A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?

Bibliographic Details
Main Author: Tozoni-Reis,Marília Freitas de Campos
Publication Date: 2013
Other Authors: Talamoni,Jandira Liria Biscalquini, Ruiz,Sonia Silveira, Neves,Juliana Pereira, Teixeira,Lucas André, Cassini,Luciana Falcon, Festozo,Marina Battistetti, Janke,Nadja, Maia,Jorge Sobral da Silva, Santos,Helena Maria da Silva, Cruz,Lilian Giacomini, Munhoz,Regina Helena
Format: Article
Language: por
Source: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200009
Summary: Reconhecendo que as publicações acadêmicas sobre educação e educação ambiental raramente chegam às escolas, o Grupo de Pesquisa em educação ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, desenvolveu um estudo coletivo a fim de identificar quais fontes de informação os(as) professores(as) da Educação Básica utilizam em seu processo de formação sobre educação ambiental. Nosso objetivo geral foi, de posse dessas informações, estabelecer diretrizes para que as publicações de nossas pesquisas cheguem - e de maneira mais significativa - às escolas, contribuindo, assim, para a inserção da educação ambiental nesse espaço. Trata-se de um estudo qualitativo na modalidade pesquisa de campo, cujos dados para análise foram coletados por observações nas escolas e entrevistas com cerca de trezentos professores em 14 municípios da região central do Estado de São Paulo. Apresentamos, neste artigo, nossas conclusões acerca, especificamente, das fontes de informação utilizadas pelos professores entrevistados.
id UNESP-22_870bc4f1278f6f0044bbbd1743b293df
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132013000200009
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?Educação ambientalFontes de informaçãoEducação BásicaPolíticas públicasReconhecendo que as publicações acadêmicas sobre educação e educação ambiental raramente chegam às escolas, o Grupo de Pesquisa em educação ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, desenvolveu um estudo coletivo a fim de identificar quais fontes de informação os(as) professores(as) da Educação Básica utilizam em seu processo de formação sobre educação ambiental. Nosso objetivo geral foi, de posse dessas informações, estabelecer diretrizes para que as publicações de nossas pesquisas cheguem - e de maneira mais significativa - às escolas, contribuindo, assim, para a inserção da educação ambiental nesse espaço. Trata-se de um estudo qualitativo na modalidade pesquisa de campo, cujos dados para análise foram coletados por observações nas escolas e entrevistas com cerca de trezentos professores em 14 municípios da região central do Estado de São Paulo. Apresentamos, neste artigo, nossas conclusões acerca, especificamente, das fontes de informação utilizadas pelos professores entrevistados.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200009Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.2 2013reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132013000200009info:eu-repo/semantics/openAccessTozoni-Reis,Marília Freitas de CamposTalamoni,Jandira Liria BiscalquiniRuiz,Sonia SilveiraNeves,Juliana PereiraTeixeira,Lucas AndréCassini,Luciana FalconFestozo,Marina BattistettiJanke,NadjaMaia,Jorge Sobral da SilvaSantos,Helena Maria da SilvaCruz,Lilian GiacominiMunhoz,Regina Helenapor2013-07-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132013000200009Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:48.011932Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?
title A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?
spellingShingle A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?
Tozoni-Reis,Marília Freitas de Campos
Educação ambiental
Fontes de informação
Educação Básica
Políticas públicas
title_short A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?
title_full A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?
title_fullStr A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?
title_full_unstemmed A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?
title_sort A inserção da educação ambiental na Educação Básica: que fontes de informação os professores utilizam para sua formação?
author Tozoni-Reis,Marília Freitas de Campos
author_facet Tozoni-Reis,Marília Freitas de Campos
Talamoni,Jandira Liria Biscalquini
Ruiz,Sonia Silveira
Neves,Juliana Pereira
Teixeira,Lucas André
Cassini,Luciana Falcon
Festozo,Marina Battistetti
Janke,Nadja
Maia,Jorge Sobral da Silva
Santos,Helena Maria da Silva
Cruz,Lilian Giacomini
Munhoz,Regina Helena
author_role author
author2 Talamoni,Jandira Liria Biscalquini
Ruiz,Sonia Silveira
Neves,Juliana Pereira
Teixeira,Lucas André
Cassini,Luciana Falcon
Festozo,Marina Battistetti
Janke,Nadja
Maia,Jorge Sobral da Silva
Santos,Helena Maria da Silva
Cruz,Lilian Giacomini
Munhoz,Regina Helena
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tozoni-Reis,Marília Freitas de Campos
Talamoni,Jandira Liria Biscalquini
Ruiz,Sonia Silveira
Neves,Juliana Pereira
Teixeira,Lucas André
Cassini,Luciana Falcon
Festozo,Marina Battistetti
Janke,Nadja
Maia,Jorge Sobral da Silva
Santos,Helena Maria da Silva
Cruz,Lilian Giacomini
Munhoz,Regina Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Fontes de informação
Educação Básica
Políticas públicas
topic Educação ambiental
Fontes de informação
Educação Básica
Políticas públicas
description Reconhecendo que as publicações acadêmicas sobre educação e educação ambiental raramente chegam às escolas, o Grupo de Pesquisa em educação ambiental da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru, desenvolveu um estudo coletivo a fim de identificar quais fontes de informação os(as) professores(as) da Educação Básica utilizam em seu processo de formação sobre educação ambiental. Nosso objetivo geral foi, de posse dessas informações, estabelecer diretrizes para que as publicações de nossas pesquisas cheguem - e de maneira mais significativa - às escolas, contribuindo, assim, para a inserção da educação ambiental nesse espaço. Trata-se de um estudo qualitativo na modalidade pesquisa de campo, cujos dados para análise foram coletados por observações nas escolas e entrevistas com cerca de trezentos professores em 14 municípios da região central do Estado de São Paulo. Apresentamos, neste artigo, nossas conclusões acerca, especificamente, das fontes de informação utilizadas pelos professores entrevistados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132013000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132013000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.19 n.2 2013
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956733153280