Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Carla da Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Freire,Maíra, Bento,Luiz, Jardim,Gabriela, Ramalho,Marina, Dahmouche,Monica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200375
Resumo: Resumo: O teatro tem sido usado como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Neste artigo, analisamos duas atividades teatrais oferecidas pelo Museu Ciência e Vida, de Duque de Caxias (RJ). Com base em entrevistas e questionários, verificamos que os visitantes consultados têm familiaridade com o teatro, embora sejam frequentadores esporádicos desses espaços. Aqueles com menos acesso a programas culturais, envolvimento prévio com as temáticas abordadas e cujos filhos se engajaram na atividade tenderam a uma recepção positiva da mesma. Quando a atividade não atraía a criança ou a expectativa em relação a ela era diferente da vivenciada, a tendência foi de insatisfação. Independentemente das opiniões colhidas, vimos que as atividades despertaram no público reações que seriam dificilmente provocadas por atividades tradicionais do museu. Por este e outros motivos, defendemos a interação entre ciência e teatro como uma estratégia instigante e diferenciada de educação e divulgação da ciência.
id UNESP-22_50e3c98867abe6785dd77a26b9a4a97a
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132018000200375
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museusCiência e teatroMuseu de ciênciaDivulgação científicaEducação científicaResumo: O teatro tem sido usado como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Neste artigo, analisamos duas atividades teatrais oferecidas pelo Museu Ciência e Vida, de Duque de Caxias (RJ). Com base em entrevistas e questionários, verificamos que os visitantes consultados têm familiaridade com o teatro, embora sejam frequentadores esporádicos desses espaços. Aqueles com menos acesso a programas culturais, envolvimento prévio com as temáticas abordadas e cujos filhos se engajaram na atividade tenderam a uma recepção positiva da mesma. Quando a atividade não atraía a criança ou a expectativa em relação a ela era diferente da vivenciada, a tendência foi de insatisfação. Independentemente das opiniões colhidas, vimos que as atividades despertaram no público reações que seriam dificilmente provocadas por atividades tradicionais do museu. Por este e outros motivos, defendemos a interação entre ciência e teatro como uma estratégia instigante e diferenciada de educação e divulgação da ciência.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2018-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200375Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.2 2018reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320180020008info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Carla da SilvaFreire,MaíraBento,LuizJardim,GabrielaRamalho,MarinaDahmouche,Monicapor2018-06-29T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132018000200375Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:05.798083Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus
title Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus
spellingShingle Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus
Almeida,Carla da Silva
Ciência e teatro
Museu de ciência
Divulgação científica
Educação científica
title_short Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus
title_full Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus
title_fullStr Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus
title_full_unstemmed Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus
title_sort Ciência e teatro: um estudo sobre as artes cênicas como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus
author Almeida,Carla da Silva
author_facet Almeida,Carla da Silva
Freire,Maíra
Bento,Luiz
Jardim,Gabriela
Ramalho,Marina
Dahmouche,Monica
author_role author
author2 Freire,Maíra
Bento,Luiz
Jardim,Gabriela
Ramalho,Marina
Dahmouche,Monica
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Carla da Silva
Freire,Maíra
Bento,Luiz
Jardim,Gabriela
Ramalho,Marina
Dahmouche,Monica
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência e teatro
Museu de ciência
Divulgação científica
Educação científica
topic Ciência e teatro
Museu de ciência
Divulgação científica
Educação científica
description Resumo: O teatro tem sido usado como estratégia de educação e divulgação da ciência em museus. Neste artigo, analisamos duas atividades teatrais oferecidas pelo Museu Ciência e Vida, de Duque de Caxias (RJ). Com base em entrevistas e questionários, verificamos que os visitantes consultados têm familiaridade com o teatro, embora sejam frequentadores esporádicos desses espaços. Aqueles com menos acesso a programas culturais, envolvimento prévio com as temáticas abordadas e cujos filhos se engajaram na atividade tenderam a uma recepção positiva da mesma. Quando a atividade não atraía a criança ou a expectativa em relação a ela era diferente da vivenciada, a tendência foi de insatisfação. Independentemente das opiniões colhidas, vimos que as atividades despertaram no público reações que seriam dificilmente provocadas por atividades tradicionais do museu. Por este e outros motivos, defendemos a interação entre ciência e teatro como uma estratégia instigante e diferenciada de educação e divulgação da ciência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200375
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000200375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320180020008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.24 n.2 2018
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958011367424