Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Diego Adaylano Monteiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leite,Raquel Crosara Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300643
Resumo: Resumo: Neste trabalho, definimos como objetivo identificar e discutir as concepções sobre educação ambiental presentes na proposta da Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino (MEA), no Ceará. Assumimos o paradigma qualitativo de investigação e realizamos entrevistas com organizadores do evento, que também são formadores ambientais responsáveis pela educação ambiental (EA) no Estado do Ceará. Após esta etapa, relacionamos os dados das entrevistas com a pesquisa documental sobre os editais do evento. Fundamentados pela Análise de Conteúdo, analisamos os temas, palavras e expressões que se aproximam ou se distanciam das perspectivas sobre EA descritas na literatura. Consideramos que a proposta da MEA apresenta diferentes perspectivas da EA, tais como inserções conservacionistas, científicas, resolutivas e críticas. Está presente no horizonte pedagógico deste evento a busca de projetos que fazem transformações sociais e curriculares.
id UNESP-22_54db68b427e9637215008dee7bdd7752
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132017000300643
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no CearáEducação ambientalConcepçõesMostras ambientaisResumo: Neste trabalho, definimos como objetivo identificar e discutir as concepções sobre educação ambiental presentes na proposta da Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino (MEA), no Ceará. Assumimos o paradigma qualitativo de investigação e realizamos entrevistas com organizadores do evento, que também são formadores ambientais responsáveis pela educação ambiental (EA) no Estado do Ceará. Após esta etapa, relacionamos os dados das entrevistas com a pesquisa documental sobre os editais do evento. Fundamentados pela Análise de Conteúdo, analisamos os temas, palavras e expressões que se aproximam ou se distanciam das perspectivas sobre EA descritas na literatura. Consideramos que a proposta da MEA apresenta diferentes perspectivas da EA, tais como inserções conservacionistas, científicas, resolutivas e críticas. Está presente no horizonte pedagógico deste evento a busca de projetos que fazem transformações sociais e curriculares.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300643Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.3 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170030007info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues,Diego Adaylano MonteiroLeite,Raquel Crosara Maiapor2017-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000300643Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:03.095155Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no Ceará
title Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no Ceará
spellingShingle Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no Ceará
Rodrigues,Diego Adaylano Monteiro
Educação ambiental
Concepções
Mostras ambientais
title_short Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no Ceará
title_full Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no Ceará
title_fullStr Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no Ceará
title_full_unstemmed Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no Ceará
title_sort Para além do espaço verde na escola: análise das concepções sobre educação ambiental vinculadas à proposta da Mostra de Educação Ambiental no Ceará
author Rodrigues,Diego Adaylano Monteiro
author_facet Rodrigues,Diego Adaylano Monteiro
Leite,Raquel Crosara Maia
author_role author
author2 Leite,Raquel Crosara Maia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues,Diego Adaylano Monteiro
Leite,Raquel Crosara Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Concepções
Mostras ambientais
topic Educação ambiental
Concepções
Mostras ambientais
description Resumo: Neste trabalho, definimos como objetivo identificar e discutir as concepções sobre educação ambiental presentes na proposta da Mostra de Educação Ambiental da Rede Estadual de Ensino (MEA), no Ceará. Assumimos o paradigma qualitativo de investigação e realizamos entrevistas com organizadores do evento, que também são formadores ambientais responsáveis pela educação ambiental (EA) no Estado do Ceará. Após esta etapa, relacionamos os dados das entrevistas com a pesquisa documental sobre os editais do evento. Fundamentados pela Análise de Conteúdo, analisamos os temas, palavras e expressões que se aproximam ou se distanciam das perspectivas sobre EA descritas na literatura. Consideramos que a proposta da MEA apresenta diferentes perspectivas da EA, tais como inserções conservacionistas, científicas, resolutivas e críticas. Está presente no horizonte pedagógico deste evento a busca de projetos que fazem transformações sociais e curriculares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300643
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320170030007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.3 2017
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957942161408