A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200015 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o resultado de levantamento realizado em 22 periódicos nacionais na área de Ensino de Ciências, que buscou identificar os trabalhos mais citados como fontes de consulta ou referência, considerando os artigos que continham as palavras ciência, tecnologia e sociedade, juntas ou separadas. Os artigos encontrados foram modelados como uma rede de citações. Foram identificados 88 trabalhos, dos quais resultaram 394 fontes e listados os 13 trabalhos mais citados. Os resultados permitem inferir que: há predominância de autores nacionais como fonte de pesquisa dos trabalhos publicados nos principais periódicos; não estão presentes autores dos primeiros textos e trabalhos referidos na área; e que não é possível perceber a interdisciplinaridade e a contextualização características da área CTS. Resultados preliminares confirmam a necessidade de se conhecer quais as fontes de que se utilizam os autores dos principais trabalhos que servem de base para a produção CTS no Brasil. |
id |
UNESP-22_186c88910e8da96707f560242babd0e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132013000200015 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos?Ensino de ciência e tecnologiaRevisão bibliográficaPeriódicoRevista científicaCitaçãoCTSRedes sociaisO presente trabalho apresenta o resultado de levantamento realizado em 22 periódicos nacionais na área de Ensino de Ciências, que buscou identificar os trabalhos mais citados como fontes de consulta ou referência, considerando os artigos que continham as palavras ciência, tecnologia e sociedade, juntas ou separadas. Os artigos encontrados foram modelados como uma rede de citações. Foram identificados 88 trabalhos, dos quais resultaram 394 fontes e listados os 13 trabalhos mais citados. Os resultados permitem inferir que: há predominância de autores nacionais como fonte de pesquisa dos trabalhos publicados nos principais periódicos; não estão presentes autores dos primeiros textos e trabalhos referidos na área; e que não é possível perceber a interdisciplinaridade e a contextualização características da área CTS. Resultados preliminares confirmam a necessidade de se conhecer quais as fontes de que se utilizam os autores dos principais trabalhos que servem de base para a produção CTS no Brasil.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200015Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.2 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000200015info:eu-repo/semantics/openAccessChrispino,AlvaroLima,Leonardo Silva deAlbuquerque,Márcia Bengio deFreitas,Ana Claudia Carvalho deSilva,Marco Aurélio Ferreira Brasil dapor2013-07-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000200015Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:48.369561Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos? |
title |
A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos? |
spellingShingle |
A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos? Chrispino,Alvaro Ensino de ciência e tecnologia Revisão bibliográfica Periódico Revista científica Citação CTS Redes sociais |
title_short |
A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos? |
title_full |
A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos? |
title_fullStr |
A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos? |
title_full_unstemmed |
A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos? |
title_sort |
A área CTS no Brasil vista como rede social: onde aprendemos? |
author |
Chrispino,Alvaro |
author_facet |
Chrispino,Alvaro Lima,Leonardo Silva de Albuquerque,Márcia Bengio de Freitas,Ana Claudia Carvalho de Silva,Marco Aurélio Ferreira Brasil da |
author_role |
author |
author2 |
Lima,Leonardo Silva de Albuquerque,Márcia Bengio de Freitas,Ana Claudia Carvalho de Silva,Marco Aurélio Ferreira Brasil da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chrispino,Alvaro Lima,Leonardo Silva de Albuquerque,Márcia Bengio de Freitas,Ana Claudia Carvalho de Silva,Marco Aurélio Ferreira Brasil da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciência e tecnologia Revisão bibliográfica Periódico Revista científica Citação CTS Redes sociais |
topic |
Ensino de ciência e tecnologia Revisão bibliográfica Periódico Revista científica Citação CTS Redes sociais |
description |
O presente trabalho apresenta o resultado de levantamento realizado em 22 periódicos nacionais na área de Ensino de Ciências, que buscou identificar os trabalhos mais citados como fontes de consulta ou referência, considerando os artigos que continham as palavras ciência, tecnologia e sociedade, juntas ou separadas. Os artigos encontrados foram modelados como uma rede de citações. Foram identificados 88 trabalhos, dos quais resultaram 394 fontes e listados os 13 trabalhos mais citados. Os resultados permitem inferir que: há predominância de autores nacionais como fonte de pesquisa dos trabalhos publicados nos principais periódicos; não estão presentes autores dos primeiros textos e trabalhos referidos na área; e que não é possível perceber a interdisciplinaridade e a contextualização características da área CTS. Resultados preliminares confirmam a necessidade de se conhecer quais as fontes de que se utilizam os autores dos principais trabalhos que servem de base para a produção CTS no Brasil. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132013000200015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.2 2013 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956742590464 |