Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Diones Charles Costa de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Verdeaux,Maria de Fátima da Silva, Cardoso,Walmir Thomazi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000401035
Resumo: Resumo: Neste artigo são apresentados os resultados obtidos durante a aplicação de uma experiência didática que inseriu tópicos de Astronomia Indígena Brasileira (AIB) nas aulas de Física do Ensino Médio (EM). O trabalho de pesquisa teve como suporte teórico os conceitos da Etnoastronomia e referências inspiradas na pedagogia dialógica de Paulo Freire com intuito de estudar o Céu noturno com o olhar voltado para diferentes Culturas indígenas. A proposta apresentada foi desenvolvida em uma escola da rede particular de ensino de Taguatinga, Distrito Federal, Brasil, sendo realizada por meio de aulas expositivas e práticas direcionadas aos estudantes do 1º ano do EM. Considerando a falta de materiais publicados e disponíveis sobre o tema, produziu-se um material didático instrucional com a finalidade de contribuir com a prática docente. O texto disponível nesse recurso serviu de apoio reflexivo e as sugestões de atividades, como práticas educacionais, permitiram a efetividade da proposta.
id UNESP-22_8c518317f7d63564238b19664557d4fe
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132017000401035
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino MédioEnsino de AstronomiaEtnoastronomiaAstronomia indígena brasileiraResumo: Neste artigo são apresentados os resultados obtidos durante a aplicação de uma experiência didática que inseriu tópicos de Astronomia Indígena Brasileira (AIB) nas aulas de Física do Ensino Médio (EM). O trabalho de pesquisa teve como suporte teórico os conceitos da Etnoastronomia e referências inspiradas na pedagogia dialógica de Paulo Freire com intuito de estudar o Céu noturno com o olhar voltado para diferentes Culturas indígenas. A proposta apresentada foi desenvolvida em uma escola da rede particular de ensino de Taguatinga, Distrito Federal, Brasil, sendo realizada por meio de aulas expositivas e práticas direcionadas aos estudantes do 1º ano do EM. Considerando a falta de materiais publicados e disponíveis sobre o tema, produziu-se um material didático instrucional com a finalidade de contribuir com a prática docente. O texto disponível nesse recurso serviu de apoio reflexivo e as sugestões de atividades, como práticas educacionais, permitiram a efetividade da proposta.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000401035Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.4 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170040011info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Diones Charles Costa deVerdeaux,Maria de Fátima da SilvaCardoso,Walmir Thomazipor2017-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000401035Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:04.375555Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio
title Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio
spellingShingle Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio
Araújo,Diones Charles Costa de
Ensino de Astronomia
Etnoastronomia
Astronomia indígena brasileira
title_short Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio
title_full Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio
title_fullStr Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio
title_full_unstemmed Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio
title_sort Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio
author Araújo,Diones Charles Costa de
author_facet Araújo,Diones Charles Costa de
Verdeaux,Maria de Fátima da Silva
Cardoso,Walmir Thomazi
author_role author
author2 Verdeaux,Maria de Fátima da Silva
Cardoso,Walmir Thomazi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Diones Charles Costa de
Verdeaux,Maria de Fátima da Silva
Cardoso,Walmir Thomazi
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Astronomia
Etnoastronomia
Astronomia indígena brasileira
topic Ensino de Astronomia
Etnoastronomia
Astronomia indígena brasileira
description Resumo: Neste artigo são apresentados os resultados obtidos durante a aplicação de uma experiência didática que inseriu tópicos de Astronomia Indígena Brasileira (AIB) nas aulas de Física do Ensino Médio (EM). O trabalho de pesquisa teve como suporte teórico os conceitos da Etnoastronomia e referências inspiradas na pedagogia dialógica de Paulo Freire com intuito de estudar o Céu noturno com o olhar voltado para diferentes Culturas indígenas. A proposta apresentada foi desenvolvida em uma escola da rede particular de ensino de Taguatinga, Distrito Federal, Brasil, sendo realizada por meio de aulas expositivas e práticas direcionadas aos estudantes do 1º ano do EM. Considerando a falta de materiais publicados e disponíveis sobre o tema, produziu-se um material didático instrucional com a finalidade de contribuir com a prática docente. O texto disponível nesse recurso serviu de apoio reflexivo e as sugestões de atividades, como práticas educacionais, permitiram a efetividade da proposta.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000401035
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000401035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320170040011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.4 2017
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957974667264