“Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | História e Cultura |
Texto Completo: | https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/944 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar como o ano de 1967 significou um momento de ruptura particularmente importante no processo de consolidação dos movimentos de canção engajada na América Latina por conta da realização em Cuba do I Encuentro de la Canción Protesta, primeiro evento de grandes proporções a buscar institucionalizar e articular os movimentos que vinham surgindo nos vários países do continente, e que teve grande impacto na produção discográfica engajada produzida no período entre 1967 e 1969, marcando uma abertura de horizontes e a incorporação de novos diálogos e referências nas sonoridades da nueva canción latino-americana. |
id |
UNESP-21_acf2acc988da34897c3531567970d0c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.franca.unesp.br:article/944 |
network_acronym_str |
UNESP-21 |
network_name_str |
História e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
“Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69)Este artigo tem como objetivo analisar como o ano de 1967 significou um momento de ruptura particularmente importante no processo de consolidação dos movimentos de canção engajada na América Latina por conta da realização em Cuba do I Encuentro de la Canción Protesta, primeiro evento de grandes proporções a buscar institucionalizar e articular os movimentos que vinham surgindo nos vários países do continente, e que teve grande impacto na produção discográfica engajada produzida no período entre 1967 e 1969, marcando uma abertura de horizontes e a incorporação de novos diálogos e referências nas sonoridades da nueva canción latino-americana.ABEC2013-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/94410.18223/hiscult.v2i1.944História e Cultura (History and Culture); Vol. 2 No. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-165História e Cultura; Vol. 2 Núm. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-165História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 2 No. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-165História e Cultura; v. 2 n. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-1652238-62702238-627010.18223/hiscult.v2i1reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/944/895GOMES, CAIO DE SOUZAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-21T02:13:07Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/944Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-05-21T02:13:07História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69) |
title |
“Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69) |
spellingShingle |
“Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69) GOMES, CAIO DE SOUZA |
title_short |
“Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69) |
title_full |
“Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69) |
title_fullStr |
“Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69) |
title_full_unstemmed |
“Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69) |
title_sort |
“Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69) |
author |
GOMES, CAIO DE SOUZA |
author_facet |
GOMES, CAIO DE SOUZA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, CAIO DE SOUZA |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar como o ano de 1967 significou um momento de ruptura particularmente importante no processo de consolidação dos movimentos de canção engajada na América Latina por conta da realização em Cuba do I Encuentro de la Canción Protesta, primeiro evento de grandes proporções a buscar institucionalizar e articular os movimentos que vinham surgindo nos vários países do continente, e que teve grande impacto na produção discográfica engajada produzida no período entre 1967 e 1969, marcando uma abertura de horizontes e a incorporação de novos diálogos e referências nas sonoridades da nueva canción latino-americana. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/944 10.18223/hiscult.v2i1.944 |
url |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/944 |
identifier_str_mv |
10.18223/hiscult.v2i1.944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/944/895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
História e Cultura (History and Culture); Vol. 2 No. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-165 História e Cultura; Vol. 2 Núm. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-165 História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 2 No. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-165 História e Cultura; v. 2 n. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-165 2238-6270 2238-6270 10.18223/hiscult.v2i1 reponame:História e Cultura instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
História e Cultura |
collection |
História e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br |
_version_ |
1800215789282787328 |