A crise de eficiência da escola para além de seus muros: a influência dos capitais social, cultural e econômico no desempenho escolar em ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200403 |
Resumo: | Resumo: Avaliamos de que modo os capitais social, cultural e econômico dos estudantes do ensino secundário afetam, em escala global, o seu desempenho em ciências e teorizamos de que maneira esses resultados se relacionam à crise educacional tal como predita o modelo neoliberal. Utilizamos os resultados de ciências das avaliações realizadas pelo Programme for International Student Assessment (PISA) no ano de 2009 por diversos países e os relacionamos com índices de capitais cultural, social e econômico criados a partir de dados internacionais. Analisamos, no programa Statistica, de que maneira cada um dos capitais se relaciona ao desempenho dos países em ciências. Construímos, para isso, figuras que relacionam os capitais ao seu desempenho em ciências. Os resultados mostram que o capital econômico é fundamental ao bom desempenho em ciências; apenas o atrelamento entre todos os capitais (econômicos, sociais e culturais) é que pode fornecer, entretanto, uma explicação mais completa para os resultados. |
id |
UNESP-22_139284473788e79868a19a14d016db63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132017000200403 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A crise de eficiência da escola para além de seus muros: a influência dos capitais social, cultural e econômico no desempenho escolar em ciênciasEnsino médioEnsino de ciênciasNeoliberalismoDesempenho escolarResumo: Avaliamos de que modo os capitais social, cultural e econômico dos estudantes do ensino secundário afetam, em escala global, o seu desempenho em ciências e teorizamos de que maneira esses resultados se relacionam à crise educacional tal como predita o modelo neoliberal. Utilizamos os resultados de ciências das avaliações realizadas pelo Programme for International Student Assessment (PISA) no ano de 2009 por diversos países e os relacionamos com índices de capitais cultural, social e econômico criados a partir de dados internacionais. Analisamos, no programa Statistica, de que maneira cada um dos capitais se relaciona ao desempenho dos países em ciências. Construímos, para isso, figuras que relacionam os capitais ao seu desempenho em ciências. Os resultados mostram que o capital econômico é fundamental ao bom desempenho em ciências; apenas o atrelamento entre todos os capitais (econômicos, sociais e culturais) é que pode fornecer, entretanto, uma explicação mais completa para os resultados.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200403Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.2 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170020008info:eu-repo/semantics/openAccessVilela-Ribeiro,Eveline BorgesBenite,Anna Maria Canavarropor2017-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000200403Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:02.269202Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A crise de eficiência da escola para além de seus muros: a influência dos capitais social, cultural e econômico no desempenho escolar em ciências |
title |
A crise de eficiência da escola para além de seus muros: a influência dos capitais social, cultural e econômico no desempenho escolar em ciências |
spellingShingle |
A crise de eficiência da escola para além de seus muros: a influência dos capitais social, cultural e econômico no desempenho escolar em ciências Vilela-Ribeiro,Eveline Borges Ensino médio Ensino de ciências Neoliberalismo Desempenho escolar |
title_short |
A crise de eficiência da escola para além de seus muros: a influência dos capitais social, cultural e econômico no desempenho escolar em ciências |
title_full |
A crise de eficiência da escola para além de seus muros: a influência dos capitais social, cultural e econômico no desempenho escolar em ciências |
title_fullStr |
A crise de eficiência da escola para além de seus muros: a influência dos capitais social, cultural e econômico no desempenho escolar em ciências |
title_full_unstemmed |
A crise de eficiência da escola para além de seus muros: a influência dos capitais social, cultural e econômico no desempenho escolar em ciências |
title_sort |
A crise de eficiência da escola para além de seus muros: a influência dos capitais social, cultural e econômico no desempenho escolar em ciências |
author |
Vilela-Ribeiro,Eveline Borges |
author_facet |
Vilela-Ribeiro,Eveline Borges Benite,Anna Maria Canavarro |
author_role |
author |
author2 |
Benite,Anna Maria Canavarro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela-Ribeiro,Eveline Borges Benite,Anna Maria Canavarro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Ensino de ciências Neoliberalismo Desempenho escolar |
topic |
Ensino médio Ensino de ciências Neoliberalismo Desempenho escolar |
description |
Resumo: Avaliamos de que modo os capitais social, cultural e econômico dos estudantes do ensino secundário afetam, em escala global, o seu desempenho em ciências e teorizamos de que maneira esses resultados se relacionam à crise educacional tal como predita o modelo neoliberal. Utilizamos os resultados de ciências das avaliações realizadas pelo Programme for International Student Assessment (PISA) no ano de 2009 por diversos países e os relacionamos com índices de capitais cultural, social e econômico criados a partir de dados internacionais. Analisamos, no programa Statistica, de que maneira cada um dos capitais se relaciona ao desempenho dos países em ciências. Construímos, para isso, figuras que relacionam os capitais ao seu desempenho em ciências. Os resultados mostram que o capital econômico é fundamental ao bom desempenho em ciências; apenas o atrelamento entre todos os capitais (econômicos, sociais e culturais) é que pode fornecer, entretanto, uma explicação mais completa para os resultados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200403 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000200403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320170020008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.2 2017 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957920141312 |