ |
1814256837070946304 |