Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100229 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar os Objetos de Aprendizagem presentes no ambiente virtual de aprendizagem do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, especificamente do curso técnico de Meio Ambiente ofertado a distância, com o intuito de verificar se atendem aos aspectos de avaliação de material didático em formato digital definidos por Sabota e Pereira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pelo estudo de caso. Dentre os resultados, destaca-se que muitos dos recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso analisado não contemplam aspectos como interação e interatividade, engajamento, afetividade e flexibilização, aspectos esses necessários para o estabelecimento de uma efetiva prática pedagógica na Educação a distância (EaD). Por fim, demonstrou-se, nesta pesquisa, como os Objetos de Aprendizagem podem ser selecionados e analisados por professores no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
UNESP-22_60e7e000b1c4fbfa159444de13e87a2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132020000100229 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a DistânciaEnsino a distânciaEducação ambientalAmbiente virtual de aprendizagemMaterial didático digitalObjetos de aprendizagemResumo: O objetivo deste artigo foi analisar os Objetos de Aprendizagem presentes no ambiente virtual de aprendizagem do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, especificamente do curso técnico de Meio Ambiente ofertado a distância, com o intuito de verificar se atendem aos aspectos de avaliação de material didático em formato digital definidos por Sabota e Pereira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pelo estudo de caso. Dentre os resultados, destaca-se que muitos dos recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso analisado não contemplam aspectos como interação e interatividade, engajamento, afetividade e flexibilização, aspectos esses necessários para o estabelecimento de uma efetiva prática pedagógica na Educação a distância (EaD). Por fim, demonstrou-se, nesta pesquisa, como os Objetos de Aprendizagem podem ser selecionados e analisados por professores no processo de ensino-aprendizagem.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100229Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320200032info:eu-repo/semantics/openAccessGrossi,Márcia Gorett RibeiroLeal,Débora Cristina Cordeiro Campospor2020-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132020000100229Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:13.669670Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância |
title |
Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância |
spellingShingle |
Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância Grossi,Márcia Gorett Ribeiro Ensino a distância Educação ambiental Ambiente virtual de aprendizagem Material didático digital Objetos de aprendizagem |
title_short |
Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância |
title_full |
Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância |
title_fullStr |
Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância |
title_full_unstemmed |
Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância |
title_sort |
Análise dos Objetos de Aprendizagem Utilizados em Curso Técnico de Meio Ambiente a Distância |
author |
Grossi,Márcia Gorett Ribeiro |
author_facet |
Grossi,Márcia Gorett Ribeiro Leal,Débora Cristina Cordeiro Campos |
author_role |
author |
author2 |
Leal,Débora Cristina Cordeiro Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grossi,Márcia Gorett Ribeiro Leal,Débora Cristina Cordeiro Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Educação ambiental Ambiente virtual de aprendizagem Material didático digital Objetos de aprendizagem |
topic |
Ensino a distância Educação ambiental Ambiente virtual de aprendizagem Material didático digital Objetos de aprendizagem |
description |
Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar os Objetos de Aprendizagem presentes no ambiente virtual de aprendizagem do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, especificamente do curso técnico de Meio Ambiente ofertado a distância, com o intuito de verificar se atendem aos aspectos de avaliação de material didático em formato digital definidos por Sabota e Pereira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pelo estudo de caso. Dentre os resultados, destaca-se que muitos dos recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso analisado não contemplam aspectos como interação e interatividade, engajamento, afetividade e flexibilização, aspectos esses necessários para o estabelecimento de uma efetiva prática pedagógica na Educação a distância (EaD). Por fim, demonstrou-se, nesta pesquisa, como os Objetos de Aprendizagem podem ser selecionados e analisados por professores no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100229 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320200032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958869102592 |