Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100228 |
Resumo: | Resumo: Embora diversos pesquisadores argumentem pela necessidade de uma Educação CTS, ainda são necessários estudos no campo do ensino de ciências que discutam problemáticas humanitárias nesta perspectiva, tal como o racismo, que proporcionem o desenvolvimento de valores como justiça e igualdade. Para tanto, investigamos as implicações da questão sociocientífica 'Raças Humanas' na formação de professores de ciências. Como resultado, destacamos a abrangência da temática envolvendo as dimensões ética, moral e valorativa do conhecimento científico e a contribuição dos espaços de reflexões coletivas como potenciais para o desenvolvimento profissional docente. Assim, consideramos que tal abordagem tem muito a contribuir à formação de professores antirracistas. |
id |
UNESP-22_6a297f5bee481203fab680bd84ba2cda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132021000100228 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciênciasRacismoEducação CTSEnsino de ciênciasQSCProblemas socioeducacionaisResumo: Embora diversos pesquisadores argumentem pela necessidade de uma Educação CTS, ainda são necessários estudos no campo do ensino de ciências que discutam problemáticas humanitárias nesta perspectiva, tal como o racismo, que proporcionem o desenvolvimento de valores como justiça e igualdade. Para tanto, investigamos as implicações da questão sociocientífica 'Raças Humanas' na formação de professores de ciências. Como resultado, destacamos a abrangência da temática envolvendo as dimensões ética, moral e valorativa do conhecimento científico e a contribuição dos espaços de reflexões coletivas como potenciais para o desenvolvimento profissional docente. Assim, consideramos que tal abordagem tem muito a contribuir à formação de professores antirracistas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100228Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210030info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Thabata Rodrigues deLopes,Nataly Carvalhopor2021-07-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100228Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:18.018774Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências |
title |
Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências |
spellingShingle |
Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências Carvalho,Thabata Rodrigues de Racismo Educação CTS Ensino de ciências QSC Problemas socioeducacionais |
title_short |
Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências |
title_full |
Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências |
title_fullStr |
Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências |
title_full_unstemmed |
Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências |
title_sort |
Raças Humanas como uma Questão Sociocientífica (QSC): implicações na formação de professores de ciências |
author |
Carvalho,Thabata Rodrigues de |
author_facet |
Carvalho,Thabata Rodrigues de Lopes,Nataly Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Lopes,Nataly Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho,Thabata Rodrigues de Lopes,Nataly Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo Educação CTS Ensino de ciências QSC Problemas socioeducacionais |
topic |
Racismo Educação CTS Ensino de ciências QSC Problemas socioeducacionais |
description |
Resumo: Embora diversos pesquisadores argumentem pela necessidade de uma Educação CTS, ainda são necessários estudos no campo do ensino de ciências que discutam problemáticas humanitárias nesta perspectiva, tal como o racismo, que proporcionem o desenvolvimento de valores como justiça e igualdade. Para tanto, investigamos as implicações da questão sociocientífica 'Raças Humanas' na formação de professores de ciências. Como resultado, destacamos a abrangência da temática envolvendo as dimensões ética, moral e valorativa do conhecimento científico e a contribuição dos espaços de reflexões coletivas como potenciais para o desenvolvimento profissional docente. Assim, consideramos que tal abordagem tem muito a contribuir à formação de professores antirracistas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100228 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320210030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170959006466048 |