A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300007 |
Resumo: | Mediante a análise de sete dos nove títulos de livros didáticos qualificados pelo Programa do Livro para o Ensino Médio (PNLEM/2009), procurou-se mostrar que há uma concepção de ciência intrínseca a cada uma das propostas apresentadas nesses livros. Entre os referenciais assumidos para o desenvolvimento da análise, está a inserção de história mediante o aporte filosófico de uma abordagem relacional, que leva em consideração - quando se narra a história de um conceito científico - a relação entre este conceito e o problema a partir do qual emerge a necessidade deste conceito. Esta investigação levou-nos à conclusão de que os elementos históricos contidos nos livros didáticos, referentes à história da dupla hélice do DNA, possibilitam a constituição de uma concepção de ciências que mostra a ciência como uma construção histórica, pela razão de que seus resultados são respostas a problemas legitimados historicamente. |
id |
UNESP-22_2a98971ae7042d27ce7eff911e7fb31a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132013000300007 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogoEnsino de biologiaEnsino MédioLivro didáticoDupla hélice do DNAMediante a análise de sete dos nove títulos de livros didáticos qualificados pelo Programa do Livro para o Ensino Médio (PNLEM/2009), procurou-se mostrar que há uma concepção de ciência intrínseca a cada uma das propostas apresentadas nesses livros. Entre os referenciais assumidos para o desenvolvimento da análise, está a inserção de história mediante o aporte filosófico de uma abordagem relacional, que leva em consideração - quando se narra a história de um conceito científico - a relação entre este conceito e o problema a partir do qual emerge a necessidade deste conceito. Esta investigação levou-nos à conclusão de que os elementos históricos contidos nos livros didáticos, referentes à história da dupla hélice do DNA, possibilitam a constituição de uma concepção de ciências que mostra a ciência como uma construção histórica, pela razão de que seus resultados são respostas a problemas legitimados historicamente.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300007Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.3 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000300007info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Marcos Rodrigues daPassos,Marinez MeneghelloBoas,Anderson Vilaspor2013-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000300007Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:48.813462Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo |
title |
A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo |
spellingShingle |
A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo Silva,Marcos Rodrigues da Ensino de biologia Ensino Médio Livro didático Dupla hélice do DNA |
title_short |
A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo |
title_full |
A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo |
title_fullStr |
A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo |
title_full_unstemmed |
A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo |
title_sort |
A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo |
author |
Silva,Marcos Rodrigues da |
author_facet |
Silva,Marcos Rodrigues da Passos,Marinez Meneghello Boas,Anderson Vilas |
author_role |
author |
author2 |
Passos,Marinez Meneghello Boas,Anderson Vilas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva,Marcos Rodrigues da Passos,Marinez Meneghello Boas,Anderson Vilas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de biologia Ensino Médio Livro didático Dupla hélice do DNA |
topic |
Ensino de biologia Ensino Médio Livro didático Dupla hélice do DNA |
description |
Mediante a análise de sete dos nove títulos de livros didáticos qualificados pelo Programa do Livro para o Ensino Médio (PNLEM/2009), procurou-se mostrar que há uma concepção de ciência intrínseca a cada uma das propostas apresentadas nesses livros. Entre os referenciais assumidos para o desenvolvimento da análise, está a inserção de história mediante o aporte filosófico de uma abordagem relacional, que leva em consideração - quando se narra a história de um conceito científico - a relação entre este conceito e o problema a partir do qual emerge a necessidade deste conceito. Esta investigação levou-nos à conclusão de que os elementos históricos contidos nos livros didáticos, referentes à história da dupla hélice do DNA, possibilitam a constituição de uma concepção de ciências que mostra a ciência como uma construção histórica, pela razão de que seus resultados são respostas a problemas legitimados historicamente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132013000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.3 2013 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956753076224 |