A carência de professores de ciências e matemática na Educação Básica e a ampliação das vagas no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo,Renato Santos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Vianna,Deise Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400003
Resumo: Este estudo parte das estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira sobre o Ensino Superior, para responder questões de estudo que envolvem: a dimensão da carência de professores no país, o crescimento da oferta de vagas nas licenciaturas presenciais, e a distância e as estimativas sobre o volume total de vagas necessárias para que o país possa formar licenciados em número suficiente para atender a Educação Básica. Metodologicamente, este trabalho se apresenta como um estudo documental alicerçado na análise sistematizada de documentos, estatísticas e artigos da literatura. Os dados estatísticos sobre vagas, candidatos, ingressos, matrículas e concluintes são então apresentados e discutidos quantitativamente, buscando-se elementos que fundamentem as considerações feitas para o fortalecimento das políticas públicas na área. As conclusões apontam que medidas complementares à ampliação de vagas nos cursos de licenciatura são necessárias para a solução da carência de professores no Brasil.
id UNESP-22_727e124b958188627b8fad6d3a9d9318
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132011000400003
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A carência de professores de ciências e matemática na Educação Básica e a ampliação das vagas no Ensino SuperiorFormação de professoresensino superiorpolíticas educacionaiscarência de professoresensino de ciências e matemáticasEste estudo parte das estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira sobre o Ensino Superior, para responder questões de estudo que envolvem: a dimensão da carência de professores no país, o crescimento da oferta de vagas nas licenciaturas presenciais, e a distância e as estimativas sobre o volume total de vagas necessárias para que o país possa formar licenciados em número suficiente para atender a Educação Básica. Metodologicamente, este trabalho se apresenta como um estudo documental alicerçado na análise sistematizada de documentos, estatísticas e artigos da literatura. Os dados estatísticos sobre vagas, candidatos, ingressos, matrículas e concluintes são então apresentados e discutidos quantitativamente, buscando-se elementos que fundamentem as considerações feitas para o fortalecimento das políticas públicas na área. As conclusões apontam que medidas complementares à ampliação de vagas nos cursos de licenciatura são necessárias para a solução da carência de professores no Brasil.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400003Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.4 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000400003info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo,Renato SantosVianna,Deise Mirandapor2012-01-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000400003Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:42.179794Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A carência de professores de ciências e matemática na Educação Básica e a ampliação das vagas no Ensino Superior
title A carência de professores de ciências e matemática na Educação Básica e a ampliação das vagas no Ensino Superior
spellingShingle A carência de professores de ciências e matemática na Educação Básica e a ampliação das vagas no Ensino Superior
Araujo,Renato Santos
Formação de professores
ensino superior
políticas educacionais
carência de professores
ensino de ciências e matemáticas
title_short A carência de professores de ciências e matemática na Educação Básica e a ampliação das vagas no Ensino Superior
title_full A carência de professores de ciências e matemática na Educação Básica e a ampliação das vagas no Ensino Superior
title_fullStr A carência de professores de ciências e matemática na Educação Básica e a ampliação das vagas no Ensino Superior
title_full_unstemmed A carência de professores de ciências e matemática na Educação Básica e a ampliação das vagas no Ensino Superior
title_sort A carência de professores de ciências e matemática na Educação Básica e a ampliação das vagas no Ensino Superior
author Araujo,Renato Santos
author_facet Araujo,Renato Santos
Vianna,Deise Miranda
author_role author
author2 Vianna,Deise Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo,Renato Santos
Vianna,Deise Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
ensino superior
políticas educacionais
carência de professores
ensino de ciências e matemáticas
topic Formação de professores
ensino superior
políticas educacionais
carência de professores
ensino de ciências e matemáticas
description Este estudo parte das estatísticas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira sobre o Ensino Superior, para responder questões de estudo que envolvem: a dimensão da carência de professores no país, o crescimento da oferta de vagas nas licenciaturas presenciais, e a distância e as estimativas sobre o volume total de vagas necessárias para que o país possa formar licenciados em número suficiente para atender a Educação Básica. Metodologicamente, este trabalho se apresenta como um estudo documental alicerçado na análise sistematizada de documentos, estatísticas e artigos da literatura. Os dados estatísticos sobre vagas, candidatos, ingressos, matrículas e concluintes são então apresentados e discutidos quantitativamente, buscando-se elementos que fundamentem as considerações feitas para o fortalecimento das políticas públicas na área. As conclusões apontam que medidas complementares à ampliação de vagas nos cursos de licenciatura são necessárias para a solução da carência de professores no Brasil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000400003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132011000400003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.4 2011
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956274925568