Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grossi,Márcia Gorett Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leal,Débora Cristina Cordeiro Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100229
Resumo: Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar os Objetos de Aprendizagem presentes no ambiente virtual de aprendizagem do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, especificamente do curso técnico de Meio Ambiente ofertado a distância, com o intuito de verificar se atendem aos aspectos de avaliação de material didático em formato digital definidos por Sabota e Pereira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pelo estudo de caso. Dentre os resultados, destaca-se que muitos dos recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso analisado não contemplam aspectos como interação e interatividade, engajamento, afetividade e flexibilização, aspectos esses necessários para o estabelecimento de uma efetiva prática pedagógica na Educação a distância (EaD). Por fim, demonstrou-se, nesta pesquisa, como os Objetos de Aprendizagem podem ser selecionados e analisados por professores no processo de ensino-aprendizagem.
id UNESP-22_60e7e000b1c4fbfa159444de13e87a2a
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132020000100229
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a DistânciaEnsino a distânciaEducação ambientalAmbiente virtual de aprendizagemMaterial didático digitalObjetos de aprendizagemResumo: O objetivo deste artigo foi analisar os Objetos de Aprendizagem presentes no ambiente virtual de aprendizagem do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, especificamente do curso técnico de Meio Ambiente ofertado a distância, com o intuito de verificar se atendem aos aspectos de avaliação de material didático em formato digital definidos por Sabota e Pereira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pelo estudo de caso. Dentre os resultados, destaca-se que muitos dos recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso analisado não contemplam aspectos como interação e interatividade, engajamento, afetividade e flexibilização, aspectos esses necessários para o estabelecimento de uma efetiva prática pedagógica na Educação a distância (EaD). Por fim, demonstrou-se, nesta pesquisa, como os Objetos de Aprendizagem podem ser selecionados e analisados por professores no processo de ensino-aprendizagem.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100229Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320200032info:eu-repo/semantics/openAccessGrossi,Márcia Gorett RibeiroLeal,Débora Cristina Cordeiro Campospor2020-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132020000100229Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:13.669670Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância
title Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância
spellingShingle Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância
Grossi,Márcia Gorett Ribeiro
Ensino a distância
Educação ambiental
Ambiente virtual de aprendizagem
Material didático digital
Objetos de aprendizagem
title_short Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância
title_full Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância
title_fullStr Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância
title_full_unstemmed Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância
title_sort Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância
author Grossi,Márcia Gorett Ribeiro
author_facet Grossi,Márcia Gorett Ribeiro
Leal,Débora Cristina Cordeiro Campos
author_role author
author2 Leal,Débora Cristina Cordeiro Campos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grossi,Márcia Gorett Ribeiro
Leal,Débora Cristina Cordeiro Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Educação ambiental
Ambiente virtual de aprendizagem
Material didático digital
Objetos de aprendizagem
topic Ensino a distância
Educação ambiental
Ambiente virtual de aprendizagem
Material didático digital
Objetos de aprendizagem
description Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar os Objetos de Aprendizagem presentes no ambiente virtual de aprendizagem do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, especificamente do curso técnico de Meio Ambiente ofertado a distância, com o intuito de verificar se atendem aos aspectos de avaliação de material didático em formato digital definidos por Sabota e Pereira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pelo estudo de caso. Dentre os resultados, destaca-se que muitos dos recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso analisado não contemplam aspectos como interação e interatividade, engajamento, afetividade e flexibilização, aspectos esses necessários para o estabelecimento de uma efetiva prática pedagógica na Educação a distância (EaD). Por fim, demonstrou-se, nesta pesquisa, como os Objetos de Aprendizagem podem ser selecionados e analisados por professores no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100229
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320200032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958869102592