O Projeto Estudo do Meio em Ponta Grossa (Paraná, Brasil) e a realização de roteiros turístico-pedagógicos voltados para os aspectos da geodiversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,Jasmine Cardozo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pinto,Maricy Cardozo Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400008
Resumo: O Projeto Estudo do Meio foi um projeto transdisciplinar destinado aos professores do ensino público Fundamental e infantil, realizado entre 2007 e 2012, que teve como objetivo a educação patrimonial, englobando o patrimônio natural. Com o intuito de oferecer, aos professores, a oportunidade de conhecerem e debaterem sobre o meio, foram organizadas saídas de campo para atrativos turísticos. Assim, este artigo teve por objetivo analisar, sob a ótica do professor, a participação neste projeto e o interesse na realização de roteiros turístico-pedagógicos envolvendo aspectos da geodiversidade. A metodologia englobou: a participação nas saídas de campo, pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários. Observou-se a importância da formação continuada tendo como objetivo agregar conhecimentos que contribuam para a construção de uma consciência conservacionista dos professores. Concluindo, foi demonstrado que, para 98% dos professores entrevistados, a região apresenta potencial para a realização do Geoturismo e de roteiros turísticos voltados para aspectos da geodiversidade.
id UNESP-22_3dbac913c7d0a80b22470aa4f3c60eb2
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132013000400008
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O Projeto Estudo do Meio em Ponta Grossa (Paraná, Brasil) e a realização de roteiros turístico-pedagógicos voltados para os aspectos da geodiversidadeFormação de professoresEnsino FundamentalEducação ambientalGeodiversidadeO Projeto Estudo do Meio foi um projeto transdisciplinar destinado aos professores do ensino público Fundamental e infantil, realizado entre 2007 e 2012, que teve como objetivo a educação patrimonial, englobando o patrimônio natural. Com o intuito de oferecer, aos professores, a oportunidade de conhecerem e debaterem sobre o meio, foram organizadas saídas de campo para atrativos turísticos. Assim, este artigo teve por objetivo analisar, sob a ótica do professor, a participação neste projeto e o interesse na realização de roteiros turístico-pedagógicos envolvendo aspectos da geodiversidade. A metodologia englobou: a participação nas saídas de campo, pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários. Observou-se a importância da formação continuada tendo como objetivo agregar conhecimentos que contribuam para a construção de uma consciência conservacionista dos professores. Concluindo, foi demonstrado que, para 98% dos professores entrevistados, a região apresenta potencial para a realização do Geoturismo e de roteiros turísticos voltados para aspectos da geodiversidade.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400008Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.4 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000400008info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Jasmine CardozoPinto,Maricy Cardozo Teixeirapor2014-01-16T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000400008Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:49.765487Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O Projeto Estudo do Meio em Ponta Grossa (Paraná, Brasil) e a realização de roteiros turístico-pedagógicos voltados para os aspectos da geodiversidade
title O Projeto Estudo do Meio em Ponta Grossa (Paraná, Brasil) e a realização de roteiros turístico-pedagógicos voltados para os aspectos da geodiversidade
spellingShingle O Projeto Estudo do Meio em Ponta Grossa (Paraná, Brasil) e a realização de roteiros turístico-pedagógicos voltados para os aspectos da geodiversidade
Moreira,Jasmine Cardozo
Formação de professores
Ensino Fundamental
Educação ambiental
Geodiversidade
title_short O Projeto Estudo do Meio em Ponta Grossa (Paraná, Brasil) e a realização de roteiros turístico-pedagógicos voltados para os aspectos da geodiversidade
title_full O Projeto Estudo do Meio em Ponta Grossa (Paraná, Brasil) e a realização de roteiros turístico-pedagógicos voltados para os aspectos da geodiversidade
title_fullStr O Projeto Estudo do Meio em Ponta Grossa (Paraná, Brasil) e a realização de roteiros turístico-pedagógicos voltados para os aspectos da geodiversidade
title_full_unstemmed O Projeto Estudo do Meio em Ponta Grossa (Paraná, Brasil) e a realização de roteiros turístico-pedagógicos voltados para os aspectos da geodiversidade
title_sort O Projeto Estudo do Meio em Ponta Grossa (Paraná, Brasil) e a realização de roteiros turístico-pedagógicos voltados para os aspectos da geodiversidade
author Moreira,Jasmine Cardozo
author_facet Moreira,Jasmine Cardozo
Pinto,Maricy Cardozo Teixeira
author_role author
author2 Pinto,Maricy Cardozo Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,Jasmine Cardozo
Pinto,Maricy Cardozo Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino Fundamental
Educação ambiental
Geodiversidade
topic Formação de professores
Ensino Fundamental
Educação ambiental
Geodiversidade
description O Projeto Estudo do Meio foi um projeto transdisciplinar destinado aos professores do ensino público Fundamental e infantil, realizado entre 2007 e 2012, que teve como objetivo a educação patrimonial, englobando o patrimônio natural. Com o intuito de oferecer, aos professores, a oportunidade de conhecerem e debaterem sobre o meio, foram organizadas saídas de campo para atrativos turísticos. Assim, este artigo teve por objetivo analisar, sob a ótica do professor, a participação neste projeto e o interesse na realização de roteiros turístico-pedagógicos envolvendo aspectos da geodiversidade. A metodologia englobou: a participação nas saídas de campo, pesquisas bibliográficas e aplicação de questionários. Observou-se a importância da formação continuada tendo como objetivo agregar conhecimentos que contribuam para a construção de uma consciência conservacionista dos professores. Concluindo, foi demonstrado que, para 98% dos professores entrevistados, a região apresenta potencial para a realização do Geoturismo e de roteiros turísticos voltados para aspectos da geodiversidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000400008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132013000400008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.4 2013
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957012074496