Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300671 |
Resumo: | Resumo: Morcegos provocam medo, são considerados pouco carismáticos para a população em geral e são raras as divulgações de seus benefícios ecológicos. Os livros didáticos podem acrescentar ou reforçar alguns equívocos, estereótipos e mitificações, além de falhas conceituais, informações incorretas ou de cunho discriminatório. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conteúdo sobre quirópteros dos livros didáticos, disponíveis na biblioteca municipal e em escolas públicas de Assis, São Paulo, além de avaliar como são veiculadas as informações pelas editoras com influência educacional. Dos 33 livros avaliados, apenas 26 continham informações sobre morcegos. Havia poucos erros conceituais ou informações distorcidas, mas, a qualidade informativa foi considerada insatisfatória e os discursos, superficiais. Constatou-se a necessidade de enfatizar as informações sobre os diversos papéis ecológicos dos morcegos e da inclusão de informações médico-sanitárias e profiláticas como forma de contribuição à saúde pública brasileira. |
id |
UNESP-22_3ba036c842b03aa3532cf47334408f84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132016000300671 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos"Ensino de ciênciasQuirópterosEnsino de biologiaLivro didáticoMorcegosResumo: Morcegos provocam medo, são considerados pouco carismáticos para a população em geral e são raras as divulgações de seus benefícios ecológicos. Os livros didáticos podem acrescentar ou reforçar alguns equívocos, estereótipos e mitificações, além de falhas conceituais, informações incorretas ou de cunho discriminatório. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conteúdo sobre quirópteros dos livros didáticos, disponíveis na biblioteca municipal e em escolas públicas de Assis, São Paulo, além de avaliar como são veiculadas as informações pelas editoras com influência educacional. Dos 33 livros avaliados, apenas 26 continham informações sobre morcegos. Havia poucos erros conceituais ou informações distorcidas, mas, a qualidade informativa foi considerada insatisfatória e os discursos, superficiais. Constatou-se a necessidade de enfatizar as informações sobre os diversos papéis ecológicos dos morcegos e da inclusão de informações médico-sanitárias e profiláticas como forma de contribuição à saúde pública brasileira.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300671Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160030008info:eu-repo/semantics/openAccessBarreiro,Maiara JalorettoOrtêncio Filho,Henriquepor2016-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000300671Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:59.619347Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos" |
title |
Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos" |
spellingShingle |
Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos" Barreiro,Maiara Jaloretto Ensino de ciências Quirópteros Ensino de biologia Livro didático Morcegos |
title_short |
Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos" |
title_full |
Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos" |
title_fullStr |
Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos" |
title_full_unstemmed |
Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos" |
title_sort |
Análise de livros didáticos sobre o tema "morcegos" |
author |
Barreiro,Maiara Jaloretto |
author_facet |
Barreiro,Maiara Jaloretto Ortêncio Filho,Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Ortêncio Filho,Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreiro,Maiara Jaloretto Ortêncio Filho,Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Quirópteros Ensino de biologia Livro didático Morcegos |
topic |
Ensino de ciências Quirópteros Ensino de biologia Livro didático Morcegos |
description |
Resumo: Morcegos provocam medo, são considerados pouco carismáticos para a população em geral e são raras as divulgações de seus benefícios ecológicos. Os livros didáticos podem acrescentar ou reforçar alguns equívocos, estereótipos e mitificações, além de falhas conceituais, informações incorretas ou de cunho discriminatório. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conteúdo sobre quirópteros dos livros didáticos, disponíveis na biblioteca municipal e em escolas públicas de Assis, São Paulo, além de avaliar como são veiculadas as informações pelas editoras com influência educacional. Dos 33 livros avaliados, apenas 26 continham informações sobre morcegos. Havia poucos erros conceituais ou informações distorcidas, mas, a qualidade informativa foi considerada insatisfatória e os discursos, superficiais. Constatou-se a necessidade de enfatizar as informações sobre os diversos papéis ecológicos dos morcegos e da inclusão de informações médico-sanitárias e profiláticas como forma de contribuição à saúde pública brasileira. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300671 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320160030008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957598228480 |