Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200014 |
Resumo: | A educação científica e tecnológica tem sido intensamente discutida hodiernamente, tendo em vista o compromisso último das diferentes instituições de ensino: formar cidadãos capazes de entender o mundo no qual estão inseridos. Com efeito, a apreciação de temas da atualidade se constitui em abordagem bastante salutar para motivar as discussões sobre tais temáticas em sala de aula. Neste domínio se inserem a nanociência e a nanotecnologia, saberes que podem ser abordados de forma interdisciplinar, envolvendo as ciências exatas e da natureza de forma articulada às ciências humanas e sociais. A proposição de eixos temáticos para o emprego da nanociência e da nanotecnologia como mote para o ensino de ciências, construídos a partir da revisão da literatura sob um enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) é o escopo do presente artigo. |
id |
UNESP-22_46051c904106837e097f88a696152bef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132010000200014 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambienteCiênciaTecnologiaSociedade e ambiente (CTSA)EducaçãoNanociênciaNanotecnologiaA educação científica e tecnológica tem sido intensamente discutida hodiernamente, tendo em vista o compromisso último das diferentes instituições de ensino: formar cidadãos capazes de entender o mundo no qual estão inseridos. Com efeito, a apreciação de temas da atualidade se constitui em abordagem bastante salutar para motivar as discussões sobre tais temáticas em sala de aula. Neste domínio se inserem a nanociência e a nanotecnologia, saberes que podem ser abordados de forma interdisciplinar, envolvendo as ciências exatas e da natureza de forma articulada às ciências humanas e sociais. A proposição de eixos temáticos para o emprego da nanociência e da nanotecnologia como mote para o ensino de ciências, construídos a partir da revisão da literatura sob um enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) é o escopo do presente artigo.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200014Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000200014info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira-Batista,RodrigoMaria-Da-Silva,LucianaSouza,Roberto Rômulo de MedeirosPires-Do-Prado,Henrique JannuzzelliSilva,Cláudio Aprígio daRôças,GiselleOliveira,Alexandre Lopes deHelayël-Neto,José Abdallapor2010-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000200014Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:38.190211Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente |
title |
Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente |
spellingShingle |
Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente Siqueira-Batista,Rodrigo Ciência Tecnologia Sociedade e ambiente (CTSA) Educação Nanociência Nanotecnologia |
title_short |
Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente |
title_full |
Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente |
title_fullStr |
Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente |
title_full_unstemmed |
Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente |
title_sort |
Nanociência e nanotecnologia como temáticas para discussão de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente |
author |
Siqueira-Batista,Rodrigo |
author_facet |
Siqueira-Batista,Rodrigo Maria-Da-Silva,Luciana Souza,Roberto Rômulo de Medeiros Pires-Do-Prado,Henrique Jannuzzelli Silva,Cláudio Aprígio da Rôças,Giselle Oliveira,Alexandre Lopes de Helayël-Neto,José Abdalla |
author_role |
author |
author2 |
Maria-Da-Silva,Luciana Souza,Roberto Rômulo de Medeiros Pires-Do-Prado,Henrique Jannuzzelli Silva,Cláudio Aprígio da Rôças,Giselle Oliveira,Alexandre Lopes de Helayël-Neto,José Abdalla |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira-Batista,Rodrigo Maria-Da-Silva,Luciana Souza,Roberto Rômulo de Medeiros Pires-Do-Prado,Henrique Jannuzzelli Silva,Cláudio Aprígio da Rôças,Giselle Oliveira,Alexandre Lopes de Helayël-Neto,José Abdalla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Tecnologia Sociedade e ambiente (CTSA) Educação Nanociência Nanotecnologia |
topic |
Ciência Tecnologia Sociedade e ambiente (CTSA) Educação Nanociência Nanotecnologia |
description |
A educação científica e tecnológica tem sido intensamente discutida hodiernamente, tendo em vista o compromisso último das diferentes instituições de ensino: formar cidadãos capazes de entender o mundo no qual estão inseridos. Com efeito, a apreciação de temas da atualidade se constitui em abordagem bastante salutar para motivar as discussões sobre tais temáticas em sala de aula. Neste domínio se inserem a nanociência e a nanotecnologia, saberes que podem ser abordados de forma interdisciplinar, envolvendo as ciências exatas e da natureza de forma articulada às ciências humanas e sociais. A proposição de eixos temáticos para o emprego da nanociência e da nanotecnologia como mote para o ensino de ciências, construídos a partir da revisão da literatura sob um enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) é o escopo do presente artigo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132010000200014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956134416384 |