Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Ana Paula
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos Junior,Reginaldo Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300803
Resumo: Resumo: Este artigo é o resultado da análise bibliográfica entre os conteúdos associados à educação ambiental com foco em sustentabilidade, retratando a importância dos conteúdos abordados nos livros didáticos da educação básica e nos artigos e livros científicos debatidos e retratados nas universidades. Essa pesquisa tem como finalidade analisar o contexto ambiental no currículo desses espaços institucionais e perceber se há uma conexão ou um distanciamento entre eles. Outros aspectos abordados no trabalho são os principais temas em debate nessas instituições, as convergências entre os conteúdos e a integração existente entre eles. Dentro das considerações finais, além das descrições resultantes das literaturas analisadas, é apresentada uma abordagem sobre as possibilidades de interações entre as instituições, visando um trabalho integrador na promoção de uma dialogicidade que permite a autonomia dos indivíduos nas suas instituições de ensino.
id UNESP-22_29c3194face7cb8eee9de754aaf79d5b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132019000300803
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades?Educação ambientalAvaliação do currículoEnsino superiorEducação básicaLivro didáticoResumo: Este artigo é o resultado da análise bibliográfica entre os conteúdos associados à educação ambiental com foco em sustentabilidade, retratando a importância dos conteúdos abordados nos livros didáticos da educação básica e nos artigos e livros científicos debatidos e retratados nas universidades. Essa pesquisa tem como finalidade analisar o contexto ambiental no currículo desses espaços institucionais e perceber se há uma conexão ou um distanciamento entre eles. Outros aspectos abordados no trabalho são os principais temas em debate nessas instituições, as convergências entre os conteúdos e a integração existente entre eles. Dentro das considerações finais, além das descrições resultantes das literaturas analisadas, é apresentada uma abordagem sobre as possibilidades de interações entre as instituições, visando um trabalho integrador na promoção de uma dialogicidade que permite a autonomia dos indivíduos nas suas instituições de ensino.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300803Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.3 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190030007info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Ana PaulaSantos Junior,Reginaldo Pereira dospor2019-10-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000300803Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:10.683374Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades?
title Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades?
spellingShingle Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades?
Silva,Ana Paula
Educação ambiental
Avaliação do currículo
Ensino superior
Educação básica
Livro didático
title_short Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades?
title_full Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades?
title_fullStr Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades?
title_full_unstemmed Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades?
title_sort Educação ambiental e sustentabilidade: é possível uma integração interdisciplinar entre o ensino básico e as universidades?
author Silva,Ana Paula
author_facet Silva,Ana Paula
Santos Junior,Reginaldo Pereira dos
author_role author
author2 Santos Junior,Reginaldo Pereira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Ana Paula
Santos Junior,Reginaldo Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Avaliação do currículo
Ensino superior
Educação básica
Livro didático
topic Educação ambiental
Avaliação do currículo
Ensino superior
Educação básica
Livro didático
description Resumo: Este artigo é o resultado da análise bibliográfica entre os conteúdos associados à educação ambiental com foco em sustentabilidade, retratando a importância dos conteúdos abordados nos livros didáticos da educação básica e nos artigos e livros científicos debatidos e retratados nas universidades. Essa pesquisa tem como finalidade analisar o contexto ambiental no currículo desses espaços institucionais e perceber se há uma conexão ou um distanciamento entre eles. Outros aspectos abordados no trabalho são os principais temas em debate nessas instituições, as convergências entre os conteúdos e a integração existente entre eles. Dentro das considerações finais, além das descrições resultantes das literaturas analisadas, é apresentada uma abordagem sobre as possibilidades de interações entre as instituições, visando um trabalho integrador na promoção de uma dialogicidade que permite a autonomia dos indivíduos nas suas instituições de ensino.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300803
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000300803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320190030007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.3 2019
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958517829632