O uso de textos de divulgaçao científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perticarrari,André
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Trigo,Fernando Rossi, Barbieri,Marisa Ramos, Covas,Dimas Tadeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200007
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Básico a partir do uso de texto de divulgação científica desenvolvido pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, com participação de pesquisadores. A prática pedagógica foi baseada em estudo de texto como técnica de ensino e consistiu na leitura, estudo e discussão do texto sobre Ecologia chamado "Lago e floresta: tão diferentes, mas muito semelhantes", o qual abordava o funcionamento dos ecossistemas. Foram aplicados questionários para avaliação da articulação de conceitos apresentada pelos alunos, cujas respostas foram analisadas de acordo com os objetivos cognitivos de Bloom. Com os resultados obtidos, pode-se afirmar que o uso de texto adequadamente preparado, associado à ação do professor como mediador, interferindo no processo cognitivo, e do aluno como agente ativo, possibilitou que os alunos fossem além do conhecimento de terminologias e fatos, importantes para a aprendizagem significativa.
id UNESP-22_6871109ee609fb68c12ebed39a7972f3
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000200007
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O uso de textos de divulgaçao científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básicaEnsino de CiênciasEnsino-aprendizagemDivulgação científicaDifusão do conhecimentoO objetivo desta pesquisa foi avaliar o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Básico a partir do uso de texto de divulgação científica desenvolvido pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, com participação de pesquisadores. A prática pedagógica foi baseada em estudo de texto como técnica de ensino e consistiu na leitura, estudo e discussão do texto sobre Ecologia chamado "Lago e floresta: tão diferentes, mas muito semelhantes", o qual abordava o funcionamento dos ecossistemas. Foram aplicados questionários para avaliação da articulação de conceitos apresentada pelos alunos, cujas respostas foram analisadas de acordo com os objetivos cognitivos de Bloom. Com os resultados obtidos, pode-se afirmar que o uso de texto adequadamente preparado, associado à ação do professor como mediador, interferindo no processo cognitivo, e do aluno como agente ativo, possibilitou que os alunos fossem além do conhecimento de terminologias e fatos, importantes para a aprendizagem significativa.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200007Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000200007info:eu-repo/semantics/openAccessPerticarrari,AndréTrigo,Fernando RossiBarbieri,Marisa RamosCovas,Dimas Tadeupor2010-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000200007Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:37.783085Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O uso de textos de divulgaçao científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica
title O uso de textos de divulgaçao científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica
spellingShingle O uso de textos de divulgaçao científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica
Perticarrari,André
Ensino de Ciências
Ensino-aprendizagem
Divulgação científica
Difusão do conhecimento
title_short O uso de textos de divulgaçao científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica
title_full O uso de textos de divulgaçao científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica
title_fullStr O uso de textos de divulgaçao científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica
title_full_unstemmed O uso de textos de divulgaçao científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica
title_sort O uso de textos de divulgaçao científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica
author Perticarrari,André
author_facet Perticarrari,André
Trigo,Fernando Rossi
Barbieri,Marisa Ramos
Covas,Dimas Tadeu
author_role author
author2 Trigo,Fernando Rossi
Barbieri,Marisa Ramos
Covas,Dimas Tadeu
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perticarrari,André
Trigo,Fernando Rossi
Barbieri,Marisa Ramos
Covas,Dimas Tadeu
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Ensino-aprendizagem
Divulgação científica
Difusão do conhecimento
topic Ensino de Ciências
Ensino-aprendizagem
Divulgação científica
Difusão do conhecimento
description O objetivo desta pesquisa foi avaliar o processo de aprendizagem de alunos do Ensino Básico a partir do uso de texto de divulgação científica desenvolvido pela Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, com participação de pesquisadores. A prática pedagógica foi baseada em estudo de texto como técnica de ensino e consistiu na leitura, estudo e discussão do texto sobre Ecologia chamado "Lago e floresta: tão diferentes, mas muito semelhantes", o qual abordava o funcionamento dos ecossistemas. Foram aplicados questionários para avaliação da articulação de conceitos apresentada pelos alunos, cujas respostas foram analisadas de acordo com os objetivos cognitivos de Bloom. Com os resultados obtidos, pode-se afirmar que o uso de texto adequadamente preparado, associado à ação do professor como mediador, interferindo no processo cognitivo, e do aluno como agente ativo, possibilitou que os alunos fossem além do conhecimento de terminologias e fatos, importantes para a aprendizagem significativa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956123930624