Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretiza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barcelos,Nora Ney Santos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Jacobucci,Giuliano Buzá, Jacobucci,Daniela Franco Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100013
Resumo: Este trabalho traz apontamentos sobre as Feiras de Ciências no contexto histórico do ensino de ciências no Brasil e do ensino por projetos. Na intenção de investigar uma Feira de Ciências realizada em uma escola estadual de Uberlândia, MG, com base no ensino por projetos e a partir de uma parceria escola-universidade, desenvolvemos esta pesquisa com objetivo de analisar a construção coletiva de uma proposta diferenciada de Feira de Ciências, sua respectiva avaliação e a implicação na formação de professores. O tema integrador definido pelos professores foi ''Vida em sociedade'', com dez temas relacionados. A avaliação da Feira foi desenvolvida por alunos, professores, pesquisadora e estagiários universitários, com discussão sobre os pontos evidenciados pelos envolvidos. De forma geral, o projeto foi compreendido positivamente pelos alunos e professores, mas a forma como os professores percebem o ensino por projetos e a Feira de Ciências determina o envolvimento dos mesmos na elaboração do evento.
id UNESP-22_7bb23fd14cd2c71380aeff652b150a0e
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000100013
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretizaFeira de CiênciasEnsino por projetosTrabalho coletivoEste trabalho traz apontamentos sobre as Feiras de Ciências no contexto histórico do ensino de ciências no Brasil e do ensino por projetos. Na intenção de investigar uma Feira de Ciências realizada em uma escola estadual de Uberlândia, MG, com base no ensino por projetos e a partir de uma parceria escola-universidade, desenvolvemos esta pesquisa com objetivo de analisar a construção coletiva de uma proposta diferenciada de Feira de Ciências, sua respectiva avaliação e a implicação na formação de professores. O tema integrador definido pelos professores foi ''Vida em sociedade'', com dez temas relacionados. A avaliação da Feira foi desenvolvida por alunos, professores, pesquisadora e estagiários universitários, com discussão sobre os pontos evidenciados pelos envolvidos. De forma geral, o projeto foi compreendido positivamente pelos alunos e professores, mas a forma como os professores percebem o ensino por projetos e a Feira de Ciências determina o envolvimento dos mesmos na elaboração do evento.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100013Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.1 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000100013info:eu-repo/semantics/openAccessBarcelos,Nora Ney SantosJacobucci,Giuliano BuzáJacobucci,Daniela Franco Carvalhopor2010-05-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000100013Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:37.228003Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretiza
title Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretiza
spellingShingle Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretiza
Barcelos,Nora Ney Santos
Feira de Ciências
Ensino por projetos
Trabalho coletivo
title_short Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretiza
title_full Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretiza
title_fullStr Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretiza
title_full_unstemmed Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretiza
title_sort Quando o cotidiano pede espaço na escola, o projeto da feira de ciências ''Vida em Sociedade'' se concretiza
author Barcelos,Nora Ney Santos
author_facet Barcelos,Nora Ney Santos
Jacobucci,Giuliano Buzá
Jacobucci,Daniela Franco Carvalho
author_role author
author2 Jacobucci,Giuliano Buzá
Jacobucci,Daniela Franco Carvalho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barcelos,Nora Ney Santos
Jacobucci,Giuliano Buzá
Jacobucci,Daniela Franco Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Feira de Ciências
Ensino por projetos
Trabalho coletivo
topic Feira de Ciências
Ensino por projetos
Trabalho coletivo
description Este trabalho traz apontamentos sobre as Feiras de Ciências no contexto histórico do ensino de ciências no Brasil e do ensino por projetos. Na intenção de investigar uma Feira de Ciências realizada em uma escola estadual de Uberlândia, MG, com base no ensino por projetos e a partir de uma parceria escola-universidade, desenvolvemos esta pesquisa com objetivo de analisar a construção coletiva de uma proposta diferenciada de Feira de Ciências, sua respectiva avaliação e a implicação na formação de professores. O tema integrador definido pelos professores foi ''Vida em sociedade'', com dez temas relacionados. A avaliação da Feira foi desenvolvida por alunos, professores, pesquisadora e estagiários universitários, com discussão sobre os pontos evidenciados pelos envolvidos. De forma geral, o projeto foi compreendido positivamente pelos alunos e professores, mas a forma como os professores percebem o ensino por projetos e a Feira de Ciências determina o envolvimento dos mesmos na elaboração do evento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000100013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000100013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.1 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956111347712