As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Vitor Fabrício Machado
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sasseron,Lucia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300007
Resumo: Neste trabalho propomos uma análise comparativa entre o discurso do professor e os indicadores de Alfabetização Científica apontados no discurso dos alunos, de modo a buscar uma relação entre a ação do professor e o desenvolvimento de habilidades visadas no ensino de ciências. Investigaremos as interações discursivas em sala de aula de Física do Ensino Médio utilizando duas metodologias de análise: a primeira visa a identificar as interações do professor, suas intenções, o conteúdo do discurso, as formas de abordagem, os padrões discursivos e as intervenções. A segunda, busca identificar, no discurso dos alunos, parâmetros de organização, seriação ou classificação de informações, elaboração e teste de hipóteses, raciocínio lógico, justificativa, previsão e explicação. Verificamos, dentre outras coisas, a relação direta entre o padrão discursivo do professor e o desenvolvimento de habilidades científicas relevantes a um ensino que vise a Alfabetização Científica.
id UNESP-22_439a60cf5d200714f3519bd613e05915
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000300007
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunosInterações discursivasAlfabetização científicaEnsino de ciênciasDiscurso do professorNeste trabalho propomos uma análise comparativa entre o discurso do professor e os indicadores de Alfabetização Científica apontados no discurso dos alunos, de modo a buscar uma relação entre a ação do professor e o desenvolvimento de habilidades visadas no ensino de ciências. Investigaremos as interações discursivas em sala de aula de Física do Ensino Médio utilizando duas metodologias de análise: a primeira visa a identificar as interações do professor, suas intenções, o conteúdo do discurso, as formas de abordagem, os padrões discursivos e as intervenções. A segunda, busca identificar, no discurso dos alunos, parâmetros de organização, seriação ou classificação de informações, elaboração e teste de hipóteses, raciocínio lógico, justificativa, previsão e explicação. Verificamos, dentre outras coisas, a relação direta entre o padrão discursivo do professor e o desenvolvimento de habilidades científicas relevantes a um ensino que vise a Alfabetização Científica.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300007Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.3 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000300007info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Vitor Fabrício MachadoSasseron,Lucia Helenapor2012-09-21T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000300007Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:45.184118Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos
title As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos
spellingShingle As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos
Souza,Vitor Fabrício Machado
Interações discursivas
Alfabetização científica
Ensino de ciências
Discurso do professor
title_short As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos
title_full As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos
title_fullStr As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos
title_full_unstemmed As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos
title_sort As interações discursivas no ensino de física: a promoção da discussão pelo professor e a alfabetização científica dos alunos
author Souza,Vitor Fabrício Machado
author_facet Souza,Vitor Fabrício Machado
Sasseron,Lucia Helena
author_role author
author2 Sasseron,Lucia Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Vitor Fabrício Machado
Sasseron,Lucia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Interações discursivas
Alfabetização científica
Ensino de ciências
Discurso do professor
topic Interações discursivas
Alfabetização científica
Ensino de ciências
Discurso do professor
description Neste trabalho propomos uma análise comparativa entre o discurso do professor e os indicadores de Alfabetização Científica apontados no discurso dos alunos, de modo a buscar uma relação entre a ação do professor e o desenvolvimento de habilidades visadas no ensino de ciências. Investigaremos as interações discursivas em sala de aula de Física do Ensino Médio utilizando duas metodologias de análise: a primeira visa a identificar as interações do professor, suas intenções, o conteúdo do discurso, as formas de abordagem, os padrões discursivos e as intervenções. A segunda, busca identificar, no discurso dos alunos, parâmetros de organização, seriação ou classificação de informações, elaboração e teste de hipóteses, raciocínio lógico, justificativa, previsão e explicação. Verificamos, dentre outras coisas, a relação direta entre o padrão discursivo do professor e o desenvolvimento de habilidades científicas relevantes a um ensino que vise a Alfabetização Científica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.3 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956664995840