A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200009 |
Resumo: | Reconhecendo que as publicações acadêmicas sobre educação e educação ambiental raramente chegam às escolas, o Grupo de Pesquisa em educação ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, desenvolveu um estudo coletivo a fim de identificar quais fontes de informação os(as) professores(as) da Educação Básica utilizam em seu processo de formação sobre educação ambiental. Nosso objetivo geral foi, de posse dessas informações, estabelecer diretrizes para que as publicações de nossas pesquisas cheguem - e de maneira mais significativa - às escolas, contribuindo, assim, para a inserção da educação ambiental nesse espaço. Trata-se de um estudo qualitativo na modalidade pesquisa de campo, cujos dados para análise foram coletados por observações nas escolas e entrevistas com cerca de trezentos professores em 14 municípios da região central do Estado de São Paulo. Apresentamos, neste artigo, nossas conclusões acerca, especificamente, das fontes de informação utilizadas pelos professores entrevistados. |
id |
UNESP-22_870bc4f1278f6f0044bbbd1743b293df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132013000200009 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?Educação ambientalFontes de informaçãoEducação BásicaPolíticas públicasReconhecendo que as publicações acadêmicas sobre educação e educação ambiental raramente chegam às escolas, o Grupo de Pesquisa em educação ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, desenvolveu um estudo coletivo a fim de identificar quais fontes de informação os(as) professores(as) da Educação Básica utilizam em seu processo de formação sobre educação ambiental. Nosso objetivo geral foi, de posse dessas informações, estabelecer diretrizes para que as publicações de nossas pesquisas cheguem - e de maneira mais significativa - às escolas, contribuindo, assim, para a inserção da educação ambiental nesse espaço. Trata-se de um estudo qualitativo na modalidade pesquisa de campo, cujos dados para análise foram coletados por observações nas escolas e entrevistas com cerca de trezentos professores em 14 municípios da região central do Estado de São Paulo. Apresentamos, neste artigo, nossas conclusões acerca, especificamente, das fontes de informação utilizadas pelos professores entrevistados.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200009Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.2 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000200009info:eu-repo/semantics/openAccessTozoni-Reis,Marília Freitas de CamposTalamoni,Jandira Liria BiscalquiniRuiz,Sonia SilveiraNeves,Juliana PereiraTeixeira,Lucas AndréCassini,Luciana FalconFestozo,Marina BattistettiJanke,NadjaMaia,Jorge Sobral da SilvaSantos,Helena Maria da SilvaCruz,Lilian GiacominiMunhoz,Regina Helenapor2013-07-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000200009Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:48.011932Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação? |
title |
A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação? |
spellingShingle |
A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação? Tozoni-Reis,Marília Freitas de Campos Educação ambiental Fontes de informação Educação Básica Políticas públicas |
title_short |
A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação? |
title_full |
A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação? |
title_fullStr |
A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação? |
title_full_unstemmed |
A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação? |
title_sort |
A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação? |
author |
Tozoni-Reis,Marília Freitas de Campos |
author_facet |
Tozoni-Reis,Marília Freitas de Campos Talamoni,Jandira Liria Biscalquini Ruiz,Sonia Silveira Neves,Juliana Pereira Teixeira,Lucas André Cassini,Luciana Falcon Festozo,Marina Battistetti Janke,Nadja Maia,Jorge Sobral da Silva Santos,Helena Maria da Silva Cruz,Lilian Giacomini Munhoz,Regina Helena |
author_role |
author |
author2 |
Talamoni,Jandira Liria Biscalquini Ruiz,Sonia Silveira Neves,Juliana Pereira Teixeira,Lucas André Cassini,Luciana Falcon Festozo,Marina Battistetti Janke,Nadja Maia,Jorge Sobral da Silva Santos,Helena Maria da Silva Cruz,Lilian Giacomini Munhoz,Regina Helena |
author2_role |
author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tozoni-Reis,Marília Freitas de Campos Talamoni,Jandira Liria Biscalquini Ruiz,Sonia Silveira Neves,Juliana Pereira Teixeira,Lucas André Cassini,Luciana Falcon Festozo,Marina Battistetti Janke,Nadja Maia,Jorge Sobral da Silva Santos,Helena Maria da Silva Cruz,Lilian Giacomini Munhoz,Regina Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Fontes de informação Educação Básica Políticas públicas |
topic |
Educação ambiental Fontes de informação Educação Básica Políticas públicas |
description |
Reconhecendo que as publicações acadêmicas sobre educação e educação ambiental raramente chegam às escolas, o Grupo de Pesquisa em educação ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, desenvolveu um estudo coletivo a fim de identificar quais fontes de informação os(as) professores(as) da Educação Básica utilizam em seu processo de formação sobre educação ambiental. Nosso objetivo geral foi, de posse dessas informações, estabelecer diretrizes para que as publicações de nossas pesquisas cheguem - e de maneira mais significativa - às escolas, contribuindo, assim, para a inserção da educação ambiental nesse espaço. Trata-se de um estudo qualitativo na modalidade pesquisa de campo, cujos dados para análise foram coletados por observações nas escolas e entrevistas com cerca de trezentos professores em 14 municípios da região central do Estado de São Paulo. Apresentamos, neste artigo, nossas conclusões acerca, especificamente, das fontes de informação utilizadas pelos professores entrevistados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132013000200009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.2 2013 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956733153280 |