“Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, CAIO DE SOUZA
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: História e Cultura
Texto Completo: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/944
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como o ano de 1967 significou um momento de ruptura particularmente importante no processo de consolidação dos movimentos de canção engajada na América Latina por conta da realização em Cuba do I Encuentro de la Canción Protesta, primeiro evento de grandes proporções a buscar institucionalizar e articular os movimentos que vinham surgindo nos vários países do continente, e que teve grande impacto na produção discográfica engajada produzida no período entre 1967 e 1969, marcando uma abertura de horizontes e a incorporação de novos diálogos e referências nas sonoridades da nueva canción latino-americana.
id UNESP-21_acf2acc988da34897c3531567970d0c7
oai_identifier_str oai:ojs.franca.unesp.br:article/944
network_acronym_str UNESP-21
network_name_str História e Cultura
repository_id_str
spelling “Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69)Este artigo tem como objetivo analisar como o ano de 1967 significou um momento de ruptura particularmente importante no processo de consolidação dos movimentos de canção engajada na América Latina por conta da realização em Cuba do I Encuentro de la Canción Protesta, primeiro evento de grandes proporções a buscar institucionalizar e articular os movimentos que vinham surgindo nos vários países do continente, e que teve grande impacto na produção discográfica engajada produzida no período entre 1967 e 1969, marcando uma abertura de horizontes e a incorporação de novos diálogos e referências nas sonoridades da nueva canción latino-americana.ABEC2013-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/94410.18223/hiscult.v2i1.944História e Cultura (History and Culture); Vol. 2 No. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-165História e Cultura; Vol. 2 Núm. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-165História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 2 No. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-165História e Cultura; v. 2 n. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-1652238-62702238-627010.18223/hiscult.v2i1reponame:História e Culturainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/944/895GOMES, CAIO DE SOUZAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-21T02:13:07Zoai:ojs.franca.unesp.br:article/944Revistahttp://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/indexPUBhttps://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/oai||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br2238-62702238-6270opendoar:2020-05-21T02:13:07História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69)
title “Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69)
spellingShingle “Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69)
GOMES, CAIO DE SOUZA
title_short “Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69)
title_full “Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69)
title_fullStr “Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69)
title_full_unstemmed “Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69)
title_sort “Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69)
author GOMES, CAIO DE SOUZA
author_facet GOMES, CAIO DE SOUZA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, CAIO DE SOUZA
description Este artigo tem como objetivo analisar como o ano de 1967 significou um momento de ruptura particularmente importante no processo de consolidação dos movimentos de canção engajada na América Latina por conta da realização em Cuba do I Encuentro de la Canción Protesta, primeiro evento de grandes proporções a buscar institucionalizar e articular os movimentos que vinham surgindo nos vários países do continente, e que teve grande impacto na produção discográfica engajada produzida no período entre 1967 e 1969, marcando uma abertura de horizontes e a incorporação de novos diálogos e referências nas sonoridades da nueva canción latino-americana.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/944
10.18223/hiscult.v2i1.944
url https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/944
identifier_str_mv 10.18223/hiscult.v2i1.944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/944/895
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv História e Cultura (History and Culture); Vol. 2 No. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-165
História e Cultura; Vol. 2 Núm. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-165
História e Cultura (Histoire et Culture); Vol. 2 No. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-165
História e Cultura; v. 2 n. 1 (2013): Dossiê História e Música; 146-165
2238-6270
2238-6270
10.18223/hiscult.v2i1
reponame:História e Cultura
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str História e Cultura
collection História e Cultura
repository.name.fl_str_mv História e Cultura - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistahistoriaecultura@franca.unesp.br
_version_ 1800215789282787328