Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências - parte 1: poder e ambição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000400005 |
Resumo: | A História e Filosofia da Ciência (HFC) tem se tornado um campo com significativas inserções no Ensino de Ciências. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar uma análise do texto teatral Oxigênio visando à abordagem da HFC. Especificamente, será apresentada uma análise sobre a construção do conceito cientista, focalizando as temáticas poder e ambição. O texto teatral foi analisado utilizando-se a Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana. A análise explicitou a problematização de questões com respeito a motivação, interesses, ética e trabalho científico. Esses aspectos estão inseridos no escopo das discussões abarcadas pela HFC no sentido de se atingir a alfabetização científica. |
id |
UNESP-22_16aad01b7b981ee05793e693d919fdeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132012000400005 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências - parte 1: poder e ambiçãoEducação em químicaHistória da ciênciaFilosofia da ciênciaPeça teatralAnálise do discursoAlfabetização científicaA História e Filosofia da Ciência (HFC) tem se tornado um campo com significativas inserções no Ensino de Ciências. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar uma análise do texto teatral Oxigênio visando à abordagem da HFC. Especificamente, será apresentada uma análise sobre a construção do conceito cientista, focalizando as temáticas poder e ambição. O texto teatral foi analisado utilizando-se a Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana. A análise explicitou a problematização de questões com respeito a motivação, interesses, ética e trabalho científico. Esses aspectos estão inseridos no escopo das discussões abarcadas pela HFC no sentido de se atingir a alfabetização científica.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000400005Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.4 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000400005info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Leonardo Macielpor2013-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000400005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:45.971303Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências - parte 1: poder e ambição |
title |
Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências - parte 1: poder e ambição |
spellingShingle |
Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências - parte 1: poder e ambição Moreira,Leonardo Maciel Educação em química História da ciência Filosofia da ciência Peça teatral Análise do discurso Alfabetização científica |
title_short |
Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências - parte 1: poder e ambição |
title_full |
Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências - parte 1: poder e ambição |
title_fullStr |
Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências - parte 1: poder e ambição |
title_full_unstemmed |
Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências - parte 1: poder e ambição |
title_sort |
Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências - parte 1: poder e ambição |
author |
Moreira,Leonardo Maciel |
author_facet |
Moreira,Leonardo Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira,Leonardo Maciel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em química História da ciência Filosofia da ciência Peça teatral Análise do discurso Alfabetização científica |
topic |
Educação em química História da ciência Filosofia da ciência Peça teatral Análise do discurso Alfabetização científica |
description |
A História e Filosofia da Ciência (HFC) tem se tornado um campo com significativas inserções no Ensino de Ciências. Este trabalho tem como objetivo geral apresentar uma análise do texto teatral Oxigênio visando à abordagem da HFC. Especificamente, será apresentada uma análise sobre a construção do conceito cientista, focalizando as temáticas poder e ambição. O texto teatral foi analisado utilizando-se a Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana. A análise explicitou a problematização de questões com respeito a motivação, interesses, ética e trabalho científico. Esses aspectos estão inseridos no escopo das discussões abarcadas pela HFC no sentido de se atingir a alfabetização científica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000400005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000400005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132012000400005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.4 2012 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956683870208 |