A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Marcos Rodrigues da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Passos,Marinez Meneghello, Boas,Anderson Vilas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300007
Resumo: Mediante a análise de sete dos nove títulos de livros didáticos qualificados pelo Programa do Livro para o Ensino Médio (PNLEM/2009), procurou-se mostrar que há uma concepção de ciência intrínseca a cada uma das propostas apresentadas nesses livros. Entre os referenciais assumidos para o desenvolvimento da análise, está a inserção de história mediante o aporte filosófico de uma abordagem relacional, que leva em consideração - quando se narra a história de um conceito científico - a relação entre este conceito e o problema a partir do qual emerge a necessidade deste conceito. Esta investigação levou-nos à conclusão de que os elementos históricos contidos nos livros didáticos, referentes à história da dupla hélice do DNA, possibilitam a constituição de uma concepção de ciências que mostra a ciência como uma construção histórica, pela razão de que seus resultados são respostas a problemas legitimados historicamente.
id UNESP-22_2a98971ae7042d27ce7eff911e7fb31a
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132013000300007
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogoEnsino de biologiaEnsino MédioLivro didáticoDupla hélice do DNAMediante a análise de sete dos nove títulos de livros didáticos qualificados pelo Programa do Livro para o Ensino Médio (PNLEM/2009), procurou-se mostrar que há uma concepção de ciência intrínseca a cada uma das propostas apresentadas nesses livros. Entre os referenciais assumidos para o desenvolvimento da análise, está a inserção de história mediante o aporte filosófico de uma abordagem relacional, que leva em consideração - quando se narra a história de um conceito científico - a relação entre este conceito e o problema a partir do qual emerge a necessidade deste conceito. Esta investigação levou-nos à conclusão de que os elementos históricos contidos nos livros didáticos, referentes à história da dupla hélice do DNA, possibilitam a constituição de uma concepção de ciências que mostra a ciência como uma construção histórica, pela razão de que seus resultados são respostas a problemas legitimados historicamente.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300007Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.3 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000300007info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Marcos Rodrigues daPassos,Marinez MeneghelloBoas,Anderson Vilaspor2013-10-07T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000300007Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:48.813462Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo
title A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo
spellingShingle A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo
Silva,Marcos Rodrigues da
Ensino de biologia
Ensino Médio
Livro didático
Dupla hélice do DNA
title_short A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo
title_full A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo
title_fullStr A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo
title_full_unstemmed A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo
title_sort A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo
author Silva,Marcos Rodrigues da
author_facet Silva,Marcos Rodrigues da
Passos,Marinez Meneghello
Boas,Anderson Vilas
author_role author
author2 Passos,Marinez Meneghello
Boas,Anderson Vilas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Marcos Rodrigues da
Passos,Marinez Meneghello
Boas,Anderson Vilas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Ensino Médio
Livro didático
Dupla hélice do DNA
topic Ensino de biologia
Ensino Médio
Livro didático
Dupla hélice do DNA
description Mediante a análise de sete dos nove títulos de livros didáticos qualificados pelo Programa do Livro para o Ensino Médio (PNLEM/2009), procurou-se mostrar que há uma concepção de ciência intrínseca a cada uma das propostas apresentadas nesses livros. Entre os referenciais assumidos para o desenvolvimento da análise, está a inserção de história mediante o aporte filosófico de uma abordagem relacional, que leva em consideração - quando se narra a história de um conceito científico - a relação entre este conceito e o problema a partir do qual emerge a necessidade deste conceito. Esta investigação levou-nos à conclusão de que os elementos históricos contidos nos livros didáticos, referentes à história da dupla hélice do DNA, possibilitam a constituição de uma concepção de ciências que mostra a ciência como uma construção histórica, pela razão de que seus resultados são respostas a problemas legitimados historicamente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132013000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.3 2013
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956753076224