A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000100006 |
Resumo: | O trabalho enfoca a mediação pedagógica de um professor universitário no contexto de uma disciplina científica (Fisiologia) oferecida a licenciandos em Biologia. Investiga como tal mediação pode se tornar uma referência formativa para os futuros professores, particularmente por meio do processo de elaboração conceitual que o formador promove em suas aulas. Para tal, foram observadas, registradas e transcritas aulas teóricas e práticas do formador, gravadas em áudio, bem como realizadas entrevistas semi-estruturadas com alguns de seus alunos. Os dados são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos pautados em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, adotando-se a análise microgenética para investigar o processo de ensino e a análise do conteúdo para os depoimentos dos alunos. Os resultados revelam que a mediação pedagógica do formador promove elaboração conceitual em seus alunos, que a consideram um exemplo a ser adotado em suas futuras atuações docentes, evidenciando o importante papel que professores universitários de disciplinas científicas específicas podem ter na formação docente inicial. |
id |
UNESP-22_163fbbd439577e8b6694e727c87db402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132006000100006 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologiaMediação pedagógicaFormação docente em BiologiaProfessor universitárioO trabalho enfoca a mediação pedagógica de um professor universitário no contexto de uma disciplina científica (Fisiologia) oferecida a licenciandos em Biologia. Investiga como tal mediação pode se tornar uma referência formativa para os futuros professores, particularmente por meio do processo de elaboração conceitual que o formador promove em suas aulas. Para tal, foram observadas, registradas e transcritas aulas teóricas e práticas do formador, gravadas em áudio, bem como realizadas entrevistas semi-estruturadas com alguns de seus alunos. Os dados são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos pautados em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, adotando-se a análise microgenética para investigar o processo de ensino e a análise do conteúdo para os depoimentos dos alunos. Os resultados revelam que a mediação pedagógica do formador promove elaboração conceitual em seus alunos, que a consideram um exemplo a ser adotado em suas futuras atuações docentes, evidenciando o importante papel que professores universitários de disciplinas científicas específicas podem ter na formação docente inicial.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000100006Ciência & Educação (Bauru) v.12 n.1 2006reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132006000100006info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Lenice Heloísa de ArrudaSchnetzler,Roseli Pachecopor2009-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132006000100006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:28.782861Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia |
title |
A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia |
spellingShingle |
A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia Silva,Lenice Heloísa de Arruda Mediação pedagógica Formação docente em Biologia Professor universitário |
title_short |
A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia |
title_full |
A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia |
title_fullStr |
A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia |
title_full_unstemmed |
A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia |
title_sort |
A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia |
author |
Silva,Lenice Heloísa de Arruda |
author_facet |
Silva,Lenice Heloísa de Arruda Schnetzler,Roseli Pacheco |
author_role |
author |
author2 |
Schnetzler,Roseli Pacheco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Lenice Heloísa de Arruda Schnetzler,Roseli Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação pedagógica Formação docente em Biologia Professor universitário |
topic |
Mediação pedagógica Formação docente em Biologia Professor universitário |
description |
O trabalho enfoca a mediação pedagógica de um professor universitário no contexto de uma disciplina científica (Fisiologia) oferecida a licenciandos em Biologia. Investiga como tal mediação pode se tornar uma referência formativa para os futuros professores, particularmente por meio do processo de elaboração conceitual que o formador promove em suas aulas. Para tal, foram observadas, registradas e transcritas aulas teóricas e práticas do formador, gravadas em áudio, bem como realizadas entrevistas semi-estruturadas com alguns de seus alunos. Os dados são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos pautados em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, adotando-se a análise microgenética para investigar o processo de ensino e a análise do conteúdo para os depoimentos dos alunos. Os resultados revelam que a mediação pedagógica do formador promove elaboração conceitual em seus alunos, que a consideram um exemplo a ser adotado em suas futuras atuações docentes, evidenciando o importante papel que professores universitários de disciplinas científicas específicas podem ter na formação docente inicial. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132006000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.12 n.1 2006 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955357421568 |