Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200011 |
Resumo: | Objetivou-se, aqui, analisar os discursos científico e religioso, de professores de ciências do Ensino Médio, e de representantes do senso comum (perfis variados, maiores de 18 anos, que não estão envolvidos diretamente na discussão sobre o tema, e não pertencem aos demais grupos estudados), sobre a definição de vida humana. Nesta pesquisa, com abordagem qualitativa, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Os dados foram analisados sob vários olhares teóricos. As "falas" dos sujeitos foram registradas e analisadas por meio de interpretação simples, buscando-se identificar os significados mais importantes. Ao se conjugarem múltiplos discursos, pretendeu-se gerar subsídios a serem utilizados em ambientes de educação formal e não formal em biociências e saúde. Ao se sistematizarem discursos que ordinariamente não são vistos juntos, e este é o ineditismo da pesquisa, buscou-se fornecer informações abrangentes para uso em aulas de ciências sobre vida humana, e, dessa forma, contribuir, significativamente, para o processo ensino-aprendizagem de ciências. |
id |
UNESP-22_0334a13ab354f7e5eec49398d7f915d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132012000200011 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciênciasEnsino de ciênciasEnsino MédioDiscurso científicoObjetivou-se, aqui, analisar os discursos científico e religioso, de professores de ciências do Ensino Médio, e de representantes do senso comum (perfis variados, maiores de 18 anos, que não estão envolvidos diretamente na discussão sobre o tema, e não pertencem aos demais grupos estudados), sobre a definição de vida humana. Nesta pesquisa, com abordagem qualitativa, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Os dados foram analisados sob vários olhares teóricos. As "falas" dos sujeitos foram registradas e analisadas por meio de interpretação simples, buscando-se identificar os significados mais importantes. Ao se conjugarem múltiplos discursos, pretendeu-se gerar subsídios a serem utilizados em ambientes de educação formal e não formal em biociências e saúde. Ao se sistematizarem discursos que ordinariamente não são vistos juntos, e este é o ineditismo da pesquisa, buscou-se fornecer informações abrangentes para uso em aulas de ciências sobre vida humana, e, dessa forma, contribuir, significativamente, para o processo ensino-aprendizagem de ciências.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200011Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000200011info:eu-repo/semantics/openAccessVeneu-Lumb,FernandaCosta,Marco Antonio Ferreira dapor2012-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000200011Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:44.445636Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências |
title |
Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências |
spellingShingle |
Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências Veneu-Lumb,Fernanda Ensino de ciências Ensino Médio Discurso científico |
title_short |
Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências |
title_full |
Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências |
title_fullStr |
Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências |
title_full_unstemmed |
Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências |
title_sort |
Reflexões e discursos sobre a vida humana: novos subsídios para aulas de ciências |
author |
Veneu-Lumb,Fernanda |
author_facet |
Veneu-Lumb,Fernanda Costa,Marco Antonio Ferreira da |
author_role |
author |
author2 |
Costa,Marco Antonio Ferreira da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veneu-Lumb,Fernanda Costa,Marco Antonio Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Ensino Médio Discurso científico |
topic |
Ensino de ciências Ensino Médio Discurso científico |
description |
Objetivou-se, aqui, analisar os discursos científico e religioso, de professores de ciências do Ensino Médio, e de representantes do senso comum (perfis variados, maiores de 18 anos, que não estão envolvidos diretamente na discussão sobre o tema, e não pertencem aos demais grupos estudados), sobre a definição de vida humana. Nesta pesquisa, com abordagem qualitativa, utilizaram-se entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Os dados foram analisados sob vários olhares teóricos. As "falas" dos sujeitos foram registradas e analisadas por meio de interpretação simples, buscando-se identificar os significados mais importantes. Ao se conjugarem múltiplos discursos, pretendeu-se gerar subsídios a serem utilizados em ambientes de educação formal e não formal em biociências e saúde. Ao se sistematizarem discursos que ordinariamente não são vistos juntos, e este é o ineditismo da pesquisa, buscou-se fornecer informações abrangentes para uso em aulas de ciências sobre vida humana, e, dessa forma, contribuir, significativamente, para o processo ensino-aprendizagem de ciências. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132012000200011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956649267200 |