DE DEBATES HISTÓRICOS-POLITÍCOS À CONSTRUÇÕES DE SI: A NARRATIVA DO BRASIL NA AUTOBIOGRAFIA DE SIMONE DE BEAUVOIR * FROM HISTORICAL-POLITICAL DEBATES TO SELF-CONSTRUCTIONS: THE NARRATIVE OF BRAZIL IN SIMONE DE BEAUVOIR’S AUTOBIOGRAPHY
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Data de Publicação: | 2019 |
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Texto Completo: | https://ojs.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3041 |
Resumo: | Em 1960, Simone de Beauvoir (1908-1986), acompanhada de Jean-Paul Sartre, visitou as principais cidades do sudeste, nordeste e centro-oeste brasileiro na companhia dos seus anfitriões Jorge Amado e Zélia Gattai. Os relatos dessa viagem integram o terceiro volume de sua autobiografia intitulada A Força das Coisas (1963). Neste artigo investigo a composição de suas descrições do Brasil em estreito diálogo com duas dimensões narrativas: os debates históricos-políticos que marcaram a sua estadia no país, tais quais as noções de “Terceiro Mundo” e de países subdesenvolvidos, e os movimentos de independências das ex-colônias europeias; e os projetos de construção de si elaborados nas suas obras autobiográficas; gênero textual que será apresentado com o auxílio dos estudos teóricos de Philippe Lejeune (1991) e Leonor Arfuch (2010).*In 1960, Simone de Beauvoir (1908-1986) and Jean-Paul Sartre visited the main cities in the southeast, northeast and central-west Brazilian regions, accompanied by their hosts in the country, Jorge Amado and Zélia Gattai. This trip reports are part of Beauvoir's autobiography, namely its third volume, entitled A Força das Coisas (1963). In this paper, my goal is to inquire the composition of the philosopher's descriptions and reports of Brazil in a narrow dialogue with two narrative dimensions: the historical-political debates that marked her time in the South-American country, such as the concepts of "Third-World", underdeveloped countries, and the independence movements of the former European colonies; as well as the projects of Simone de Beauvoir's self-representation in her autobiographic works; literary genre that will be addressed with the aid of Philippe Lejeune (1991) and Leonor Arfuch’s (2010) theoretical studies. |
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