Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200375 |
Resumo: | Resumo: O teatro tem sido usado como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Neste artigo, analisamos duas atividades teatrais oferecidas pelo Museu Ciência e Vida, de Duque de Caxias (RJ). Com base em entrevistas e questionários, verificamos que os visitantes consultados têm familiaridade com o teatro, embora sejam frequentadores esporádicos desses espaços. Aqueles com menos acesso a programas culturais, envolvimento prévio com as temáticas abordadas e cujos filhos se engajaram na atividade tenderam a uma recepção positiva da mesma. Quando a atividade não atraía a criança ou a expectativa em relação a ela era diferente da vivenciada, a tendência foi de insatisfação. Independentemente das opiniões colhidas, vimos que as atividades despertaram no público reações que seriam dificilmente provocadas por atividades tradicionais do museu. Por este e outros motivos, defendemos a interação entre ciência e teatro como uma estratégia instigante e diferenciada de educação e divulgação da ciência. |
id |
UNESP-22_50e3c98867abe6785dd77a26b9a4a97a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132018000200375 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museusCiência e teatroMuseu de ciênciaDivulgação científicaEducação científicaResumo: O teatro tem sido usado como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Neste artigo, analisamos duas atividades teatrais oferecidas pelo Museu Ciência e Vida, de Duque de Caxias (RJ). Com base em entrevistas e questionários, verificamos que os visitantes consultados têm familiaridade com o teatro, embora sejam frequentadores esporádicos desses espaços. Aqueles com menos acesso a programas culturais, envolvimento prévio com as temáticas abordadas e cujos filhos se engajaram na atividade tenderam a uma recepção positiva da mesma. Quando a atividade não atraía a criança ou a expectativa em relação a ela era diferente da vivenciada, a tendência foi de insatisfação. Independentemente das opiniões colhidas, vimos que as atividades despertaram no público reações que seriam dificilmente provocadas por atividades tradicionais do museu. Por este e outros motivos, defendemos a interação entre ciência e teatro como uma estratégia instigante e diferenciada de educação e divulgação da ciência.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200375Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.2 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180020008info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Carla da SilvaFreire,MaíraBento,LuizJardim,GabrielaRamalho,MarinaDahmouche,Monicapor2018-06-29T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000200375Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:05.798083Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus |
title |
Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus |
spellingShingle |
Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus Almeida,Carla da Silva Ciência e teatro Museu de ciência Divulgação científica Educação científica |
title_short |
Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus |
title_full |
Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus |
title_fullStr |
Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus |
title_full_unstemmed |
Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus |
title_sort |
Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus |
author |
Almeida,Carla da Silva |
author_facet |
Almeida,Carla da Silva Freire,Maíra Bento,Luiz Jardim,Gabriela Ramalho,Marina Dahmouche,Monica |
author_role |
author |
author2 |
Freire,Maíra Bento,Luiz Jardim,Gabriela Ramalho,Marina Dahmouche,Monica |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida,Carla da Silva Freire,Maíra Bento,Luiz Jardim,Gabriela Ramalho,Marina Dahmouche,Monica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência e teatro Museu de ciência Divulgação científica Educação científica |
topic |
Ciência e teatro Museu de ciência Divulgação científica Educação científica |
description |
Resumo: O teatro tem sido usado como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Neste artigo, analisamos duas atividades teatrais oferecidas pelo Museu Ciência e Vida, de Duque de Caxias (RJ). Com base em entrevistas e questionários, verificamos que os visitantes consultados têm familiaridade com o teatro, embora sejam frequentadores esporádicos desses espaços. Aqueles com menos acesso a programas culturais, envolvimento prévio com as temáticas abordadas e cujos filhos se engajaram na atividade tenderam a uma recepção positiva da mesma. Quando a atividade não atraía a criança ou a expectativa em relação a ela era diferente da vivenciada, a tendência foi de insatisfação. Independentemente das opiniões colhidas, vimos que as atividades despertaram no público reações que seriam dificilmente provocadas por atividades tradicionais do museu. Por este e outros motivos, defendemos a interação entre ciência e teatro como uma estratégia instigante e diferenciada de educação e divulgação da ciência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200375 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320180020008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.2 2018 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958011367424 |