O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacca,Jesuína Lopes de Almeida
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Scarinci,Anne Louise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300014
Resumo: Professores são convidados a introduzir uma aula expositiva numa sequência didática planejada. Os professores tiveram bastante dificuldade para localizar a atividade dentro do que concebiam sobre ensino e aprendizagem significativa. Diante da tarefa proposta, procuraram sistematizar os conteúdos anteriormente desenvolvidos na sala de aula, atribuindo novo sentido à estratégia, sem abandonar a importância de ouvir o aluno e de articular adequadamente os conceitos. A aula expositiva de cada um foi ressignificada, aparecendo com posição definida na sequência pedagógica e com conteúdo significativo em relação ao nível de conhecimento do aprendiz. A conclusão fundamental foi que, mesmo sem ser explícito, era possível haver diálogo entre os saberes do professor e dos alunos, o que parece ter ocorrido também com os professores enquanto aprendizes no programa de formação.
id UNESP-22_3fe2b25f61d75343446eacd5c4b6c6eb
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000300014
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativaConstrutivismo na sala de aulaAula expositiva construtivistaAprendizagem significativaFormação de professoresProfessores são convidados a introduzir uma aula expositiva numa sequência didática planejada. Os professores tiveram bastante dificuldade para localizar a atividade dentro do que concebiam sobre ensino e aprendizagem significativa. Diante da tarefa proposta, procuraram sistematizar os conteúdos anteriormente desenvolvidos na sala de aula, atribuindo novo sentido à estratégia, sem abandonar a importância de ouvir o aluno e de articular adequadamente os conceitos. A aula expositiva de cada um foi ressignificada, aparecendo com posição definida na sequência pedagógica e com conteúdo significativo em relação ao nível de conhecimento do aprendiz. A conclusão fundamental foi que, mesmo sem ser explícito, era possível haver diálogo entre os saberes do professor e dos alunos, o que parece ter ocorrido também com os professores enquanto aprendizes no programa de formação.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300014Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.3 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000300014info:eu-repo/semantics/openAccessPacca,Jesuína Lopes de AlmeidaScarinci,Anne Louisepor2011-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000300014Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:39.113152Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa
title O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa
spellingShingle O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa
Pacca,Jesuína Lopes de Almeida
Construtivismo na sala de aula
Aula expositiva construtivista
Aprendizagem significativa
Formação de professores
title_short O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa
title_full O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa
title_fullStr O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa
title_full_unstemmed O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa
title_sort O que pensam os professores sobre a função da aula expositiva para a aprendizagem significativa
author Pacca,Jesuína Lopes de Almeida
author_facet Pacca,Jesuína Lopes de Almeida
Scarinci,Anne Louise
author_role author
author2 Scarinci,Anne Louise
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacca,Jesuína Lopes de Almeida
Scarinci,Anne Louise
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo na sala de aula
Aula expositiva construtivista
Aprendizagem significativa
Formação de professores
topic Construtivismo na sala de aula
Aula expositiva construtivista
Aprendizagem significativa
Formação de professores
description Professores são convidados a introduzir uma aula expositiva numa sequência didática planejada. Os professores tiveram bastante dificuldade para localizar a atividade dentro do que concebiam sobre ensino e aprendizagem significativa. Diante da tarefa proposta, procuraram sistematizar os conteúdos anteriormente desenvolvidos na sala de aula, atribuindo novo sentido à estratégia, sem abandonar a importância de ouvir o aluno e de articular adequadamente os conceitos. A aula expositiva de cada um foi ressignificada, aparecendo com posição definida na sequência pedagógica e com conteúdo significativo em relação ao nível de conhecimento do aprendiz. A conclusão fundamental foi que, mesmo sem ser explícito, era possível haver diálogo entre os saberes do professor e dos alunos, o que parece ter ocorrido também com os professores enquanto aprendizes no programa de formação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000300014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.3 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956156436480