Mediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paganini,Paula
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Justi,Rosária, Mozzer,Nilmara Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000400016
Resumo: Neste trabalho, analisamos como diferentes mediadores podem favorecer a construção de conhecimento pelos estudantes, por meio do processo de coconstrução, durante a realização de atividades de modelagem. Mediadores são entendidos aqui como qualquer entidade que possa auxiliar na construção do conhecimento, fomentando ou facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram coletados durante a aplicação de atividades de modelagem para o ensino de solubilidade a alunos de 15-16 anos. Para a análise, destacamos os mediadores mais relevantes (ações do professor e dos alunos, modelos, argumentos e gestos) em termos de influência na construção do conhecimento dos estudantes nesse contexto. A análise do papel de cada um deles pode dar suporte às relevantes discussões em contextos de formação de professores.
id UNESP-22_a9fe32bd0a4b2aef4a9df522784511c7
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132014000400016
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Mediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagemConstruction of knowledgeMediatorTeaching-learningChemistry teachingNeste trabalho, analisamos como diferentes mediadores podem favorecer a construção de conhecimento pelos estudantes, por meio do processo de coconstrução, durante a realização de atividades de modelagem. Mediadores são entendidos aqui como qualquer entidade que possa auxiliar na construção do conhecimento, fomentando ou facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram coletados durante a aplicação de atividades de modelagem para o ensino de solubilidade a alunos de 15-16 anos. Para a análise, destacamos os mediadores mais relevantes (ações do professor e dos alunos, modelos, argumentos e gestos) em termos de influência na construção do conhecimento dos estudantes nesse contexto. A análise do papel de cada um deles pode dar suporte às relevantes discussões em contextos de formação de professores.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000400016Ciência & Educação (Bauru) v.20 n.4 2014reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-73132014000400016info:eu-repo/semantics/openAccessPaganini,PaulaJusti,RosáriaMozzer,Nilmara Bragapor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132014000400016Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:53.856068Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Mediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagem
title Mediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagem
spellingShingle Mediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagem
Paganini,Paula
Construction of knowledge
Mediator
Teaching-learning
Chemistry teaching
title_short Mediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagem
title_full Mediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagem
title_fullStr Mediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagem
title_full_unstemmed Mediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagem
title_sort Mediadores na coconstrução do conhecimento de ciências em atividades de modelagem
author Paganini,Paula
author_facet Paganini,Paula
Justi,Rosária
Mozzer,Nilmara Braga
author_role author
author2 Justi,Rosária
Mozzer,Nilmara Braga
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paganini,Paula
Justi,Rosária
Mozzer,Nilmara Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Construction of knowledge
Mediator
Teaching-learning
Chemistry teaching
topic Construction of knowledge
Mediator
Teaching-learning
Chemistry teaching
description Neste trabalho, analisamos como diferentes mediadores podem favorecer a construção de conhecimento pelos estudantes, por meio do processo de coconstrução, durante a realização de atividades de modelagem. Mediadores são entendidos aqui como qualquer entidade que possa auxiliar na construção do conhecimento, fomentando ou facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram coletados durante a aplicação de atividades de modelagem para o ensino de solubilidade a alunos de 15-16 anos. Para a análise, destacamos os mediadores mais relevantes (ações do professor e dos alunos, modelos, argumentos e gestos) em termos de influência na construção do conhecimento dos estudantes nesse contexto. A análise do papel de cada um deles pode dar suporte às relevantes discussões em contextos de formação de professores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000400016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000400016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-73132014000400016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.20 n.4 2014
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957218643968