Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Fernanda
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cunha,Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100003
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, e se propôs a investigar as representações sociais dos professores de ciências de 5ª a 8ª séries sobre o "método científico" e os efeitos dessas representações em suas práticas docentes. O referencial teórico metodológico utilizado foi o das representações sociais, na perspectiva moscoviciana. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram questionários e entrevistas. A análise de um e outro instrumento aponta uma prevalência de representações construtivistas, embora com algumas incoerências. Em relação aos efeitos que essas representações surtem nas práticas dos sujeitos, a nossa conclusão é de que isso não aconteceu de forma significativa. De maneira geral, os professores pesquisados avaliam como vantajosa a utilização dessa metodologia no ensino de ciências, justificando não a utilizarem em função de algumas dificuldades operacionais e, mesmo, de formação inadequada para fazê-lo.
id UNESP-22_116c6e119424c6489a4407369681292b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000100003
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamentalMétodo científicoEnsino de ciênciasRepresentações sociaisEsta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, e se propôs a investigar as representações sociais dos professores de ciências de 5ª a 8ª séries sobre o "método científico" e os efeitos dessas representações em suas práticas docentes. O referencial teórico metodológico utilizado foi o das representações sociais, na perspectiva moscoviciana. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram questionários e entrevistas. A análise de um e outro instrumento aponta uma prevalência de representações construtivistas, embora com algumas incoerências. Em relação aos efeitos que essas representações surtem nas práticas dos sujeitos, a nossa conclusão é de que isso não aconteceu de forma significativa. De maneira geral, os professores pesquisados avaliam como vantajosa a utilização dessa metodologia no ensino de ciências, justificando não a utilizarem em função de algumas dificuldades operacionais e, mesmo, de formação inadequada para fazê-lo.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100003Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000100003info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,FernandaCunha,Ana Mariapor2012-04-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000100003Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:43.060770Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental
title Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental
spellingShingle Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental
Silva,Fernanda
Método científico
Ensino de ciências
Representações sociais
title_short Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental
title_full Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental
title_fullStr Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental
title_full_unstemmed Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental
title_sort Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental
author Silva,Fernanda
author_facet Silva,Fernanda
Cunha,Ana Maria
author_role author
author2 Cunha,Ana Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Fernanda
Cunha,Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Método científico
Ensino de ciências
Representações sociais
topic Método científico
Ensino de ciências
Representações sociais
description Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, e se propôs a investigar as representações sociais dos professores de ciências de 5ª a 8ª séries sobre o "método científico" e os efeitos dessas representações em suas práticas docentes. O referencial teórico metodológico utilizado foi o das representações sociais, na perspectiva moscoviciana. Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram questionários e entrevistas. A análise de um e outro instrumento aponta uma prevalência de representações construtivistas, embora com algumas incoerências. Em relação aos efeitos que essas representações surtem nas práticas dos sujeitos, a nossa conclusão é de que isso não aconteceu de forma significativa. De maneira geral, os professores pesquisados avaliam como vantajosa a utilização dessa metodologia no ensino de ciências, justificando não a utilizarem em função de algumas dificuldades operacionais e, mesmo, de formação inadequada para fazê-lo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956559089664