As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheid,Neusa Maria John
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Reis,Pedro Guilherme Rocha dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100129
Resumo: Resumo Este estudo de revisão da literatura científica publicada recentemente no repositório da Universidade de Lisboa teve como objetivos: (a) investigar o papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na promoção da discussão e da ação sociopolítica sobre controvérsias sociocientíficas em contexto escolar, com o intuito de visar, sobretudo, ao desenvolvimento do cidadão nas suas diferentes dimensões, tendo em vista uma participação ativa e fundamentada na sociedade e na resolução de seus problemas; (b) investigar como ocorre o desenvolvimento, a implementação e o estudo de materiais, metodologias e abordagens que apoiem professores e estudantes nesse enfoque da educação em Ciências; e (c) identificar os fatores que influenciam positiva e negativamente o envolvimento nesse tipo de ações. Os resultados das publicações analisadas indicam que as TIC são fundamentais para o desenvolvimento de uma abordagem na perspectiva da educação em Ciências que almeja ser capaz de educar na cidadania.
id UNESP-22_544776bd38c33ca9a057337c0f353e84
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132016000100129
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto portuguêsEducação em ciênciasTecnologias da informação e comunicaçãoWeb 2.0Revisão bibliográficaResumo Este estudo de revisão da literatura científica publicada recentemente no repositório da Universidade de Lisboa teve como objetivos: (a) investigar o papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na promoção da discussão e da ação sociopolítica sobre controvérsias sociocientíficas em contexto escolar, com o intuito de visar, sobretudo, ao desenvolvimento do cidadão nas suas diferentes dimensões, tendo em vista uma participação ativa e fundamentada na sociedade e na resolução de seus problemas; (b) investigar como ocorre o desenvolvimento, a implementação e o estudo de materiais, metodologias e abordagens que apoiem professores e estudantes nesse enfoque da educação em Ciências; e (c) identificar os fatores que influenciam positiva e negativamente o envolvimento nesse tipo de ações. Os resultados das publicações analisadas indicam que as TIC são fundamentais para o desenvolvimento de uma abordagem na perspectiva da educação em Ciências que almeja ser capaz de educar na cidadania.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100129Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.1 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160010009info:eu-repo/semantics/openAccessScheid,Neusa Maria JohnReis,Pedro Guilherme Rocha dospor2016-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000100129Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:57.864593Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português
title As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português
spellingShingle As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português
Scheid,Neusa Maria John
Educação em ciências
Tecnologias da informação e comunicação
Web 2.0
Revisão bibliográfica
title_short As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português
title_full As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português
title_fullStr As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português
title_full_unstemmed As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português
title_sort As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de ciências naturais em contexto português
author Scheid,Neusa Maria John
author_facet Scheid,Neusa Maria John
Reis,Pedro Guilherme Rocha dos
author_role author
author2 Reis,Pedro Guilherme Rocha dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheid,Neusa Maria John
Reis,Pedro Guilherme Rocha dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Tecnologias da informação e comunicação
Web 2.0
Revisão bibliográfica
topic Educação em ciências
Tecnologias da informação e comunicação
Web 2.0
Revisão bibliográfica
description Resumo Este estudo de revisão da literatura científica publicada recentemente no repositório da Universidade de Lisboa teve como objetivos: (a) investigar o papel das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na promoção da discussão e da ação sociopolítica sobre controvérsias sociocientíficas em contexto escolar, com o intuito de visar, sobretudo, ao desenvolvimento do cidadão nas suas diferentes dimensões, tendo em vista uma participação ativa e fundamentada na sociedade e na resolução de seus problemas; (b) investigar como ocorre o desenvolvimento, a implementação e o estudo de materiais, metodologias e abordagens que apoiem professores e estudantes nesse enfoque da educação em Ciências; e (c) identificar os fatores que influenciam positiva e negativamente o envolvimento nesse tipo de ações. Os resultados das publicações analisadas indicam que as TIC são fundamentais para o desenvolvimento de uma abordagem na perspectiva da educação em Ciências que almeja ser capaz de educar na cidadania.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100129
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000100129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320160010009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.1 2016
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957555236864