Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiro,Maiara Jaloretto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ortêncio Filho,Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300671
Resumo: Resumo: Morcegos provocam medo, são considerados pouco carismáticos para a população em geral e são raras as divulgações de seus benefícios ecológicos. Os livros didáticos podem acrescentar ou reforçar alguns equívocos, estereótipos e mitificações, além de falhas conceituais, informações incorretas ou de cunho discriminatório. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conteúdo sobre quirópteros dos livros didáticos, disponíveis na biblioteca municipal e em escolas públicas de Assis, São Paulo, além de avaliar como são veiculadas as informações pelas editoras com influência educacional. Dos 33 livros avaliados, apenas 26 continham informações sobre morcegos. Havia poucos erros conceituais ou informações distorcidas, mas, a qualidade informativa foi considerada insatisfatória e os discursos, superficiais. Constatou-se a necessidade de enfatizar as informações sobre os diversos papéis ecológicos dos morcegos e da inclusão de informações médico-sanitárias e profiláticas como forma de contribuição à saúde pública brasileira.
id UNESP-22_3ba036c842b03aa3532cf47334408f84
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132016000300671
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos"Ensino de ciênciasQuirópterosEnsino de biologiaLivro didáticoMorcegosResumo: Morcegos provocam medo, são considerados pouco carismáticos para a população em geral e são raras as divulgações de seus benefícios ecológicos. Os livros didáticos podem acrescentar ou reforçar alguns equívocos, estereótipos e mitificações, além de falhas conceituais, informações incorretas ou de cunho discriminatório. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conteúdo sobre quirópteros dos livros didáticos, disponíveis na biblioteca municipal e em escolas públicas de Assis, São Paulo, além de avaliar como são veiculadas as informações pelas editoras com influência educacional. Dos 33 livros avaliados, apenas 26 continham informações sobre morcegos. Havia poucos erros conceituais ou informações distorcidas, mas, a qualidade informativa foi considerada insatisfatória e os discursos, superficiais. Constatou-se a necessidade de enfatizar as informações sobre os diversos papéis ecológicos dos morcegos e da inclusão de informações médico-sanitárias e profiláticas como forma de contribuição à saúde pública brasileira.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300671Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160030008info:eu-repo/semantics/openAccessBarreiro,Maiara JalorettoOrtêncio Filho,Henriquepor2016-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000300671Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:59.619347Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos"
title Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos"
spellingShingle Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos"
Barreiro,Maiara Jaloretto
Ensino de ciências
Quirópteros
Ensino de biologia
Livro didático
Morcegos
title_short Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos"
title_full Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos"
title_fullStr Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos"
title_full_unstemmed Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos"
title_sort Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos"
author Barreiro,Maiara Jaloretto
author_facet Barreiro,Maiara Jaloretto
Ortêncio Filho,Henrique
author_role author
author2 Ortêncio Filho,Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreiro,Maiara Jaloretto
Ortêncio Filho,Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Quirópteros
Ensino de biologia
Livro didático
Morcegos
topic Ensino de ciências
Quirópteros
Ensino de biologia
Livro didático
Morcegos
description Resumo: Morcegos provocam medo, são considerados pouco carismáticos para a população em geral e são raras as divulgações de seus benefícios ecológicos. Os livros didáticos podem acrescentar ou reforçar alguns equívocos, estereótipos e mitificações, além de falhas conceituais, informações incorretas ou de cunho discriminatório. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conteúdo sobre quirópteros dos livros didáticos, disponíveis na biblioteca municipal e em escolas públicas de Assis, São Paulo, além de avaliar como são veiculadas as informações pelas editoras com influência educacional. Dos 33 livros avaliados, apenas 26 continham informações sobre morcegos. Havia poucos erros conceituais ou informações distorcidas, mas, a qualidade informativa foi considerada insatisfatória e os discursos, superficiais. Constatou-se a necessidade de enfatizar as informações sobre os diversos papéis ecológicos dos morcegos e da inclusão de informações médico-sanitárias e profiláticas como forma de contribuição à saúde pública brasileira.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300671
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320160030008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957598228480