Reflexões sobre o ensino de metodologia do trabalho científico na licenciatura em Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes,Shirley de Lima Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100250
Resumo: Resumo: O artigo aborda o papel da formação científica inicial de professores por meio de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina Metodologia do Trabalho Científico em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Apresenta e analisa reflexões em torno da construção dos fundamentos do trabalho científico, do reconhecimento das práticas que configuram plágio acadêmico e construção da autoria. Conclui pela importância da disciplina na formação de professores para a outorga de condições mais favoráveis aos estudantes, para que procedam à travessia entre os saberes espontâneos e populares em direção aos conhecimentos escolares e científicos sem estabelecerem juízos de valor ou a hierarquização entre eles, bem como para a assimilação da atividade da pesquisa científica enquanto inerente à regência na educação básica.
id UNESP-22_9978d706338d514f714722b7485a7b17
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100250
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o ensino de metodologia do trabalho científico na licenciatura em Ciências BiológicasMetodologia do trabalho científicoFormação de professoresPesquisa científicaEnsino de ciênciasResumo: O artigo aborda o papel da formação científica inicial de professores por meio de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina Metodologia do Trabalho Científico em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Apresenta e analisa reflexões em torno da construção dos fundamentos do trabalho científico, do reconhecimento das práticas que configuram plágio acadêmico e construção da autoria. Conclui pela importância da disciplina na formação de professores para a outorga de condições mais favoráveis aos estudantes, para que procedam à travessia entre os saberes espontâneos e populares em direção aos conhecimentos escolares e científicos sem estabelecerem juízos de valor ou a hierarquização entre eles, bem como para a assimilação da atividade da pesquisa científica enquanto inerente à regência na educação básica.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100250Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210052info:eu-repo/semantics/openAccessArantes,Shirley de Lima Ferreirapor2021-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100250Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:19.319151Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino de metodologia do trabalho científico na licenciatura em Ciências Biológicas
title Reflexões sobre o ensino de metodologia do trabalho científico na licenciatura em Ciências Biológicas
spellingShingle Reflexões sobre o ensino de metodologia do trabalho científico na licenciatura em Ciências Biológicas
Arantes,Shirley de Lima Ferreira
Metodologia do trabalho científico
Formação de professores
Pesquisa científica
Ensino de ciências
title_short Reflexões sobre o ensino de metodologia do trabalho científico na licenciatura em Ciências Biológicas
title_full Reflexões sobre o ensino de metodologia do trabalho científico na licenciatura em Ciências Biológicas
title_fullStr Reflexões sobre o ensino de metodologia do trabalho científico na licenciatura em Ciências Biológicas
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino de metodologia do trabalho científico na licenciatura em Ciências Biológicas
title_sort Reflexões sobre o ensino de metodologia do trabalho científico na licenciatura em Ciências Biológicas
author Arantes,Shirley de Lima Ferreira
author_facet Arantes,Shirley de Lima Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes,Shirley de Lima Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia do trabalho científico
Formação de professores
Pesquisa científica
Ensino de ciências
topic Metodologia do trabalho científico
Formação de professores
Pesquisa científica
Ensino de ciências
description Resumo: O artigo aborda o papel da formação científica inicial de professores por meio de atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina Metodologia do Trabalho Científico em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. Apresenta e analisa reflexões em torno da construção dos fundamentos do trabalho científico, do reconhecimento das práticas que configuram plágio acadêmico e construção da autoria. Conclui pela importância da disciplina na formação de professores para a outorga de condições mais favoráveis aos estudantes, para que procedam à travessia entre os saberes espontâneos e populares em direção aos conhecimentos escolares e científicos sem estabelecerem juízos de valor ou a hierarquização entre eles, bem como para a assimilação da atividade da pesquisa científica enquanto inerente à regência na educação básica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100250
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210052
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959042117632