A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto,Thaís Gimenez da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Amaral,Ivan Amorosino do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200014
Resumo: Pesquisa empírica que tem como objetivo analisar os efeitos de uma proposta inovadora de formação em serviço nas concepções e práticas declaradas de professoras polivalentes que lecionam Ciências nas séries iniciais. As professoras pesquisadas cursavam Licenciatura Plena em Pedagogia na Unicamp, por um convênio entre a universidade e as prefeituras municipais da Região Metropolitana de Campinas. Pesquisou-se quais as concepções e práticas declaradas, de 13 professoras, sobre o ensino de Ciências para as séries iniciais anteriormente, durante o transcorrer e ao final da disciplina, por meio de: questionários, redações, observação do curso e entrevistas. Concluiu-se que, embora a maioria das professoras pareça ter compreendido as ideias-chave da disciplina e tenha promovido mudanças em suas práticas docentes, a falta de conhecimento prévio de conteúdos específicos de Ciências e a pequena carga horária disponível foram os principais fatores que impossibilitaram a apreensão mais abrangente de algumas das ideias enfocadas pela disciplina.
id UNESP-22_3f28949272cd96d36adfae4ad461d620
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132015000200014
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadoraEnsino de ciênciasFormação de professoresSéries iniciaisPrática docenteEnsino FundamentalPesquisa empírica que tem como objetivo analisar os efeitos de uma proposta inovadora de formação em serviço nas concepções e práticas declaradas de professoras polivalentes que lecionam Ciências nas séries iniciais. As professoras pesquisadas cursavam Licenciatura Plena em Pedagogia na Unicamp, por um convênio entre a universidade e as prefeituras municipais da Região Metropolitana de Campinas. Pesquisou-se quais as concepções e práticas declaradas, de 13 professoras, sobre o ensino de Ciências para as séries iniciais anteriormente, durante o transcorrer e ao final da disciplina, por meio de: questionários, redações, observação do curso e entrevistas. Concluiu-se que, embora a maioria das professoras pareça ter compreendido as ideias-chave da disciplina e tenha promovido mudanças em suas práticas docentes, a falta de conhecimento prévio de conteúdos específicos de Ciências e a pequena carga horária disponível foram os principais fatores que impossibilitaram a apreensão mais abrangente de algumas das ideias enfocadas pela disciplina.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200014Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.2 2015reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320150020014info:eu-repo/semantics/openAccessAugusto,Thaís Gimenez da SilvaAmaral,Ivan Amorosino dopor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132015000200014Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:55.515675Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora
title A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora
spellingShingle A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora
Augusto,Thaís Gimenez da Silva
Ensino de ciências
Formação de professores
Séries iniciais
Prática docente
Ensino Fundamental
title_short A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora
title_full A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora
title_fullStr A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora
title_full_unstemmed A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora
title_sort A formação de professoras para o ensino de ciências nas séries iniciais: análise dos efeitos de uma proposta inovadora
author Augusto,Thaís Gimenez da Silva
author_facet Augusto,Thaís Gimenez da Silva
Amaral,Ivan Amorosino do
author_role author
author2 Amaral,Ivan Amorosino do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto,Thaís Gimenez da Silva
Amaral,Ivan Amorosino do
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Formação de professores
Séries iniciais
Prática docente
Ensino Fundamental
topic Ensino de ciências
Formação de professores
Séries iniciais
Prática docente
Ensino Fundamental
description Pesquisa empírica que tem como objetivo analisar os efeitos de uma proposta inovadora de formação em serviço nas concepções e práticas declaradas de professoras polivalentes que lecionam Ciências nas séries iniciais. As professoras pesquisadas cursavam Licenciatura Plena em Pedagogia na Unicamp, por um convênio entre a universidade e as prefeituras municipais da Região Metropolitana de Campinas. Pesquisou-se quais as concepções e práticas declaradas, de 13 professoras, sobre o ensino de Ciências para as séries iniciais anteriormente, durante o transcorrer e ao final da disciplina, por meio de: questionários, redações, observação do curso e entrevistas. Concluiu-se que, embora a maioria das professoras pareça ter compreendido as ideias-chave da disciplina e tenha promovido mudanças em suas práticas docentes, a falta de conhecimento prévio de conteúdos específicos de Ciências e a pequena carga horária disponível foram os principais fatores que impossibilitaram a apreensão mais abrangente de algumas das ideias enfocadas pela disciplina.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320150020014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.2 2015
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957496516608