Evidências de validade da escala de atitudes de estudantes do ensino superior frente à estatística - EAEst

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarti,Aline Giovana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vendramini,Claudette Maria Medeiros, Camilo,Camila Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100241
Resumo: Resumo O objetivo desta pesquisa foi averiguar as evidências de validade para a Escala de Atitudes frente à Estatística - EAEst. Este instrumento avalia as atitudes perante a Estatística a partir de um modelo tridimensional, que considera o conhecimento sobre a matéria (cognitivo), expressa um sentimento (afetivo) e um comportamento (comportamental). Para este fim, foi utilizada a EAEst, Likert de 5 pontos, com 24 itens. Participaram deste estudo 277 estudantes de ensino superior de ambos os sexos, com idades entre 18 e 54 anos (M = 24,1 e DP = 5,8). A fim de verificar a consistência interna do instrumento foi utilizada a Análise Fatorial Confirmatória, que sugeriu um modelo observável semelhante ao modelo teórico das atitudes. A confiabilidade foi verificada por meio do alfa de Cronbach (α = 0,908). Os resultados indicaram propriedades psicométricas satisfatórias. Sugere-se que estudos posteriores utilizem outros tipos de evidência de validade, como a de critério, e metanálises.
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