Dialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarino,Giselle Faur de Castro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Queiroz,Glória Regina Pessôa Campello, Araújo,Roberto Moreira Xavier de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200006
Resumo: A visão reducionista, implícita no ensino tradicional de Física - o mundo reduzido a partículas -, repercute e embasa uma percepção reducionista da sociedade, como simples soma de indivíduos. Desse modo, podemos entender o significado social e político do currículo e de que forma a escola e as práticas educativas interferem na sociedade. Neste trabalho, faremos a crítica ao atual modelo hegemônico de Ensino de Física e, em particular, ao reducionismo mecanicista, com base em uma compreensão histórica e dialética da relação do simples com o complexo, como o ponto de partida para o conhecimento inter e transdisciplinar; e discutiremos o ensino baseado no dialogismo e na consequente democracia real em sala de aula como caminho para sua conscientização e emancipação dos alunos e do professor. Partiremos da teoria Dialógica de Bakhtin para repensar o ensino de Física, do currículo à prática pedagógica.
id UNESP-22_690ec9e95fa0e98bae7bc95d9966050b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132013000200006
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Dialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógicaEnsino de FísicaDialogismoCidadaniaMikhail BakhtinA visão reducionista, implícita no ensino tradicional de Física - o mundo reduzido a partículas -, repercute e embasa uma percepção reducionista da sociedade, como simples soma de indivíduos. Desse modo, podemos entender o significado social e político do currículo e de que forma a escola e as práticas educativas interferem na sociedade. Neste trabalho, faremos a crítica ao atual modelo hegemônico de Ensino de Física e, em particular, ao reducionismo mecanicista, com base em uma compreensão histórica e dialética da relação do simples com o complexo, como o ponto de partida para o conhecimento inter e transdisciplinar; e discutiremos o ensino baseado no dialogismo e na consequente democracia real em sala de aula como caminho para sua conscientização e emancipação dos alunos e do professor. Partiremos da teoria Dialógica de Bakhtin para repensar o ensino de Física, do currículo à prática pedagógica.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200006Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.2 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000200006info:eu-repo/semantics/openAccessCatarino,Giselle Faur de CastroQueiroz,Glória Regina Pessôa CampelloAraújo,Roberto Moreira Xavier depor2013-07-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000200006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:47.837693Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Dialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógica
title Dialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógica
spellingShingle Dialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógica
Catarino,Giselle Faur de Castro
Ensino de Física
Dialogismo
Cidadania
Mikhail Bakhtin
title_short Dialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógica
title_full Dialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógica
title_fullStr Dialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógica
title_full_unstemmed Dialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógica
title_sort Dialogismo, ensino de física e sociedade: do currículo à prática pedagógica
author Catarino,Giselle Faur de Castro
author_facet Catarino,Giselle Faur de Castro
Queiroz,Glória Regina Pessôa Campello
Araújo,Roberto Moreira Xavier de
author_role author
author2 Queiroz,Glória Regina Pessôa Campello
Araújo,Roberto Moreira Xavier de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Catarino,Giselle Faur de Castro
Queiroz,Glória Regina Pessôa Campello
Araújo,Roberto Moreira Xavier de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Dialogismo
Cidadania
Mikhail Bakhtin
topic Ensino de Física
Dialogismo
Cidadania
Mikhail Bakhtin
description A visão reducionista, implícita no ensino tradicional de Física - o mundo reduzido a partículas -, repercute e embasa uma percepção reducionista da sociedade, como simples soma de indivíduos. Desse modo, podemos entender o significado social e político do currículo e de que forma a escola e as práticas educativas interferem na sociedade. Neste trabalho, faremos a crítica ao atual modelo hegemônico de Ensino de Física e, em particular, ao reducionismo mecanicista, com base em uma compreensão histórica e dialética da relação do simples com o complexo, como o ponto de partida para o conhecimento inter e transdisciplinar; e discutiremos o ensino baseado no dialogismo e na consequente democracia real em sala de aula como caminho para sua conscientização e emancipação dos alunos e do professor. Partiremos da teoria Dialógica de Bakhtin para repensar o ensino de Física, do currículo à prática pedagógica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132013000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.2 2013
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956728958976