Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,Thabata Rodrigues de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lopes,Nataly Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100228
Resumo: Resumo: Embora diversos pesquisadores argumentem pela necessidade de uma Educação CTS, ainda são necessários estudos no campo do ensino de ciências que discutam problemáticas humanitárias nesta perspectiva, tal como o racismo, que proporcionem o desenvolvimento de valores como justiça e igualdade. Para tanto, investigamos as implicações da questão sociocientífica 'Raças Humanas' na formação de professores de ciências. Como resultado, destacamos a abrangência da temática envolvendo as dimensões ética, moral e valorativa do conhecimento científico e a contribuição dos espaços de reflexões coletivas como potenciais para o desenvolvimento profissional docente. Assim, consideramos que tal abordagem tem muito a contribuir à formação de professores antirracistas.
id UNESP-22_6a297f5bee481203fab680bd84ba2cda
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100228
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciênciasRacismoEducação CTSEnsino de ciênciasQSCProblemas socioeducacionaisResumo: Embora diversos pesquisadores argumentem pela necessidade de uma Educação CTS, ainda são necessários estudos no campo do ensino de ciências que discutam problemáticas humanitárias nesta perspectiva, tal como o racismo, que proporcionem o desenvolvimento de valores como justiça e igualdade. Para tanto, investigamos as implicações da questão sociocientífica 'Raças Humanas' na formação de professores de ciências. Como resultado, destacamos a abrangência da temática envolvendo as dimensões ética, moral e valorativa do conhecimento científico e a contribuição dos espaços de reflexões coletivas como potenciais para o desenvolvimento profissional docente. Assim, consideramos que tal abordagem tem muito a contribuir à formação de professores antirracistas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100228Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210030info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Thabata Rodrigues deLopes,Nataly Carvalhopor2021-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100228Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:18.018774Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências
title Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências
spellingShingle Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências
Carvalho,Thabata Rodrigues de
Racismo
Educação CTS
Ensino de ciências
QSC
Problemas socioeducacionais
title_short Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências
title_full Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências
title_fullStr Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências
title_full_unstemmed Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências
title_sort Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências
author Carvalho,Thabata Rodrigues de
author_facet Carvalho,Thabata Rodrigues de
Lopes,Nataly Carvalho
author_role author
author2 Lopes,Nataly Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,Thabata Rodrigues de
Lopes,Nataly Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo
Educação CTS
Ensino de ciências
QSC
Problemas socioeducacionais
topic Racismo
Educação CTS
Ensino de ciências
QSC
Problemas socioeducacionais
description Resumo: Embora diversos pesquisadores argumentem pela necessidade de uma Educação CTS, ainda são necessários estudos no campo do ensino de ciências que discutam problemáticas humanitárias nesta perspectiva, tal como o racismo, que proporcionem o desenvolvimento de valores como justiça e igualdade. Para tanto, investigamos as implicações da questão sociocientífica 'Raças Humanas' na formação de professores de ciências. Como resultado, destacamos a abrangência da temática envolvendo as dimensões ética, moral e valorativa do conhecimento científico e a contribuição dos espaços de reflexões coletivas como potenciais para o desenvolvimento profissional docente. Assim, consideramos que tal abordagem tem muito a contribuir à formação de professores antirracistas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100228
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210030
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959006466048