Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100005 |
Resumo: | Ressalta-se a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perante os questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social e, em especial, sua relevância para o Ensino Médio. Os pressupostos do movimento CTS têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional. Dentro da proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), configurada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEMs), percebe-se a relevância de aproximar o aluno da interação com a ciência e a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, oportunizando a ele uma concepção ampla e social do contexto científico-tecnológico. |
id |
UNESP-22_2e66ce78fd27a1bc7641fdc8b99b1ae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132007000100005 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino MédioCTSEnsino MédioEducação científica e tecnológicaRessalta-se a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perante os questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social e, em especial, sua relevância para o Ensino Médio. Os pressupostos do movimento CTS têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional. Dentro da proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), configurada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEMs), percebe-se a relevância de aproximar o aluno da interação com a ciência e a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, oportunizando a ele uma concepção ampla e social do contexto científico-tecnológico.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100005Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.1 2007reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132007000100005info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro,Nilcéia Aparecida MacielSilveira,Rosemari Monteiro Castilho FoggiattoBazzo,Walter Antoniopor2007-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132007000100005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:30.256464Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio |
title |
Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio |
spellingShingle |
Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel CTS Ensino Médio Educação científica e tecnológica |
title_short |
Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio |
title_full |
Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio |
title_fullStr |
Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio |
title_sort |
Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio |
author |
Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel |
author_facet |
Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel Silveira,Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Bazzo,Walter Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Silveira,Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Bazzo,Walter Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro,Nilcéia Aparecida Maciel Silveira,Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Bazzo,Walter Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTS Ensino Médio Educação científica e tecnológica |
topic |
CTS Ensino Médio Educação científica e tecnológica |
description |
Ressalta-se a importância do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perante os questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científico-tecnológico e social e, em especial, sua relevância para o Ensino Médio. Os pressupostos do movimento CTS têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional. Dentro da proposta da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), configurada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEMs), percebe-se a relevância de aproximar o aluno da interação com a ciência e a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, oportunizando a ele uma concepção ampla e social do contexto científico-tecnológico. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132007000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132007000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.13 n.1 2007 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955388878848 |