Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veneu-Lumb,Fernanda
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Costa,Marco Antonio Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200011
Resumo: Objetivou-se, aqui, analisar os discursos científico e religioso, de professores de ciências do Ensino Médio, e de representantes do senso comum (perfis variados, maiores de 18 anos, que não estão envolvidos diretamente na discussão sobre o tema, e não pertencem aos demais grupos estudados), sobre a definição de vida humana. Nesta pesquisa, com abordagem qualitativa, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Os dados foram analisados sob vários olhares teóricos. As "falas" dos sujeitos foram registradas e analisadas por meio de interpretação simples, buscando-se identificar os significados mais importantes. Ao se conjugarem múltiplos discursos, pretendeu-se gerar subsídios a serem utilizados em ambientes de educação formal e não formal em biociências e saúde. Ao se sistematizarem discursos que ordinariamente não são vistos juntos, e este é o ineditismo da pesquisa, buscou-se fornecer informações abrangentes para uso em aulas de ciências sobre vida humana, e, dessa forma, contribuir, significativamente, para o processo ensino-aprendizagem de ciências.
id UNESP-22_0334a13ab354f7e5eec49398d7f915d3
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000200011
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciênciasEnsino de ciênciasEnsino MédioDiscurso científicoObjetivou-se, aqui, analisar os discursos científico e religioso, de professores de ciências do Ensino Médio, e de representantes do senso comum (perfis variados, maiores de 18 anos, que não estão envolvidos diretamente na discussão sobre o tema, e não pertencem aos demais grupos estudados), sobre a definição de vida humana. Nesta pesquisa, com abordagem qualitativa, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Os dados foram analisados sob vários olhares teóricos. As "falas" dos sujeitos foram registradas e analisadas por meio de interpretação simples, buscando-se identificar os significados mais importantes. Ao se conjugarem múltiplos discursos, pretendeu-se gerar subsídios a serem utilizados em ambientes de educação formal e não formal em biociências e saúde. Ao se sistematizarem discursos que ordinariamente não são vistos juntos, e este é o ineditismo da pesquisa, buscou-se fornecer informações abrangentes para uso em aulas de ciências sobre vida humana, e, dessa forma, contribuir, significativamente, para o processo ensino-aprendizagem de ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200011Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000200011info:eu-repo/semantics/openAccessVeneu-Lumb,FernandaCosta,Marco Antonio Ferreira dapor2012-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000200011Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:44.445636Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências
title Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências
spellingShingle Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências
Veneu-Lumb,Fernanda
Ensino de ciências
Ensino Médio
Discurso científico
title_short Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências
title_full Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências
title_fullStr Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências
title_full_unstemmed Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências
title_sort Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências
author Veneu-Lumb,Fernanda
author_facet Veneu-Lumb,Fernanda
Costa,Marco Antonio Ferreira da
author_role author
author2 Costa,Marco Antonio Ferreira da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veneu-Lumb,Fernanda
Costa,Marco Antonio Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino Médio
Discurso científico
topic Ensino de ciências
Ensino Médio
Discurso científico
description Objetivou-se, aqui, analisar os discursos científico e religioso, de professores de ciências do Ensino Médio, e de representantes do senso comum (perfis variados, maiores de 18 anos, que não estão envolvidos diretamente na discussão sobre o tema, e não pertencem aos demais grupos estudados), sobre a definição de vida humana. Nesta pesquisa, com abordagem qualitativa, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Os dados foram analisados sob vários olhares teóricos. As "falas" dos sujeitos foram registradas e analisadas por meio de interpretação simples, buscando-se identificar os significados mais importantes. Ao se conjugarem múltiplos discursos, pretendeu-se gerar subsídios a serem utilizados em ambientes de educação formal e não formal em biociências e saúde. Ao se sistematizarem discursos que ordinariamente não são vistos juntos, e este é o ineditismo da pesquisa, buscou-se fornecer informações abrangentes para uso em aulas de ciências sobre vida humana, e, dessa forma, contribuir, significativamente, para o processo ensino-aprendizagem de ciências.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000200011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956649267200