Disciplina escolar Ciências: inovações curriculares nos anos de 1950-1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valla,Daniela Fabrini
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Roquette,Diego Amoroso Gonzalez, Gomes,Maria Margarida, Ferreira,Marcia Serra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200377
Resumo: O trabalho analisa aspectos produtores de significados curriculares para a disciplina escolar Ciências durante as décadas de 1950/70: as políticas internacionais e nacionais que influenciaram a educação brasileira; as mudanças curriculares que marcaram a disciplina no âmbito de um 'movimento renovador'; as ações curriculares expressas em livros didáticos. Com base em estudos sócio-históricos no campo do Currículo e, particularmente, sobre as disciplinas escolares, compreendemos as 'inovações' como construções que resultam de tensões entre o tradicional e o 'novo'. Nessa perspectiva, defendemos que a introdução de conhecimentos ecológicos, nos anos de 1970, na disciplina escolar Ciências, pode ser considerada uma 'inovação' curricular que dialoga com 'tradições' já existentes. Tomando os livros didáticos como materiais curriculares que participam das 'invenções de tradição', percebemos as coleções de Paulo Maurício Silva e Sebastião Rodrigues Fontinha Filho, publicadas no período, trazendo esses conhecimentos ecológicos em meio às influências sofridas pelos padrões e retóricas hegemônicos.
id UNESP-22_87daa14eaad004a2a6d625a494b4bbbf
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132014000200377
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Disciplina escolar Ciências: inovações curriculares nos anos de 1950-1970Ensino de CiênciasCurrículoHistória das DisciplinasEcologiaO trabalho analisa aspectos produtores de significados curriculares para a disciplina escolar Ciências durante as décadas de 1950/70: as políticas internacionais e nacionais que influenciaram a educação brasileira; as mudanças curriculares que marcaram a disciplina no âmbito de um 'movimento renovador'; as ações curriculares expressas em livros didáticos. Com base em estudos sócio-históricos no campo do Currículo e, particularmente, sobre as disciplinas escolares, compreendemos as 'inovações' como construções que resultam de tensões entre o tradicional e o 'novo'. Nessa perspectiva, defendemos que a introdução de conhecimentos ecológicos, nos anos de 1970, na disciplina escolar Ciências, pode ser considerada uma 'inovação' curricular que dialoga com 'tradições' já existentes. Tomando os livros didáticos como materiais curriculares que participam das 'invenções de tradição', percebemos as coleções de Paulo Maurício Silva e Sebastião Rodrigues Fontinha Filho, publicadas no período, trazendo esses conhecimentos ecológicos em meio às influências sofridas pelos padrões e retóricas hegemônicos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200377Ciência & Educação (Bauru) v.20 n.2 2014reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-73132014000200008info:eu-repo/semantics/openAccessValla,Daniela FabriniRoquette,Diego Amoroso GonzalezGomes,Maria MargaridaFerreira,Marcia Serrapor2014-07-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132014000200377Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:51.565151Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Disciplina escolar Ciências: inovações curriculares nos anos de 1950-1970
title Disciplina escolar Ciências: inovações curriculares nos anos de 1950-1970
spellingShingle Disciplina escolar Ciências: inovações curriculares nos anos de 1950-1970
Valla,Daniela Fabrini
Ensino de Ciências
Currículo
História das Disciplinas
Ecologia
title_short Disciplina escolar Ciências: inovações curriculares nos anos de 1950-1970
title_full Disciplina escolar Ciências: inovações curriculares nos anos de 1950-1970
title_fullStr Disciplina escolar Ciências: inovações curriculares nos anos de 1950-1970
title_full_unstemmed Disciplina escolar Ciências: inovações curriculares nos anos de 1950-1970
title_sort Disciplina escolar Ciências: inovações curriculares nos anos de 1950-1970
author Valla,Daniela Fabrini
author_facet Valla,Daniela Fabrini
Roquette,Diego Amoroso Gonzalez
Gomes,Maria Margarida
Ferreira,Marcia Serra
author_role author
author2 Roquette,Diego Amoroso Gonzalez
Gomes,Maria Margarida
Ferreira,Marcia Serra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valla,Daniela Fabrini
Roquette,Diego Amoroso Gonzalez
Gomes,Maria Margarida
Ferreira,Marcia Serra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Currículo
História das Disciplinas
Ecologia
topic Ensino de Ciências
Currículo
História das Disciplinas
Ecologia
description O trabalho analisa aspectos produtores de significados curriculares para a disciplina escolar Ciências durante as décadas de 1950/70: as políticas internacionais e nacionais que influenciaram a educação brasileira; as mudanças curriculares que marcaram a disciplina no âmbito de um 'movimento renovador'; as ações curriculares expressas em livros didáticos. Com base em estudos sócio-históricos no campo do Currículo e, particularmente, sobre as disciplinas escolares, compreendemos as 'inovações' como construções que resultam de tensões entre o tradicional e o 'novo'. Nessa perspectiva, defendemos que a introdução de conhecimentos ecológicos, nos anos de 1970, na disciplina escolar Ciências, pode ser considerada uma 'inovação' curricular que dialoga com 'tradições' já existentes. Tomando os livros didáticos como materiais curriculares que participam das 'invenções de tradição', percebemos as coleções de Paulo Maurício Silva e Sebastião Rodrigues Fontinha Filho, publicadas no período, trazendo esses conhecimentos ecológicos em meio às influências sofridas pelos padrões e retóricas hegemônicos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200377
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-73132014000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.20 n.2 2014
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957163069440