Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300803 |
Resumo: | Resumo: Este artigo é o resultado da análise bibliográfica entre os conteúdos associados à educação ambiental com foco em sustentabilidade, retratando a importância dos conteúdos abordados nos livros didáticos da educação básica e nos artigos e livros científicos debatidos e retratados nas universidades. Essa pesquisa tem como finalidade analisar o contexto ambiental no currículo desses espaços institucionais e perceber se há uma conexão ou um distanciamento entre eles. Outros aspectos abordados no trabalho são os principais temas em debate nessas instituições, as convergências entre os conteúdos e a integração existente entre eles. Dentro das considerações finais, além das descrições resultantes das literaturas analisadas, é apresentada uma abordagem sobre as possibilidades de interações entre as instituições, visando um trabalho integrador na promoção de uma dialogicidade que permite a autonomia dos indivíduos nas suas instituições de ensino. |
id |
UNESP-22_29c3194face7cb8eee9de754aaf79d5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132019000300803 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades?Educação ambientalAvaliação do currículoEnsino superiorEducação básicaLivro didáticoResumo: Este artigo é o resultado da análise bibliográfica entre os conteúdos associados à educação ambiental com foco em sustentabilidade, retratando a importância dos conteúdos abordados nos livros didáticos da educação básica e nos artigos e livros científicos debatidos e retratados nas universidades. Essa pesquisa tem como finalidade analisar o contexto ambiental no currículo desses espaços institucionais e perceber se há uma conexão ou um distanciamento entre eles. Outros aspectos abordados no trabalho são os principais temas em debate nessas instituições, as convergências entre os conteúdos e a integração existente entre eles. Dentro das considerações finais, além das descrições resultantes das literaturas analisadas, é apresentada uma abordagem sobre as possibilidades de interações entre as instituições, visando um trabalho integrador na promoção de uma dialogicidade que permite a autonomia dos indivíduos nas suas instituições de ensino.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300803Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.3 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190030007info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Ana PaulaSantos Junior,Reginaldo Pereira dospor2019-10-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000300803Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:10.683374Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades? |
title |
Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades? |
spellingShingle |
Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades? Silva,Ana Paula Educação ambiental Avaliação do currículo Ensino superior Educação básica Livro didático |
title_short |
Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades? |
title_full |
Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades? |
title_fullStr |
Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades? |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades? |
title_sort |
Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades? |
author |
Silva,Ana Paula |
author_facet |
Silva,Ana Paula Santos Junior,Reginaldo Pereira dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos Junior,Reginaldo Pereira dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Ana Paula Santos Junior,Reginaldo Pereira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Avaliação do currículo Ensino superior Educação básica Livro didático |
topic |
Educação ambiental Avaliação do currículo Ensino superior Educação básica Livro didático |
description |
Resumo: Este artigo é o resultado da análise bibliográfica entre os conteúdos associados à educação ambiental com foco em sustentabilidade, retratando a importância dos conteúdos abordados nos livros didáticos da educação básica e nos artigos e livros científicos debatidos e retratados nas universidades. Essa pesquisa tem como finalidade analisar o contexto ambiental no currículo desses espaços institucionais e perceber se há uma conexão ou um distanciamento entre eles. Outros aspectos abordados no trabalho são os principais temas em debate nessas instituições, as convergências entre os conteúdos e a integração existente entre eles. Dentro das considerações finais, além das descrições resultantes das literaturas analisadas, é apresentada uma abordagem sobre as possibilidades de interações entre as instituições, visando um trabalho integrador na promoção de uma dialogicidade que permite a autonomia dos indivíduos nas suas instituições de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300803 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320190030007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.3 2019 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958517829632 |