Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silveira,Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto, Bazzo,Walter Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100005
Resumo: Ressalta-se a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perante os questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social e, em especial, sua relevância para o Ensino Médio. Os pressupostos do movimento CTS têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional. Dentro da proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), configurada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEMs), percebe-se a relevância de aproximar o aluno da interação com a ciência e a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, oportunizando a ele uma concepção ampla e social do contexto científico-tecnológico.
id UNESP-22_2e66ce78fd27a1bc7641fdc8b99b1ae8
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132007000100005
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino MédioCTSEnsino MédioEducação científica e tecnológicaRessalta-se a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perante os questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social e, em especial, sua relevância para o Ensino Médio. Os pressupostos do movimento CTS têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional. Dentro da proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), configurada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEMs), percebe-se a relevância de aproximar o aluno da interação com a ciência e a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, oportunizando a ele uma concepção ampla e social do contexto científico-tecnológico.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100005Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.1 2007reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132007000100005info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro,Nilcéia Aparecida MacielSilveira,Rosemari Monteiro Castilho FoggiattoBazzo,Walter Antoniopor2007-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132007000100005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:30.256464Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio
title Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio
spellingShingle Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio
Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel
CTS
Ensino Médio
Educação científica e tecnológica
title_short Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio
title_full Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio
title_fullStr Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio
title_full_unstemmed Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio
title_sort Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio
author Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel
author_facet Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel
Silveira,Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Bazzo,Walter Antonio
author_role author
author2 Silveira,Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Bazzo,Walter Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel
Silveira,Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto
Bazzo,Walter Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv CTS
Ensino Médio
Educação científica e tecnológica
topic CTS
Ensino Médio
Educação científica e tecnológica
description Ressalta-se a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perante os questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social e, em especial, sua relevância para o Ensino Médio. Os pressupostos do movimento CTS têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional. Dentro da proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), configurada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEMs), percebe-se a relevância de aproximar o aluno da interação com a ciência e a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, oportunizando a ele uma concepção ampla e social do contexto científico-tecnológico.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132007000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.1 2007
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955388878848