Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira-Batista,Rodrigo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Maria-Da-Silva,Luciana, Souza,Roberto Rômulo de Medeiros, Pires-Do-Prado,Henrique Jannuzzelli, Silva,Cláudio Aprígio da, Rôças,Giselle, Oliveira,Alexandre Lopes de, Helayël-Neto,José Abdalla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200014
Resumo: A educação científica e tecnológica tem sido intensamente discutida hodiernamente, tendo em vista o compromisso último das diferentes instituições de ensino: formar cidadãos capazes de entender o mundo no qual estão inseridos. Com efeito, a apreciação de temas da atualidade se constitui em abordagem bastante salutar para motivar as discussões sobre tais temáticas em sala de aula. Neste domínio se inserem a nanociência e a nanotecnologia, saberes que podem ser abordados de forma interdisciplinar, envolvendo as ciências exatas e da natureza de forma articulada às ciências humanas e sociais. A proposição de eixos temáticos para o emprego da nanociência e da nanotecnologia como mote para o ensino de ciências, construídos a partir da revisão da literatura sob um enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) é o escopo do presente artigo.
id UNESP-22_46051c904106837e097f88a696152bef
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000200014
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambienteCiênciaTecnologiaSociedade e ambiente (CTSA)EducaçãoNanociênciaNanotecnologiaA educação científica e tecnológica tem sido intensamente discutida hodiernamente, tendo em vista o compromisso último das diferentes instituições de ensino: formar cidadãos capazes de entender o mundo no qual estão inseridos. Com efeito, a apreciação de temas da atualidade se constitui em abordagem bastante salutar para motivar as discussões sobre tais temáticas em sala de aula. Neste domínio se inserem a nanociência e a nanotecnologia, saberes que podem ser abordados de forma interdisciplinar, envolvendo as ciências exatas e da natureza de forma articulada às ciências humanas e sociais. A proposição de eixos temáticos para o emprego da nanociência e da nanotecnologia como mote para o ensino de ciências, construídos a partir da revisão da literatura sob um enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) é o escopo do presente artigo.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200014Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000200014info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira-Batista,RodrigoMaria-Da-Silva,LucianaSouza,Roberto Rômulo de MedeirosPires-Do-Prado,Henrique JannuzzelliSilva,Cláudio Aprígio daRôças,GiselleOliveira,Alexandre Lopes deHelayël-Neto,José Abdallapor2010-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000200014Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:38.190211Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
title Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
spellingShingle Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
Siqueira-Batista,Rodrigo
Ciência
Tecnologia
Sociedade e ambiente (CTSA)
Educação
Nanociência
Nanotecnologia
title_short Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
title_full Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
title_fullStr Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
title_full_unstemmed Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
title_sort Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
author Siqueira-Batista,Rodrigo
author_facet Siqueira-Batista,Rodrigo
Maria-Da-Silva,Luciana
Souza,Roberto Rômulo de Medeiros
Pires-Do-Prado,Henrique Jannuzzelli
Silva,Cláudio Aprígio da
Rôças,Giselle
Oliveira,Alexandre Lopes de
Helayël-Neto,José Abdalla
author_role author
author2 Maria-Da-Silva,Luciana
Souza,Roberto Rômulo de Medeiros
Pires-Do-Prado,Henrique Jannuzzelli
Silva,Cláudio Aprígio da
Rôças,Giselle
Oliveira,Alexandre Lopes de
Helayël-Neto,José Abdalla
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira-Batista,Rodrigo
Maria-Da-Silva,Luciana
Souza,Roberto Rômulo de Medeiros
Pires-Do-Prado,Henrique Jannuzzelli
Silva,Cláudio Aprígio da
Rôças,Giselle
Oliveira,Alexandre Lopes de
Helayël-Neto,José Abdalla
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Tecnologia
Sociedade e ambiente (CTSA)
Educação
Nanociência
Nanotecnologia
topic Ciência
Tecnologia
Sociedade e ambiente (CTSA)
Educação
Nanociência
Nanotecnologia
description A educação científica e tecnológica tem sido intensamente discutida hodiernamente, tendo em vista o compromisso último das diferentes instituições de ensino: formar cidadãos capazes de entender o mundo no qual estão inseridos. Com efeito, a apreciação de temas da atualidade se constitui em abordagem bastante salutar para motivar as discussões sobre tais temáticas em sala de aula. Neste domínio se inserem a nanociência e a nanotecnologia, saberes que podem ser abordados de forma interdisciplinar, envolvendo as ciências exatas e da natureza de forma articulada às ciências humanas e sociais. A proposição de eixos temáticos para o emprego da nanociência e da nanotecnologia como mote para o ensino de ciências, construídos a partir da revisão da literatura sob um enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) é o escopo do presente artigo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956134416384