Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Rondon Tatsuta Yamane Baptista de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza,Leandro de Oliveira, Oliveira,Sarah Ragonha de, Takahashi,Erico Luis Hoshiba
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200395
Resumo: Resumo: Este estudo relata uma pesquisa de mestrado que teve como foco desenvolver a formação de professores de ensino médio, procurando compreender como a Aquaponia pode dar suporte para atividades pedagógicas, enfatizando o desenvolvimento da ciência. Os resultados retratam a dificuldade de aplicar a interdisciplinaridade com projetos integrados na escola, devido à extensa carga horária de trabalho dos professores e ementas com conteúdos amplos, o que acarreta falta de tempo para planejar e realizar atividades em conjunto. Isso repercute na falta de interesse e na indisciplina dos alunos. Contudo, as avaliações finais dos professores que utilizaram o sistema foram positivas: eles ressaltaram a importância de atividades que fogem do cotidiano da sala de aula, pois as aulas diversificadas prendem a atenção dos alunos e os motivam a interagir com os professores.
id UNESP-22_087fb3b98f75428fe1fc9c1b0fa812cd
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132019000200395
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didáticaFormação continuada do professorEnsino médioEnsino por projetosAquaponiaResumo: Este estudo relata uma pesquisa de mestrado que teve como foco desenvolver a formação de professores de ensino médio, procurando compreender como a Aquaponia pode dar suporte para atividades pedagógicas, enfatizando o desenvolvimento da ciência. Os resultados retratam a dificuldade de aplicar a interdisciplinaridade com projetos integrados na escola, devido à extensa carga horária de trabalho dos professores e ementas com conteúdos amplos, o que acarreta falta de tempo para planejar e realizar atividades em conjunto. Isso repercute na falta de interesse e na indisciplina dos alunos. Contudo, as avaliações finais dos professores que utilizaram o sistema foram positivas: eles ressaltaram a importância de atividades que fogem do cotidiano da sala de aula, pois as aulas diversificadas prendem a atenção dos alunos e os motivam a interagir com os professores.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200395Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.2 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190020008info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Rondon Tatsuta Yamane Baptista deSouza,Leandro de OliveiraOliveira,Sarah Ragonha deTakahashi,Erico Luis Hoshibapor2019-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000200395Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:09.336872Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática
title Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática
spellingShingle Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática
Souza,Rondon Tatsuta Yamane Baptista de
Formação continuada do professor
Ensino médio
Ensino por projetos
Aquaponia
title_short Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática
title_full Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática
title_fullStr Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática
title_sort Formação continuada de professores de ciências utilizando a Aquaponia como ferramenta didática
author Souza,Rondon Tatsuta Yamane Baptista de
author_facet Souza,Rondon Tatsuta Yamane Baptista de
Souza,Leandro de Oliveira
Oliveira,Sarah Ragonha de
Takahashi,Erico Luis Hoshiba
author_role author
author2 Souza,Leandro de Oliveira
Oliveira,Sarah Ragonha de
Takahashi,Erico Luis Hoshiba
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Rondon Tatsuta Yamane Baptista de
Souza,Leandro de Oliveira
Oliveira,Sarah Ragonha de
Takahashi,Erico Luis Hoshiba
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada do professor
Ensino médio
Ensino por projetos
Aquaponia
topic Formação continuada do professor
Ensino médio
Ensino por projetos
Aquaponia
description Resumo: Este estudo relata uma pesquisa de mestrado que teve como foco desenvolver a formação de professores de ensino médio, procurando compreender como a Aquaponia pode dar suporte para atividades pedagógicas, enfatizando o desenvolvimento da ciência. Os resultados retratam a dificuldade de aplicar a interdisciplinaridade com projetos integrados na escola, devido à extensa carga horária de trabalho dos professores e ementas com conteúdos amplos, o que acarreta falta de tempo para planejar e realizar atividades em conjunto. Isso repercute na falta de interesse e na indisciplina dos alunos. Contudo, as avaliações finais dos professores que utilizaram o sistema foram positivas: eles ressaltaram a importância de atividades que fogem do cotidiano da sala de aula, pois as aulas diversificadas prendem a atenção dos alunos e os motivam a interagir com os professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200395
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320190020008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.2 2019
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958485323776